Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Doutor Ricardo Sousa Cavalcanti"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEfeitos do BiomaPhos® no cultivo de tomates(2024-08-21) Almeida, Rodrigo de Souza; Doutor Ricardo Sousa CavalcantiA cultura do tomate tem grande importância socioeconômica no Brasil e no mundo, tendo o fósforo como elemento essencial para esta cultura durante todo o seu ciclo vegetativo. Com o objetivo de reduzir o uso de fosfato e os custos associados, este trabalho avaliou os efeitos do BiomaPhos® nos aspectos vegetativos, produtividade, qualidade dos frutos de tomate e nos parâmetros do solo. O experimento foi conduzido em vasos no setor de Olericultura do IFMG – Campus Bambuí, utilizando o delineamento de blocos casualizados (DBC) contendo quatro blocos e cinco tratamentos: T1 (testemunha) 100% de P2O5 e 0% de BiomaPhos®; T2 50% de P2O5 e 100% de BiomaPhos®; T3 0% de P2O5 e 100% de BiomaPhos®; T4 0% de P2O5 e 50% de BiomaPhos®; T5 50% de P2O5 e 50% de BiomaPhos®. A inoculação do BiomaPhos® foirealizada por imersão das raízes das mudas durante o transplantio em soluções contendo a dosagem específica do inoculante para cada tratamento. A adubação de fósforo foi feita de acordo com a dosagem estabelecida para cada tratamento. Foram realizadas avaliações vegetativas em diferentes estágios fenológicos da cultura, além de análise da BioAS, química, física e biológica do solo no transplantio e após a produção do tomateiro. Os dados obtidos foram submetidos à ANOVA, em seguida ao teste de média. Conclui-se que o BiomaPhos® quando combinado com metade da adubação de P2O5, oferece resultados equivalentes quando adubado com total de P2O5 nos parâmetros vegetativos, produtivos e do solo.
- ItemExperimentos iniciais com discos foliares para uso em futuras criações de ácaros(2024-08-05) Pereira, Amanda Cunha; Doutor Ricardo Sousa CavalcantiA realização de testes em laboratório busca comprovar a eficácia de produtos químicos e biológicos para o controle de ácaros, utilizando metodologias para criação dos mesmos, que devem ser acompanhadas e avaliadas durante todo o processo de teste. Porém, para a manutenção dessas metodologias, é necessário manter o molhamento foliar constante, o que também ajuda na contenção dos ácaros. O presente trabalho, teve como objetivo testar uma nova metodologia para realização de experimentos futuros com ácaros praga do cafeeiro, buscando a otimização de tempo, com menor gasto de materiais. O trabalho foi desenvolvido, utilizando-se duas metodologias de testes, com 15 repetições cada, mantendo-as em uma sala com dimensões de 3,0 m x 4,5 m, em temperatura ambiente, por 15 dias. Avaliou-se a manutenção dos discos foliares em cada uma das metodologias, assim como o valor para confecção das mesmas. A nova metodologia funciona, mas precisa de adequações, visto que a mesma manteve a superfície úmida e propícia para manutenção das folhas, porém, algumas apresentaram necrose. Apesar disso, possui um custo para confecção menor, quando comparado à metodologia convencional.
- ItemMultiplicação do fungo entomopatogênico Beauveria bassiana em diferentes tipos de substratos(2024-08-21) Marques, Rayanne Goulart de Oliveira; Doutor Ricardo Sousa CavalcantiO fungo entomopatogênico Beauveria bassiana é amplamente estudado e utilizado na agricultura para o controle de pragas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi 1) Avaliar a esporulação do fungo Beauveria bassiana em diferentes tipos de substratos e 2) Precificar os diferentes tipos de substratos, utilizados para o crescimento reprodutivo do fungo Beauveria bassiana. O presente trabalho avaliou a multiplicação de esporos do fungo no arroz (Testemunha) e em seis diferentes substratos adicionados ao arroz, com 10 repetições para cada um. Os substratos testados foram: farinha de besouro, farinha de amendoim, linhaça dourada, gergelim, farinha de castanha de caju e farinha de trigo, todos adicionados em sacos plásticos, contendo arroz. Para quantificar a produção de esporos, utilizou-se a câmara de Neubauer, para posterior contagem em microscópio. As maiores concentrações de esporos do fungo Beauveria bassiana foram encontradas no Tratamento 1 (Arroz - Testemunha), Tratamento 6 (Arroz + farinha de Caju) e no Tratamento 7 (Arroz + Farinha de trigo). Além disso, foi conduzida uma pesquisa dos custos das matérias primas utilizadas, em que, mesmo nos tratamentos que apresentaram resultados positivos, a utilização da amostra testemunha mostrou-se mais viável, devido ao preço mais acessível.