Cartilha
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Cartilha por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRevisitando as memórias da implantação do Ensino Médio em tempo integral (EMTI) profissional: dos desafios às potencialidades(0022-09-23) Alves, Claudete Aparecida; Doutora Marie Luce TavaresO Ensino Médio no Brasil vem sendo discutido desde o período imperial, incluindo o âmbito da Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral e Integrada. Nos últimos anos, iniciou-se o movimento da Reforma do Ensino Médio, a qual, apesar de muitas controvérsias, encontra-se aprovada dentro das Políticas Públicas Nacionais. Esta pesquisa buscou analisar as estratégias e desafios da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) profissional de uma Escola Estadual localizada no interior de Minas Gerais; compreender a trajetória da implantação na contribuição para ingresso neste novo modelo; e analisar a formação docente para a implantação do novo Currículo Referência do Ensino Médio. Para o desenvolvimento do estudo, foi necessário um aprofundamento em referenciais teóricos, que permearam os conceitos de Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral, Ensino Médio, História do Ensino Médio no Brasil, Reforma do Ensino Médio, concepções de currículo e organização da arquitetura curricular. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, pesquisa bibliográfica e de campo, por meio dos instrumentos: caderno de observações, questionários (Google Forms) e entrevistas semiestruturadas. Mediante os dados analisados, foi constatado que a comunidade escolar e seus sujeitos vivenciaram vários desafios desde a necessidade de transporte escolar para os estudantes, a organização do quadro de horários, a nova arquitetura curricular, com a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, a adequação das funções do corpo docente aos horários distintos das diferentes redes de ensino, a realização deficitária de formações dos profissionais, principalmente para desenvolvimento das atividades integradoras e os componentes da Formação do Curso Técnico em Informática (5º itinerário), o processo de comunicação, interesse, matrícula e permanência dos estudantes no novo modelo de ensino, até o desafio das atividades terem sido iniciadas no período da pandemia da COVID-19.
- ItemSíndrome de Burnout: quando o trabalho adoece(0023-11-13) Castro, Patrícia Dias de; Doutor Pablo Menezes e OliveiraA proposta desta Cartilha Interativa surgiu a partir dos resultados de uma pesquisa vinculada a dissertação de mestrado junto ao programa PROFEPT, do Instituto Federal de Minas Gerais, cujo título foi “SÍNDROME DE BURNOUT COMO DOENÇA DO TRABALHO NA EPT: uma proposta de melhoria para promoção de saúde mental dos servidores do IFMG”. Tanto a pesquisa, quanto este produto educacional, estão inseridos dentro da Linha 2 ‘’Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)’’, do referido programa, que trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, por meio dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que, ao longo do tempo, vêm configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos. A pesquisa e esta Cartilha ainda estão inseridas no Macroprojeto 6 do programa – Organização de espaços pedagógicos da EPT – o qual abriga projetos que trabalham questões relacionadas à organização e ao planejamento de espaços pedagógicos, pois pensa estratégias para a gestão de uma instituição de EPT, o IFMG. SÍNDROME DE BURNOUT QUANDO O TRABALHO ADOECE. A referida pesquisa teve como objetivo geral analisar as ações relacionadas às políticas de promoção de saúde mental dos servidores do IFMG, em especial ao Burnout, disponíveis no site do IFMG. Os resultados da referida pesquisa apontaram algumas lacunas pois ainda há pouco material difundido em relação à essa temática. Essa Cartilha é por tanto, uma contribuição para que o IFMG possa refletir suas ações voltadas para as políticas de promoção voltadas à saúde mental de seus servidores e servidoras, mas também para que toda a comunidade também possa conhecer um pouco melhor sobre a Síndrome de Burnout, sendo a primeira iniciativa da instituição referente ao tema, de muitas que ainda poderão surgir.
- ItemOrientação profissional: aprendendo a ser e a escolher.(2021-08-26) Batista, Edneia Aparecida; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraA oficina de Orientação Profissional proposta foi desenvolvida a partir dos pressupostos teóricos da formação humana integral e da abordagem sócio-histórica da Orientação Profissional. Utilizamos também construtos teóricos da Teoria das Representações Sociais como forma de entendimento das representações sociais dos estudantes com relação à escolha das profissões, entendendo ser esta uma articulação possível à medida que a compreensão dessas representações nos auxiliou na proposta de atividades que fossem mais coerentes com as demandas, anseios, possibilidades e limitações dos jovens do ensino médio. O objetivo da proposta de oficina é oferecer material que subsidie o trabalho de profissionais da educação no que se refere à escolha da profissão pelos estudantes, com o fim de propiciar-lhes reflexão, posicionamento crítico, maturidade e autonomia neste processo.
