Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Campus "Formiga"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise da influência do marketing de relacionamento e a satisfação do cliente: um estudo comparativo em duas clínicas de Pilates na cidade de Formiga-MG(2025-03-28) Pires, Gabriely Alexia; Doutor Anderson Alves SantosNos últimos anos, a crescente busca por qualidade de vida e bem-estar tem impulsionado a prática de atividades físicas, como o Pilates, em cidades grandes e pequenas, incluindo Formiga-MG. Essa demanda destaca a importância de estratégias eficazes de marketing de relacionamento e um entendimento aprofundado das necessidades dos clientes para garantir sua satisfação e fidelização. Este estudo teve como objetivo geral investigar a satisfação dos clientes de duas clínicas de Pilates na cidade de Formiga-MG, analisando os fatores que mais influenciam sua percepção de qualidade e as estratégias que impactam a fidelização. Como objetivos específicos, buscou-se: 1) Analisar o perfil dos frequentadores, compreendendo seus estilos de vida; 2) Comparar a satisfação em relação ao atendimento oferecido por cada clínica; e 3) Verificar como as estratégias de marketing de relacionamento influenciam a fidelização dos clientes. Este estudo utilizou uma abordagem metodológica baseada em pesquisa bibliográfica, que forneceu o embasamento teórico necessário, pesquisa descritiva e estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários presenciais aplicados aos clientes e um questionário online direcionado aos representantes das clínicas. Os dados foram analisados no Excel, permitindo a identificação de padrões e insights relevantes. Os resultados indicaram que, de forma geral, os pacientes estão satisfeitos com os serviços, com destaque para a qualidade no atendimento e a personalização das interações, aspectos essenciais para o marketing de relacionamento. No entanto, foram identificadas áreas que necessitam de melhorias, como a necessidade de ampliar canais de comunicação, implementar promoções e diversificar estratégias de fidelização. Essas observações oferecem aos gestores das clínicas subsídios para aperfeiçoar seus serviços, fortalecendo a relação com os clientes e consolidando sua posição no mercado competitivo de saúde e bem-estar.
- ItemAnálise do campo relacionado à gestão de pessoas em serviços públicos: Constatações a partir de uma revisão sistemática de literatura(2024-08-27) Oliveira, Karolainy Ferreira; Doutora Arlete Aparecida de AbreuA gestão de pessoas em serviços públicos tem se tornado um assunto relevante para o campo da administração e gestão. O objetivo deste estudo é apresentar os principais resultados de pesquisas feitas em relação à gestão de pessoas em contextos públicos, com o intuito de identificar os principais trabalhos, eixos teóricos e resultados encontrados sobre o tema. Dessa forma a metodologia escolhida foi a revisão sistemática de literatura e os dados coletados foram tratados por meio de análise descritiva. A amostra final foi composta por 20 artigos que demonstram a relevância dos temas: Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Política, Perspectiva, Tecnologia e Reputação. Os resultados indicam que a aplicação da gestão estratégica em recursos humanos parece ser um tema relevante para o campo, contudo, os desafios são inúmeros, especialmente a falta de setores especializados em Recursos Humanos em organizações públicas. A influência de políticos eleitos e suas redes de relacionamentos também parece ser um fator que afeta a gestão de pessoas em organizações públicas. As decisões não estão somente ligadas aos gestores públicos, mas também a políticos eleitos, mesmo na busca de alinhamento entre as duas partes. Além disso, preocupações com a integração de novas tecnologias e a imagem e reputação também parecem influenciar tal empreitada, sendo elas um meio essencial para que as organizações possam acompanhar as diversas mudanças atuais e se manterem atualizadas para que as mesmas garantam seu sucesso.
- ItemPrêmio pelo risco no mercado brasileiro: uma análise descritiva no período de 2008 a 2024(2025-02-06) Guimarães, Jéssica de Paula; Doutor Lélis Pedro de AndradeNo mercado financeiro atualmente, sendo um mercado muito dinâmico, quando se fala em investimentos muitos indivíduos se sentem inseguros e em dúvida sobre em qual instrumento investir: renda fixa ou renda variável? Este estudo busca analisar o prêmio pelo risco no mercado brasileiro, durante o período de 2008 a 2024. Para tanto, observou-se retornos mensais de ativos como: CDI, IPCA, IPCA+6% e IBOV. A pesquisa foi conduzida por meio de uma análise descritiva, tratando-se de uma pesquisa quantitativa. Os dados foram coletados diretamente do site do Banco Central por meio do Google Colab. Foram analisados tanto os prêmios pelo risco ex-post e ex ant. Os resultados indicam que o prêmio pelo risco ex-post, mensurado por valores passados, foi negativo (-0,15% a.m) enquanto o prêmio pelo risco ex-ant, observado pela expectativa de retornos, foi positivo (0,78% a.m). Esta diferença apresenta que, embora a expectativa de recompensa pelo risco seja positiva, os retornos observados foram negativos, em valores médios. Os resultados sinalizam que o CDI (0,76%) superou o IBOV (0,62%) no período analisado. Além disso, a inflação média mensal, medida pelo IPCA, foi de 0,48% e o ativo que obteve o melhor desempenho foi o IPCA+6%, com 0,97% a.m. Estes resultados mostram indícios que, no longo prazo, considerado o período de 2008 a 2024, os investidores não obtiveram recompensa pelo risco, conforme era esperado. Além disso, ativos considerados de renda fixa como CDI e IPCA+6% obtiveram desempenhos considerados superiores aos ativos de renda variável, medidos pelo IBOV.