Ouro Branco
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Ouro Branco por Título
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA arquitetura escolar como recurso para a construção de uma história da educação profissional(0002-08-24) Silva, Alexander Fuccio de Fraga; Doutor Pablo Menezes e OliveiraEste e-book é um produto educacional advindo do projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), intitulado “A arquitetura dos espaços físicos do IFMG no processo de construção de uma História da Instituição”, no intuito de identificar como a arquitetura dos espaços físicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) contribui para a construção de uma história da Instituição, investigando como foram as construções das unidades da instituição, antes e depois de sua criação, no ano de 2008. O registro dos espaços arquitetônicos de dois campi, São João Evangelista e Ribeirão das Neves, em imagens, seguido de uma descrição sucinta, objetivou demonstrar as transformações desses espaços ocorridas a partir da década de 1950 e de como elas se convergiram para uma identidade institucional harmônica, porém diversa. O material foi desenvolvido para a área de Ensino e possui a finalidade de estabelecer quesitos à infraestrutura e aos espaços dos campi do IFMG e servir de embasamento às respectivas discussões. O público alvo é composto de servidores e alunos que compõem não só às unidades foco desta pesquisa, como também toda a comunidade acadêmica do IFMG, servindo de cartão postal para a disseminação da cultura e da identidade histórico-institucional.
- ItemACaSa Mestre Caetano: ativividades em campo na Sabará de Mestre Caetano (guia em formato e-book)(2023-01-18) Jardim, Cleide Janine; Tocafundo, Ronan Daré; Doutor Ronan Daré Tocafundo; PARIMPAR e Pimpa Estúdio (e-book)O guia, no formato e-book, ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano e o Mapa-Guia Digital ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano para a Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e o, são ferramentas de apoio ao planejamento, agendamento e realização de atividades educativas em espaços não escolares no município de Sabará, em Minas Gerais, idealizadas e concebidas como uma estratégia embasada na teoria do Terceiro Espaço, de Ken Zeichner, com a intencionalidade de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. São Produtos Educacionais frutos da pesquisa de mestrado Espaços não escolares em Sabará: ensino e aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica para além das fronteiras do IFMG, vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEpt) do IFMG Campus Ouro Branco. Os produtos destinam-se, especialmente, a docentes do ensino médio, mas pode ser aproveitado para outros níveis de ensino ou para outras finalidades, como para quem desejar conhecer espaços municipais, para pesquisas ou mesmo turismo. Dedicação, responsabilidade, ética e carinho formam os pilares para a realização de muitas pesquisas, contatos, construção de uma rede de relacionamentos e de parcerias entre escola e diversos espaços da Cidade. A partir das informações registradas, mapeamos espaços para a realização de atividades educativas, privilegiando a escala local, a fim de fortalecer o pertencimento, a valorização do lugar e a conexão entre a educação, o município e comunidade. No e-book e no Mapa-Guia Digital constam apenas espaços e Instituições receptivas a esta proposta educacional, podendo ocorrer novas adesões em edições futuras dos produtos.
- ItemCírculos de leitura: uma estratégia para a formação do leitor literário(0002-10-23) Sá, Ivone Rosa Ferreira de; Franco, Raquel Aparecida Soares Reis; Doutora Raquel Aparecida Soares Reis Franco; Editora ParimparEste Guia não é um documento prescritivo ou instrucional que exige que o professor proceda de uma determinada maneira para realizar uma tarefa e que cumpra as instruções explicitadas. Entretanto, este material tem por objetivo auxiliar todos os professores e futuros docentes, em especial os de língua portuguesa que atuam nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º) e no ensino médio integrado (1ª a 3ª série), a fortalecer a comunidade de leitores na escola por meio dos círculos de leitura.
- ItemCotas, fatos e fakes: entendendo o sistema de cotas do IFMG(2023-09-29) Alex Rodrigues Borges; Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos SantosO material objetiva contribuir para o fortalecimento das ações afirmativas no IFMG, por meio de informações acerca do processo seletivo para os candidatos cotistas e do combate à desinformação. Para tanto, o conteúdo informativo foi minuciosamente trabalhado de maneira a atender o público-alvo, com linguagem acessível e simples. O produto educacional foi organizado a partir das informações relevantes referentes à aplicação e operacionalização das ações afirmativas na educação, assim como na abordagem das desinformações frequentemente encontradas no tocante à Lei de Cotas. Contudo, a abordagem procurou atender as especificidades para o público ao qual se destinava. Ou seja, os alunos com a faixa de idade em torno de 14 anos. A cartilha foi elaborada com informações sobre a distribuição de vagas conforme a Lei de Cotas, isto é, em consonância com a Lei 12.711/2012. Também abordamos informações sobre os procedimentos complementares que compõem o processo para a efetivação da matrícula dos candidatos autodeclarados PPI. Nesse contexto, inserimos informações e conceitos relevantes acerca de todo o processo das ações afirmativas na educação (códigos de reserva de vagas, autodeclaração e heteroidentificação).