- ItemCurso de capacitação: o trabalho multidisciplinar na educação no contexto pandêmico(2023-09-15) Melillo, Ana Flávia ; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroO curso de capacitação “O trabalho multidisciplinar na Educação no Contexto Pandêmico”, em parceria com a Escola de Formação Perspectiva Crítica, é fruto da pesquisa "Os reflexos da pandemia na vida dos estudantes do IFMG campus Conselheiro Lafaiete: estratégias de intervenção para superação e reparação dos danos causados e do produto educacional apresentado para a obtenção do título de mestrado. A programação do curso foi pensada a partir da análise das narrativas e dos dados obtidos com a pesquisa, buscando aprimorar a atuação profissional para que que os profissionais possam atender melhor às demandas dos estudantes, além de divulgar a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo do curso foi promover reflexões e diálogos com profissionais da educação sobre os reflexos da pandemia do coronavírus na vida de jovens, nos aspectos socioeconômicos, pedagógicos e emocionais e a necessidade de uma articulação de profissionais especializados e de políticas públicas efetivas que foquem principalmente nos adolescentes, para garantir uma vida escolar com dignidade. O curso de capacitação foi dividido em quatro módulos: A Educação Profissional e seu compromisso com a Transformação; Políticas Públicas, Questão Social e Pandemia; Repensando a atuação Profissional no Contexto Pandêmico; e Pandemia, Ensino Remoto e Formação Integral. Os Slides apresentados durante as aulas estão disponíveis no anexo. As aulas aconteceram de forma remota pelo Google Meet, contando com uma carga horária de 40 horas, divididas em aulas síncronas e materiais de estudo, disponibilizados em plataforma digital como complementação ao que estava sendo apreendido durante o curso. Foram convidados profissionais externos para ministrarem as aulas. Os professores que lecionaram no curso, de forma voluntária, a convite da pesquisadora, são, em sua grande maioria, mestre e doutores com vasta experiência em suas áreas de atuação.
- ItemCotas, fatos e fakes: entendendo o sistema de cotas do IFMG(2023-09-29) Alex Rodrigues Borges; Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos SantosO material objetiva contribuir para o fortalecimento das ações afirmativas no IFMG, por meio de informações acerca do processo seletivo para os candidatos cotistas e do combate à desinformação. Para tanto, o conteúdo informativo foi minuciosamente trabalhado de maneira a atender o público-alvo, com linguagem acessível e simples. O produto educacional foi organizado a partir das informações relevantes referentes à aplicação e operacionalização das ações afirmativas na educação, assim como na abordagem das desinformações frequentemente encontradas no tocante à Lei de Cotas. Contudo, a abordagem procurou atender as especificidades para o público ao qual se destinava. Ou seja, os alunos com a faixa de idade em torno de 14 anos. A cartilha foi elaborada com informações sobre a distribuição de vagas conforme a Lei de Cotas, isto é, em consonância com a Lei 12.711/2012. Também abordamos informações sobre os procedimentos complementares que compõem o processo para a efetivação da matrícula dos candidatos autodeclarados PPI. Nesse contexto, inserimos informações e conceitos relevantes acerca de todo o processo das ações afirmativas na educação (códigos de reserva de vagas, autodeclaração e heteroidentificação).
- ItemDe Escola Técnica a Instituto Federal - Campus Ouro Preto: uma Jornada de Excelência e Inovação(2023-10-02) Souza, Maria Aparecida de; ; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEste produto educacional é resultado da pesquisa intitulada "De Escola Técnica a Instituto Federal: representações sociais de docentes sobre o processo de institucionalização do IFMG - campus Ouro Preto", desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Branco), e tem como objetivo apresentar aos leitores, de forma breve, como ocorreu o processo de transformação da Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP) em Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (CEFET-OP) e, atualmente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Preto), permeado pelos olhares de docentes.
- ItemDe Escola Técnica a Instituto Federal - Campus Ouro Preto: uma jornada de excelência e inovação(2023-10-02) Souza, Maria Aparecida de; ; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEste produto educacional é resultado da pesquisa intitulada “De Escola Técnica a Instituto Federal: representações sociais de docentes sobre o processo de institucionalização do IFMG - Campus Ouro Preto”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG Campus Ouro Branco). Seu objetivo é apresentar aos leitores, de forma breve, como ocorreu o processo de transformação da Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP) em Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (CEFET-OP) e, atualmente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Preto), permeado pelos olhares de docentes.
