Produtos Técnicos, Tecnológicos e Educacionais
URI Permanente desta comunidade
Comunidade composta pelos produtos técnicos, tecnológicos e educacionais produzidos por discentes dos cursos de graduação e pós-graduação e docentes do IFMG.
Navegar
Navegando Produtos Técnicos, Tecnológicos e Educacionais por Autor "Dias, Gracielle Paixão Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEscutatória para uma escola sem violência: manual de implantação e fluxo de acolhimento(2024-10-04) Dias, Gracielle Paixão Santos; Marie Luce Tavares; Gracielle Paixão Santos Dias"Escutatória" é uma ferramenta educacional desenvolvida para promover o registro, a identificação e o acolhimento de casos de bullying e violência nas escolas, com base nos princípios da Comunicação Não Violenta (CNV) de Marshall Rosenberg e na pedagogia dialógica de Paulo Freire. Inspirada no texto de Rubem Alves que dá nome ao produto, a Escutatória oferece um canal seguro, confidencial e acessível para que estudantes possam relatar suas experiências, seja de forma anônima ou identificada. A ferramenta combina tecnologia e humanização, permitindo o upload de evidências e garantindo a confidencialidade. Além disso, inclui um fluxo de acolhimento voltado tanto para as vítimas quanto para os agressores, promovendo a escuta ativa, a empatia e a restauração das relações. Seu design foi pensado para atender ao contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mas possui potencial de adaptação para redes de ensino municipais e estaduais. O objetivo principal da Escutatória é construir uma cultura escolar de diálogo e respeito, transformando a maneira como conflitos e situações de violência são tratados, e contribuindo para uma escola mais segura, inclusiva e humana.
- ItemO que foi que eu disse? E como é? : autoavaliação em comunicação não violenta(2024-10-04) Dias, Gracielle Paixão Santos; Doutora Marie Luce Tavares; Gracielle Paixão Santos Dias"O que foi que eu disse? E como é?" "O que foi que eu disse? E como é?" é um instrumento de autoavaliação voltado para docentes da Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvido com base nos princípios da Comunicação Não Violenta (CNV) de Marshall Rosenberg. Este instrumento busca promover a reflexão sobre as práticas comunicacionais dos professores, auxiliando na identificação de padrões de fala que podem influenciar positivamente ou negativamente as relações interpessoais com os alunos. A ferramenta oferece um questionário prático e acessível que permite ao professor analisar como sua comunicação impacta o ambiente escolar, incentivando uma abordagem mais empática e dialógica, criado no contexto da pesquisa "Didática e Relações Interpessoais: o diálogo por uma comunicação não violenta entre professor e aluno no âmbito da EPT". A proposta central do instrumento é fomentar o autoconhecimento, aprimorar a comunicação entre professores e alunos, e contribuir para um ambiente educacional mais acolhedor e transformador.