- ItemDe Escola Técnica a Instituto Federal - Campus Ouro Preto: uma Jornada de Excelência e Inovação(2023-10-02) Souza, Maria Aparecida de.; Oliveira, Adilson Ribeiro de.; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEste produto educacional é resultado da pesquisa intitulada “De Escola Técnica a Instituto Federal: representações sociais de docentes sobre o processo de institucionalização do IFMG - Campus Ouro Preto”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG Campus Ouro Branco). Seu objetivo é apresentar aos leitores, de forma breve, como ocorreu o processo de transformação da Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP) em Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (CEFET-OP) e, atualmente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Preto), permeado pelos olhares de docentes.
- ItemDe Escola Técnica a Instituto Federal - Campus Ouro Preto: uma Jornada de Excelência e Inovação(2023-10-02) Souza, Maria Aparecida de.; Oliveira, Adilson Ribeiro de.; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEste produto educacional é resultado da pesquisa intitulada "De Escola Técnica a Instituto Federal: representações sociais de docentes sobre o processo de institucionalização do IFMG - campus Ouro Preto", desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Branco), e tem como objetivo apresentar aos leitores, de forma breve, como ocorreu o processo de transformação da Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP) em Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (CEFET-OP) e, atualmente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Preto), permeado pelos olhares de docentes.
- ItemGuia de orientações para professores de Educação Física sob a perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)(0001-12-24) Brito, Marinalva Maria de; Doutor Ronan Daré Tocafundo; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraO propósito do Guia é enfatizar a relevância da compreensão e aplicação dos conceitos fundamentais que sustentam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), visando promover a autonomia e o pensamento crítico do educando do ensino médio técnico.
- ItemJúri simulado com a temática "processo de vacinação": guia do professor(0012-03-24) Castro, Paula Silva Guimarães; Doutor Gustavo Pereira PessoaTrata-se de um roteiro de júri simulado, guia do professor, que consiste consiste em uma ferramenta que traça o caminho de forma detalhada, facilitando o professor na aplicação da estratégia pedagógica, desde as etapas preliminares, quando considera o conhecimento prévio dos alunos e fomenta a pesquisa como subsídio para construção de suas argumentações, até a simulação do júri, deixando evidente que a temática proposta é o “processo de vacinação”, entretanto, ressaltando que outros temas controversos na sociedade podem ser trabalhados utilizando a ferramenta, considerando as adaptações necessárias, de acordo com o contexto e o público para a sua aplicação.
- ItemManual informativo: conhecendo o NAPNEE do IFMG(2020-12-20) Nogueira, Camila; Xavier, Gláucia do Carmo; Doutora Gláucia do Carmo XavierEste Manual vem contribuir para o fortalecimento de um NAPNEE do IFMG para que o processo de inclusão do campus pesquisado seja aprimorado, auxiliando na ampliação das condições de permanência e aprendizagem dos discentes com necessidades educacionais específicas.
- ItemMapa-guia digital aCaSa Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano para a Educação Profissional e Tecnológica integrada ao Ensino Médio(2023-01-18) Jardim, Cleide Janine; Tocafundo, Ronan Daré; Doutor Ronan Daré TocafundoO Mapa-Guia Digital ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano para a Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e o e-Book ACASA Mestre Caetano, são ferramentas de apoio ao planejamento, agendamento e realização de atividades educativas em espaços não escolares no município de Sabará, em Minas Gerais, idealizadas e concebidas como uma estratégia embasada na teoria do Terceiro Espaço, de Ken Zeichner, com a intencionalidade de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. São Produtos Educacionais frutos da pesquisa de mestrado Espaços não escolares em Sabará: ensino e aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica para além das fronteiras do IFMG, vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMG Campus Ouro Branco. Os produtos destinam-se, especialmente, a docentes do ensino médio, mas pode ser aproveitado para outros níveis de ensino ou para outras finalidades, como para quem desejar conhecer espaços municipais, para pesquisas ou mesmo turismo. Dedicação, responsabilidade, ética e carinho formam os pilares para a realização de muitas pesquisas, contatos, construção de uma rede de relacionamentos e de parcerias entre escola e diversos espaços da Cidade. A partir das informações registradas, mapeamos espaços para a realização de atividades educativas, privilegiando a escala local, a fim de fortalecer o pertencimento, a valorização do lugar e a conexão entre a educação, o município e comunidade. No e-book e no Mapa-Guia Digital constam apenas espaços e Instituições receptivas a esta proposta educacional, podendo ocorrer novas adesões em edições futuras dos produtos.
- ItemO “Novo” Ensino Médio e o Mundo do Trabalho(2024-12-07) Oliveira, Evaldo Rosa; Doutor José Fernandes SilvaO produto educacional intitulado “Mundo do Trabalho e Mercado de Trabalho” distingue as peculiaridades do mundo do trabalho e, por conseguinte, do mercado de trabalho, de modo a contribuir para a formação integral dos estudantes, numa perspectiva omnilateral e politécnica.
