Cartilha
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Cartilha por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRevisitando as Memórias da Implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) Profissional: dos Desafios às Potencialidades(0022-09-23) Alves, Claudete Aparecida; Doutora Marie Luce TavaresO Ensino Médio no Brasil vem sendo discutido desde o período imperial, incluindo o âmbito da Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral e Integrada. Nos últimos anos, iniciou-se o movimento da Reforma do Ensino Médio, a qual, apesar de muitas controvérsias, encontra-se aprovada dentro das Políticas Públicas Nacionais. Esta pesquisa buscou analisar as estratégias e desafios da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) profissional de uma Escola Estadual localizada no interior de Minas Gerais; compreender a trajetória da implantação na contribuição para ingresso neste novo modelo; e analisar a formação docente para a implantação do novo Currículo Referência do Ensino Médio. Para o desenvolvimento do estudo, foi necessário um aprofundamento em referenciais teóricos, que permearam os conceitos de Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral, Ensino Médio, História do Ensino Médio no Brasil, Reforma do Ensino Médio, concepções de currículo e organização da arquitetura curricular. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, pesquisa bibliográfica e de campo, por meio dos instrumentos: caderno de observações, questionários (Google Forms) e entrevistas semiestruturadas. Mediante os dados analisados, foi constatado que a comunidade escolar e seus sujeitos vivenciaram vários desafios desde a necessidade de transporte escolar para os estudantes, a organização do quadro de horários, a nova arquitetura curricular, com a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, a adequação das funções do corpo docente aos horários distintos das diferentes redes de ensino, a realização deficitária de formações dos profissionais, principalmente para desenvolvimento das atividades integradoras e os componentes da Formação do Curso Técnico em Informática (5º itinerário), o processo de comunicação, interesse, matrícula e permanência dos estudantes no novo modelo de ensino, até o desafio das atividades terem sido iniciadas no período da pandemia da COVID-19.
- ItemOrientação profissional: aprendendo a ser e a escolher.(2021-08-26) Batista, Edneia Aparecida; Batista, Edneia Aparecida; Doutor Adilson Ribeiro de Oliveira; Instituto Federal de Minas GeraisA oficina de Orientação Profissional proposta foi desenvolvida a partir dos pressupostos teóricos da formação humana integral e da abordagem sócio-histórica da Orientação Profissional. Utilizamos também construtos teóricos da Teoria das Representações Sociais como forma de entendimento das representações sociais dos estudantes com relação à escolha das profissões, entendendo ser esta uma articulação possível à medida que a compreensão dessas representações nos auxiliou na proposta de atividades que fossem mais coerentes com as demandas, anseios, possibilidades e limitações dos jovens do ensino médio. O objetivo da proposta de oficina é oferecer material que subsidie o trabalho de profissionais da educação no que se refere à escolha da profissão pelos estudantes, com o fim de propiciar-lhes reflexão, posicionamento crítico, maturidade e autonomia neste processo.
- ItemCotas, fatos e fakes: entendendo o sistema de cotas do IFMG(2023-09-29) Alex Rodrigues Borges; Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos SantosO material objetiva contribuir para o fortalecimento das ações afirmativas no IFMG, por meio de informações acerca do processo seletivo para os candidatos cotistas e do combate à desinformação. Para tanto, o conteúdo informativo foi minuciosamente trabalhado de maneira a atender o público-alvo, com linguagem acessível e simples. O produto educacional foi organizado a partir das informações relevantes referentes à aplicação e operacionalização das ações afirmativas na educação, assim como na abordagem das desinformações frequentemente encontradas no tocante à Lei de Cotas. Contudo, a abordagem procurou atender as especificidades para o público ao qual se destinava. Ou seja, os alunos com a faixa de idade em torno de 14 anos. A cartilha foi elaborada com informações sobre a distribuição de vagas conforme a Lei de Cotas, isto é, em consonância com a Lei 12.711/2012. Também abordamos informações sobre os procedimentos complementares que compõem o processo para a efetivação da matrícula dos candidatos autodeclarados PPI. Nesse contexto, inserimos informações e conceitos relevantes acerca de todo o processo das ações afirmativas na educação (códigos de reserva de vagas, autodeclaração e heteroidentificação).
- ItemDe Escola Técnica a Instituto Federal - Campus Ouro Preto: uma Jornada de Excelência e Inovação(2023-10-02) Souza, Maria Aparecida de.; Oliveira, Adilson Ribeiro de.; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEste produto educacional é resultado da pesquisa intitulada “De Escola Técnica a Instituto Federal: representações sociais de docentes sobre o processo de institucionalização do IFMG - Campus Ouro Preto”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG Campus Ouro Branco). Seu objetivo é apresentar aos leitores, de forma breve, como ocorreu o processo de transformação da Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP) em Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (CEFET-OP) e, atualmente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Preto), permeado pelos olhares de docentes.
- ItemDe Escola Técnica a Instituto Federal - Campus Ouro Preto: uma Jornada de Excelência e Inovação(2023-10-02) Souza, Maria Aparecida de.; Oliveira, Adilson Ribeiro de.; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEste produto educacional é resultado da pesquisa intitulada "De Escola Técnica a Instituto Federal: representações sociais de docentes sobre o processo de institucionalização do IFMG - campus Ouro Preto", desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Branco), e tem como objetivo apresentar aos leitores, de forma breve, como ocorreu o processo de transformação da Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP) em Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (CEFET-OP) e, atualmente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Preto), permeado pelos olhares de docentes.
- ItemSurdez e Inclusão no IFMG(2024-07-24) Oliveira, Fernando Menezes de; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroCartilha informativa sobre surdez e inclusão onde são abordadas questões sobre o tema, apresentadas definições e informações sobre surdez e deficiência auditiva e breves comentários sobre a inclusão destes no contexto educacional.
- ItemSer docente nos Institutos Federais(2024-08-22) RODRIGUES, Fernando Pereira.; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraO e-book, intitulado: "Ser docente nos Institutos Federais," foi produzido pelo mestrando Fernando Pereira Rodrigues, sob orientação do Professor Dr. Adilson Ribeiro de Oliveira, como produto educacional - resultado da pesquisa: “Representações Sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente nos Institutos Federais de Minas Gerais”. Ressalta-se ainda, que este material é parte integrante do projeto da FAPEMIG (APQ 02220-21) - “Educação Profissional e Tecnológica em perspectivas: os sujeitos, seus discursos e representações”. Pretende-se com este material colaborar na formação de professores, orientando-os e fornecendo algumas possibilidades de reflexão, contribuindo assim com a compreensão e posição do ser docente na EPT. Inserido na Linha 2 "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT," o e-book busca tornar pública a pesquisa do mestrado e fornecer incursões teóricas, conceituais, reflexões, diretrizes legais úteis para os docentes da EPT. O objetivo geral da pesquisa foi entender como as representações sociais sobre a EPT moldam a identidade dos docentes nos Institutos Federais. Esta produção é destinada não só aos docentes da EPT, mas também a outros servidores e à comunidade escolar, para ampliar a compreensão do papel docente nos Institutos Federais. Ah, espera-se ainda que o e-book seja amplamente divulgado nos Institutos Federais de Minas Gerais, como um aporte técnico a fim de possibilitar uma maior compreensão de quem são os docentes que atuam na EPT, assim como, um pouco da Instituição da qual fazem parte. As informações e conceitos contidos aqui são importantes para os docentes, mas também para todos os profissionais que compõem a rede.