Licenciatura em Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Orientador "Mestre Wálmisson Regis de Almeida"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCônicas: um breve relato histórico e reconhecimento de equações(2019-12-11) Camilo, Maisa Pereira; Mestre Wálmisson Regis de AlmeidaEste trabalho teve como objetivo desenvolver um material que apresente um conteúdo detalhado a respeito de cônicas, curvas planas formadas quando um plano intersecta um cone duplo. Para isso, apresenta-se um breve histórico das origens dessas curvas, suas principais características geométricas e o reconhecimento de suas equações. Primeiro, abordou-se o contexto histórico destas curvas, que retoma aos tempos da Grécia Antiga e a um dos famosos problemas de construção da época: a duplicação do cubo. Posteriormente, foram apresentadas as equações cônicas com eixos de simetria horizontal/vertical, com o centro na origem e transladadas, construídas a partir da definição dessas curvas como lugar geométrico. Por fim, foi apresentado um procedimento geral para reconhecimento de cônicas, utilizado para as situações nas quais as cônicas apresentam eixos de simetria rotacionados, em relação aos eixos cartesianos.
- ItemO ensino de análise combinatória através da aplicação de duas diferentes metodologias(2018-12-17) Costa, Daiane Beatriz; Martins, Larissa Nunes; Lopes, Madalena Nunes; Mestre Wálmisson Regis de Almeida; Mestre Tiago de Oliveira DiasDevido às recentes discussões e ao grande progresso metodológico, no âmbito educacional, ocorrido a partir do século XX, tornou-se importante a reflexão sobre a implicação direta que os modelos de ensino podem propiciar na vida dos docentes e dos discentes. Tendo isso em vista, este trabalho apresenta uma pesquisa de campo de cunho qualitativo e quantitativo, realizada com alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de São João Evangelista/MG, e teve por objetivo identificar, independente de outros aspectos, se a metodologia de ensino utilizada pelo professor pode interferir nos resultados dos seus alunos. Para isso, foi aplicado, em dois grupos homogêneos, um mesmo conteúdo de Análise Combinatória, sendo o grupo A regido sob o Método de Ensino Tradicional e o grupo B, sob a perspectiva de Resolução de Problemas. Ao fim das aulas, houve a aplicação de avaliações que permitiram analisar os dados de forma quantitativa e qualitativa. Embora esses resultados exprimam conclusões estritamente desse caso, pode-se observar que a metodologia de trabalho e mediação de aulas utilizada pelo docente pode interferir nos resultados desse público.
- ItemUma análise da percepção de relevância e nível de aprendizado em matemática financeira de alunos do 3º ano do ensino médio nas escolas estaduais de Guanhães – MG(2018-12-12) Pereira, Graziele Chaves; Matos, Higor Nilton Braga de; Mestre Wálmisson Regis de Almeida; Doutor José Fernandes da SilvaVivemos em uma sociedade altamente consumista e, em decorrência disto, torna-se necessário e importante à discussão, reflexão e compreensão dos conceitos básicos da Matemática Financeira, bem como a inserção desta na educação escolar, principalmente no Ensino Médio. O estudo teve como objetivo investigar a percepção de relevância da Matemática Financeira para os alunos do último ano da Educação Básica, e o nível de aprendizado dos conteúdos mínimos necessários para tomada de decisões financeiras na vida cotidiana. Foi realizada uma pesquisa de campo com natureza descritiva e exploratória, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas reflexivas e de raciocínio lógico matemático, a alunos do 3º Ano do Ensino Médio das Escolas Estaduais, do município de Guanhães-MG. Como resultado, tem-se que a maioria, um total de 158 alunos ou 65,02% dos pesquisados consideraram o aprendizado dos conteúdos de Matemática Financeira muito importantes para sua vida; 73,88% dos alunos não alcançaram o resultado considerado mínimo de 60% de acertos; e 73 alunos dos respondentes consideram que os conteúdos de Matemática Financeira ofertados durante a Educação Básica deram base suficiente para resolver todas as questões do questionário, número semelhante aos que afirmaram que os conteúdos ofertados deram base para análise de 4 a 6 questões, um total de 72 alunos. Diante do exposto, pode-se dizer que os resultados da pesquisa são preocupantes, visto que nela constata-se que, embora os currículos preconizem o mínimo de conhecimento com relação aos conteúdos de Matemática Financeira e que os alunos considerem a temática importante para sua vida cotidiana, ainda existem muitas dificuldades na resolução de questões direcionadas ao nível de ensino que eles se encontram.