- ItemOrientação profissional: aprendendo a ser e a escolher.(2021-08-26) Batista, Edneia Aparecida; Batista, Edneia Aparecida; Doutor Adilson Ribeiro de Oliveira; Instituto Federal de Minas GeraisA oficina de Orientação Profissional proposta foi desenvolvida a partir dos pressupostos teóricos da formação humana integral e da abordagem sócio-histórica da Orientação Profissional. Utilizamos também construtos teóricos da Teoria das Representações Sociais como forma de entendimento das representações sociais dos estudantes com relação à escolha das profissões, entendendo ser esta uma articulação possível à medida que a compreensão dessas representações nos auxiliou na proposta de atividades que fossem mais coerentes com as demandas, anseios, possibilidades e limitações dos jovens do ensino médio. O objetivo da proposta de oficina é oferecer material que subsidie o trabalho de profissionais da educação no que se refere à escolha da profissão pelos estudantes, com o fim de propiciar-lhes reflexão, posicionamento crítico, maturidade e autonomia neste processo.
- ItemRevisitando as Memórias da Implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) Profissional: dos Desafios às Potencialidades(0022-09-23) Alves, Claudete Aparecida; Doutora Marie Luce TavaresO Ensino Médio no Brasil vem sendo discutido desde o período imperial, incluindo o âmbito da Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral e Integrada. Nos últimos anos, iniciou-se o movimento da Reforma do Ensino Médio, a qual, apesar de muitas controvérsias, encontra-se aprovada dentro das Políticas Públicas Nacionais. Esta pesquisa buscou analisar as estratégias e desafios da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) profissional de uma Escola Estadual localizada no interior de Minas Gerais; compreender a trajetória da implantação na contribuição para ingresso neste novo modelo; e analisar a formação docente para a implantação do novo Currículo Referência do Ensino Médio. Para o desenvolvimento do estudo, foi necessário um aprofundamento em referenciais teóricos, que permearam os conceitos de Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral, Ensino Médio, História do Ensino Médio no Brasil, Reforma do Ensino Médio, concepções de currículo e organização da arquitetura curricular. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, pesquisa bibliográfica e de campo, por meio dos instrumentos: caderno de observações, questionários (Google Forms) e entrevistas semiestruturadas. Mediante os dados analisados, foi constatado que a comunidade escolar e seus sujeitos vivenciaram vários desafios desde a necessidade de transporte escolar para os estudantes, a organização do quadro de horários, a nova arquitetura curricular, com a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, a adequação das funções do corpo docente aos horários distintos das diferentes redes de ensino, a realização deficitária de formações dos profissionais, principalmente para desenvolvimento das atividades integradoras e os componentes da Formação do Curso Técnico em Informática (5º itinerário), o processo de comunicação, interesse, matrícula e permanência dos estudantes no novo modelo de ensino, até o desafio das atividades terem sido iniciadas no período da pandemia da COVID-19.
- ItemSer docente nos Institutos Federais(2024-08-22) RODRIGUES, Fernando Pereira.; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraO e-book, intitulado: "Ser docente nos Institutos Federais," foi produzido pelo mestrando Fernando Pereira Rodrigues, sob orientação do Professor Dr. Adilson Ribeiro de Oliveira, como produto educacional - resultado da pesquisa: “Representações Sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente nos Institutos Federais de Minas Gerais”. Ressalta-se ainda, que este material é parte integrante do projeto da FAPEMIG (APQ 02220-21) - “Educação Profissional e Tecnológica em perspectivas: os sujeitos, seus discursos e representações”. Pretende-se com este material colaborar na formação de professores, orientando-os e fornecendo algumas possibilidades de reflexão, contribuindo assim com a compreensão e posição do ser docente na EPT. Inserido na Linha 2 "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT," o e-book busca tornar pública a pesquisa do mestrado e fornecer incursões teóricas, conceituais, reflexões, diretrizes legais úteis para os docentes da EPT. O objetivo geral da pesquisa foi entender como as representações sociais sobre a EPT moldam a identidade dos docentes nos Institutos Federais. Esta produção é destinada não só aos docentes da EPT, mas também a outros servidores e à comunidade escolar, para ampliar a compreensão do papel docente nos Institutos Federais. Ah, espera-se ainda que o e-book seja amplamente divulgado nos Institutos Federais de Minas Gerais, como um aporte técnico a fim de possibilitar uma maior compreensão de quem são os docentes que atuam na EPT, assim como, um pouco da Instituição da qual fazem parte. As informações e conceitos contidos aqui são importantes para os docentes, mas também para todos os profissionais que compõem a rede.
- ItemSurdez e Inclusão no IFMG(2024-07-24) Oliveira, Fernando Menezes de; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroCartilha informativa sobre surdez e inclusão onde são abordadas questões sobre o tema, apresentadas definições e informações sobre surdez e deficiência auditiva e breves comentários sobre a inclusão destes no contexto educacional.