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- ItemSíndrome de Burnout: quando o trabalho adoece(0023-11-13) Castro, Patrícia Dias de; Doutor Pablo Menezes e OliveiraA proposta desta Cartilha Interativa surgiu a partir dos resultados de uma pesquisa vinculada a dissertação de mestrado junto ao programa PROFEPT, do Instituto Federal de Minas Gerais, cujo título foi “SÍNDROME DE BURNOUT COMO DOENÇA DO TRABALHO NA EPT: uma proposta de melhoria para promoção de saúde mental dos servidores do IFMG”. Tanto a pesquisa, quanto este produto educacional, estão inseridos dentro da Linha 2 ‘’Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)’’, do referido programa, que trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, por meio dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que, ao longo do tempo, vêm configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos. A pesquisa e esta Cartilha ainda estão inseridas no Macroprojeto 6 do programa – Organização de espaços pedagógicos da EPT – o qual abriga projetos que trabalham questões relacionadas à organização e ao planejamento de espaços pedagógicos, pois pensa estratégias para a gestão de uma instituição de EPT, o IFMG. SÍNDROME DE BURNOUT QUANDO O TRABALHO ADOECE. A referida pesquisa teve como objetivo geral analisar as ações relacionadas às políticas de promoção de saúde mental dos servidores do IFMG, em especial ao Burnout, disponíveis no site do IFMG. Os resultados da referida pesquisa apontaram algumas lacunas pois ainda há pouco material difundido em relação à essa temática. Essa Cartilha é por tanto, uma contribuição para que o IFMG possa refletir suas ações voltadas para as políticas de promoção voltadas à saúde mental de seus servidores e servidoras, mas também para que toda a comunidade também possa conhecer um pouco melhor sobre a Síndrome de Burnout, sendo a primeira iniciativa da instituição referente ao tema, de muitas que ainda poderão surgir.
- ItemCurso de capacitação: o trabalho multidisciplinar na educação no contexto pandêmico(2023-09-15) Melillo, Ana Flávia ; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroO curso de capacitação “O trabalho multidisciplinar na Educação no Contexto Pandêmico”, em parceria com a Escola de Formação Perspectiva Crítica, é fruto da pesquisa "Os reflexos da pandemia na vida dos estudantes do IFMG campus Conselheiro Lafaiete: estratégias de intervenção para superação e reparação dos danos causados e do produto educacional apresentado para a obtenção do título de mestrado. A programação do curso foi pensada a partir da análise das narrativas e dos dados obtidos com a pesquisa, buscando aprimorar a atuação profissional para que que os profissionais possam atender melhor às demandas dos estudantes, além de divulgar a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo do curso foi promover reflexões e diálogos com profissionais da educação sobre os reflexos da pandemia do coronavírus na vida de jovens, nos aspectos socioeconômicos, pedagógicos e emocionais e a necessidade de uma articulação de profissionais especializados e de políticas públicas efetivas que foquem principalmente nos adolescentes, para garantir uma vida escolar com dignidade. O curso de capacitação foi dividido em quatro módulos: A Educação Profissional e seu compromisso com a Transformação; Políticas Públicas, Questão Social e Pandemia; Repensando a atuação Profissional no Contexto Pandêmico; e Pandemia, Ensino Remoto e Formação Integral. Os Slides apresentados durante as aulas estão disponíveis no anexo. As aulas aconteceram de forma remota pelo Google Meet, contando com uma carga horária de 40 horas, divididas em aulas síncronas e materiais de estudo, disponibilizados em plataforma digital como complementação ao que estava sendo apreendido durante o curso. Foram convidados profissionais externos para ministrarem as aulas. Os professores que lecionaram no curso, de forma voluntária, a convite da pesquisadora, são, em sua grande maioria, mestre e doutores com vasta experiência em suas áreas de atuação.
- ItemOrientações e estratégias para escolha do livro didático: um olhar a partir da pedagogia histórico-crítica(2024-10-02) Lopes, Leonice dos Santos; Doutora Raquel Aparecida Soares Reis FrancoEste livro é o produto educacional apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Ouro Branco, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Este material tem por objetivo apresentar orientações e estratégias para a escolha de livros didáticos. Tomamos como perspectiva teórica na construção dessa publicação as discussões propostas pela pedagogia histórico-crítica que defende o papel educativo do ensino dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos. Essa pedagogia parte da concepção de natureza humana proposta por Marx e Engels: o homem necessita produzir continuamente sua existência, e é pelo trabalho que ele age sobre a natureza, adaptando-a às suas necessidades (Saviani, 2003). Considerando o tema abordado nesta publicação, é importante destacar o conceito de ensino e distingui-lo do conceito de educação. O ensino tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico. A pedagogia históricocrítica — a qual defendemos — pressupõe a socialização de um saber elaborado, produzido historicamente, como premissa para a produção de novos saberes, pois só se pode transformar algo ou modificá-lo a partir da sua apropriação (Almeida, 2019). Quanto à educação, conforme a Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996, “abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. Nesta publicação, você encontrará, num primeiro momento, uma discussão sobre a pedagogia histórico-crítica. Em seguida, apresentamos o histórico das políticas públicas do livro didático no Brasil. Tratamos, no tópico seguinte, sobre a importância do livro didático no processo educacional. Por último, trouxemos algumas orientações e estratégias para a escolha de livros didáticos no interior da escola. Esperamos que este livro contribua no fazer diário do professor e dos gestores escolares, em especial os de escola pública, no que se refere à escolha do livro didático.
- ItemSurdez e Inclusão no IFMG(2024-07-24) Oliveira, Fernando Menezes de; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroCartilha informativa sobre surdez e inclusão onde são abordadas questões sobre o tema, apresentadas definições e informações sobre surdez e deficiência auditiva e breves comentários sobre a inclusão destes no contexto educacional.
- ItemSer docente nos Institutos Federais(2024-08-22) Rodrigues, Fernando Pereira.; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraO e-book, intitulado: "Ser docente nos Institutos Federais," foi produzido pelo mestrando Fernando Pereira Rodrigues, sob orientação do Professor Dr. Adilson Ribeiro de Oliveira, como produto educacional - resultado da pesquisa: “Representações Sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente nos Institutos Federais de Minas Gerais”. Ressalta-se ainda, que este material é parte integrante do projeto da FAPEMIG (APQ 02220-21) - “Educação Profissional e Tecnológica em perspectivas: os sujeitos, seus discursos e representações”. Pretende-se com este material colaborar na formação de professores, orientando-os e fornecendo algumas possibilidades de reflexão, contribuindo assim com a compreensão e posição do ser docente na EPT. Inserido na Linha 2 "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT," o e-book busca tornar pública a pesquisa do mestrado e fornecer incursões teóricas, conceituais, reflexões, diretrizes legais úteis para os docentes da EPT. O objetivo geral da pesquisa foi entender como as representações sociais sobre a EPT moldam a identidade dos docentes nos Institutos Federais. Esta produção é destinada não só aos docentes da EPT, mas também a outros servidores e à comunidade escolar, para ampliar a compreensão do papel docente nos Institutos Federais. Ah, espera-se ainda que o e-book seja amplamente divulgado nos Institutos Federais de Minas Gerais, como um aporte técnico a fim de possibilitar uma maior compreensão de quem são os docentes que atuam na EPT, assim como, um pouco da Instituição da qual fazem parte. As informações e conceitos contidos aqui são importantes para os docentes, mas também para todos os profissionais que compõem a rede.