Ouro Branco
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Navegando Ouro Branco por Orientador "Doutora Marie Luce Tavares"
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- ItemEspelho, Espelho Meu, Quem Sou Eu?(2025-10-04) Vilaça, Márcia Margarida; Doutora Marie Luce TavaresO jogo de cartas Espelho, Espelho Meu, Quem Sou Eu? destaca-se como uma ferramenta valiosa de ensino/aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de diversas habilidades, como o fortalecimento da identidade étnico-racial, o estímulo ao pensamento crítico, a reflexão sobre diversidade cultural e o combate aos preconceitos. Além disso, o jogo incentiva a cooperação, a empatia e o diálogo, favorecendo um ambiente inclusivo e respeitoso no contexto escolar. A proposta do jogo está de acordo com os objetivos da linha de pesquisa "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)" e no Macroprojeto 6 - "Organização de Espaços Pedagógicos na EPT". Trata-se de um jogo que pode ser utilizado em diversos espaços não formais, como: seminários e wokshops voltados para discussões sobre diversidade, relações étnico-raciais e educação inclusiva; em cursos de capacitação para formação de profissionais envolvidos em bancas de heteroidentificação, auxiliando na sensibilização e no entendimento das questões étnico-raciais; em grupos juvenis, promovendo debates e conscientização especialmente sobre identidade racial e diversidade cultural; assim como em oficinas educativas com temáticas voltadas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa em relação às diferenças raciais. Portanto, o jogo pode ser utilizado por professores, facilitadores, mediadores culturais, ativistas e formadores de opinião, bem como por qualquer pessoa interessada em promover discussões sobre identidade, racismo e diversidade em espaços educacionais e sociais.
- ItemO que foi que eu disse? E como é? : autoavaliação em comunicação não violenta(2024-10-04) Dias, Gracielle Paixão Santos; Doutora Marie Luce Tavares; Gracielle Paixão Santos Dias"O que foi que eu disse? E como é?" "O que foi que eu disse? E como é?" é um instrumento de autoavaliação voltado para docentes da Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvido com base nos princípios da Comunicação Não Violenta (CNV) de Marshall Rosenberg. Este instrumento busca promover a reflexão sobre as práticas comunicacionais dos professores, auxiliando na identificação de padrões de fala que podem influenciar positivamente ou negativamente as relações interpessoais com os alunos. A ferramenta oferece um questionário prático e acessível que permite ao professor analisar como sua comunicação impacta o ambiente escolar, incentivando uma abordagem mais empática e dialógica, criado no contexto da pesquisa "Didática e Relações Interpessoais: o diálogo por uma comunicação não violenta entre professor e aluno no âmbito da EPT". A proposta central do instrumento é fomentar o autoconhecimento, aprimorar a comunicação entre professores e alunos, e contribuir para um ambiente educacional mais acolhedor e transformador.
- ItemRevisitando as memórias da implantação do Ensino Médio em tempo integral (EMTI) profissional: dos desafios às potencialidades(0022-09-23) Alves, Claudete Aparecida; Doutora Marie Luce TavaresO Ensino Médio no Brasil vem sendo discutido desde o período imperial, incluindo o âmbito da Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral e Integrada. Nos últimos anos, iniciou-se o movimento da Reforma do Ensino Médio, a qual, apesar de muitas controvérsias, encontra-se aprovada dentro das Políticas Públicas Nacionais. Esta pesquisa buscou analisar as estratégias e desafios da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) profissional de uma Escola Estadual localizada no interior de Minas Gerais; compreender a trajetória da implantação na contribuição para ingresso neste novo modelo; e analisar a formação docente para a implantação do novo Currículo Referência do Ensino Médio. Para o desenvolvimento do estudo, foi necessário um aprofundamento em referenciais teóricos, que permearam os conceitos de Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral, Ensino Médio, História do Ensino Médio no Brasil, Reforma do Ensino Médio, concepções de currículo e organização da arquitetura curricular. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, pesquisa bibliográfica e de campo, por meio dos instrumentos: caderno de observações, questionários (Google Forms) e entrevistas semiestruturadas. Mediante os dados analisados, foi constatado que a comunidade escolar e seus sujeitos vivenciaram vários desafios desde a necessidade de transporte escolar para os estudantes, a organização do quadro de horários, a nova arquitetura curricular, com a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, a adequação das funções do corpo docente aos horários distintos das diferentes redes de ensino, a realização deficitária de formações dos profissionais, principalmente para desenvolvimento das atividades integradoras e os componentes da Formação do Curso Técnico em Informática (5º itinerário), o processo de comunicação, interesse, matrícula e permanência dos estudantes no novo modelo de ensino, até o desafio das atividades terem sido iniciadas no período da pandemia da COVID-19.