- ItemSurdez e Inclusão no IFMG(2024-07-24) Oliveira, Fernando Menezes de; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroCartilha informativa sobre surdez e inclusão onde são abordadas questões sobre o tema, apresentadas definições e informações sobre surdez e deficiência auditiva e breves comentários sobre a inclusão destes no contexto educacional.
- ItemSer docente nos Institutos Federais(2024-08-22) Rodrigues, Fernando Pereira.; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraO e-book, intitulado: "Ser docente nos Institutos Federais," foi produzido pelo mestrando Fernando Pereira Rodrigues, sob orientação do Professor Dr. Adilson Ribeiro de Oliveira, como produto educacional - resultado da pesquisa: “Representações Sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente nos Institutos Federais de Minas Gerais”. Ressalta-se ainda, que este material é parte integrante do projeto da FAPEMIG (APQ 02220-21) - “Educação Profissional e Tecnológica em perspectivas: os sujeitos, seus discursos e representações”. Pretende-se com este material colaborar na formação de professores, orientando-os e fornecendo algumas possibilidades de reflexão, contribuindo assim com a compreensão e posição do ser docente na EPT. Inserido na Linha 2 "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT," o e-book busca tornar pública a pesquisa do mestrado e fornecer incursões teóricas, conceituais, reflexões, diretrizes legais úteis para os docentes da EPT. O objetivo geral da pesquisa foi entender como as representações sociais sobre a EPT moldam a identidade dos docentes nos Institutos Federais. Esta produção é destinada não só aos docentes da EPT, mas também a outros servidores e à comunidade escolar, para ampliar a compreensão do papel docente nos Institutos Federais. Ah, espera-se ainda que o e-book seja amplamente divulgado nos Institutos Federais de Minas Gerais, como um aporte técnico a fim de possibilitar uma maior compreensão de quem são os docentes que atuam na EPT, assim como, um pouco da Instituição da qual fazem parte. As informações e conceitos contidos aqui são importantes para os docentes, mas também para todos os profissionais que compõem a rede.
- ItemOrientações e estratégias para escolha do livro didático: um olhar a partir da pedagogia histórico-crítica(2024-10-02) Lopes, Leonice dos Santos; Doutora Raquel Aparecida Soares Reis FrancoEste livro é o produto educacional apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Ouro Branco, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Este material tem por objetivo apresentar orientações e estratégias para a escolha de livros didáticos. Tomamos como perspectiva teórica na construção dessa publicação as discussões propostas pela pedagogia histórico-crítica que defende o papel educativo do ensino dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos. Essa pedagogia parte da concepção de natureza humana proposta por Marx e Engels: o homem necessita produzir continuamente sua existência, e é pelo trabalho que ele age sobre a natureza, adaptando-a às suas necessidades (Saviani, 2003). Considerando o tema abordado nesta publicação, é importante destacar o conceito de ensino e distingui-lo do conceito de educação. O ensino tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico. A pedagogia históricocrítica — a qual defendemos — pressupõe a socialização de um saber elaborado, produzido historicamente, como premissa para a produção de novos saberes, pois só se pode transformar algo ou modificá-lo a partir da sua apropriação (Almeida, 2019). Quanto à educação, conforme a Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996, “abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. Nesta publicação, você encontrará, num primeiro momento, uma discussão sobre a pedagogia histórico-crítica. Em seguida, apresentamos o histórico das políticas públicas do livro didático no Brasil. Tratamos, no tópico seguinte, sobre a importância do livro didático no processo educacional. Por último, trouxemos algumas orientações e estratégias para a escolha de livros didáticos no interior da escola. Esperamos que este livro contribua no fazer diário do professor e dos gestores escolares, em especial os de escola pública, no que se refere à escolha do livro didático.
- ItemORIENTAÇÃO PARA USO PEDAGÓGICO DO SMARTPHONE.(2024-10-02) Viana, Renato de Souza; Doutor Gustavo Pereira PessoaA cartilha intitulada: Orientação para uso pedagógico do Smartphone vem mostrar as possibilidades do uso deste recurso pedagógico para o ensino de conteúdos no componente Curricular Biologia. É composta com quadros indicativos de obras e autores no campo da Biologia e outros. Mostra também dicas como usar o Smartphone no contexto escolar.