Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Mestra Karina Dutra de Carvalho Lemos"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBusca de conhecimento sobre o processo seletivo do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista: a mineração de dados como tecnologia para desvelar tendêndias e padrões(2013-11-05) Oliveira, Fernando Elias; Mestra Karina Dutra de Carvalho Lemos; Mestre José Fernandes da SilvaDiante da globalização e do avanço tecnológico, a informação tem desempenhando um papel primordial no desenvolvimento e sucesso das organizações. Nesse sentido, a constante produção de dados nestas organizações faz com que aumentem consideravelmente seu volume de dados, dos quais é possível retirar informações que agreguem valor e vantagens competitivas. Assim sendo, o processo de Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados (DCBD) visa aplicar a Mineração de Dados, sua principal etapa, para analisar e extrair conhecimento através de padrões consistentes e relacionamentos sistemáticos entre as instâncias de dados. O objetivo deste estudo é buscar informações implícitas na base de dados dos candidatos inscritos nos processos seletivos para os anos letivos de 2011, 2012 e 2013 do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista, através da aplicação do processo de DCBD. Neste trabalho, utilizando-se de uma ferramenta chamada Waikato Enviroment for Knowledge Analysis (WEKA), aplicaram-se as técnicas de Regra de Associação, Árvore de Decisão e Agrupamento. Os quesitos que nortearam o desenvolvimento deste trabalho foram a verificação da existência de relação entre o desempenho e a escolha do candidato no processo seletivo com a renda familiar, acesso à informação e localização do candidato. A metodologia para a realização deste estudo descritivo de caráter qualitativo e de natureza aplicada, no qual se utilizou do método de pesquisa hipotético-dedutivo, objetivou-se a aplicação da técnica de mineração de dados através do processo de DCBD. Para a execução da pesquisa utilizou-se os procedimentos bibliográfico, documental, experimental e estudo de caso. A amostra estudada consistiu nos 1985 candidatos inscritos nos três processos seletivos para os cursos técnicos. Os resultados obtidos confirmaram que a escolha por um curso e o desempenho de um candidato está intimamente ligada à renda familiar e à sua localização. O processo de DCBD mostrou-se eficaz para a transformação de dados em conhecimento, disponibilizando informações relevantes, motivando a continuidade da pesquisa e outros trabalhos futuros.
- ItemDesenvolvimento de ferramenta de conversão de texto em fala(2013-11-14) Oliveira, Daniela Couto de.; Santos, Allan Ribeiro dos; Mestra Karina Dutra de Carvalho LemosEste trabalho aborda o desenvolvimento de uma ferramenta para conversão texto-fala capaz de obter informações textuais e transformar tais informações em áudio. A conversão textofala ou TTS (Text-To-Speech) são sistemas capazes de converter uma linguagem escrita em fala. Essa possibilidade de armazenar informações na forma escrita, fornecendo saídas através de voz, amplia o uso de computadores para diversas aplicações como acesso a bancos de dados através de telefone, sistemas de correio eletrônico em correio por voz, e principalmente a facilidades providas para pessoas com deficiências vocais e visuais, através de máquinas de auxílio à fala e máquinas de leitura para cegos. Diante do exposto, objetivou-se com o trabalho o desenvolvimento de uma ferramenta que permitiu a conversão de um texto irrestrito em fala, permitindo o armazenamento dos arquivos em áudio para que possam ser acessados posteriormente. Para desenvolver a ferramenta proposta, torna-se cogente estudo de técnicas e procedimentos utilizados em sistemas de conversão texto-fala. O sistema foi desenvolvido utilizando a ferramenta de programação Microsoft Visual Studio 2010 Professional, a linguagem de programação C# e a biblioteca System.Speech responsável pelo processo de sintetize de texto em fala. O sistema foi apto a processar voz contínua e retorna a resposta imediata pelo programa. Os comandos e suas funções são fornecidos pelo usuário, adequando-se a sua necessidade prática. Diversos estudos podem ser realizados futuramente a respeito do trabalho, como o estudo mais aprofundado a respeito naturalidade da fala e entoação das pronúncias, utilizando para isso um analisador morfo-sintático. Os resultados obtidos ao término do trabalho foram satisfatórios, pois a ferramenta desenvolvida conseguiu obter informações textuais e realizar a síntese em fala conforme proposto.
- ItemDesenvolvimento de uma plataforma para aplicação da técnica de gamificação como apoio a disciplina de algoritmos e estruturas de dados I no IFMG - Campus São João Evangelista(2017-12-08) Feitosa, Hatus Daniel Rocha Costa; Santos, Hudson Pimenta dos; Mestra Karina Dutra de Carvalho Lemos; Especialista Ítalo Magno PereiraEste trabalho tem como tema a técnica de gamificação e sua aplicação na disciplina de Algoritmos e Estruturas de Dados I (AED I) do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista (IFMG -SJE). Seu principal objetivo foi o desenvolvimento de uma ferramenta para facilitar a aplicação da gamificação com intuito de estimular e engajar os estudantes no aprendizado de algoritmos. Como metodologia foram aplicados dois questionários, o primeiro visando compreender as dificuldades presentes no aprendizado e o segundo, analisar as possíveis contribuições da gamificação neste contexto. Estes tiveram como amostra três turmas do próprio curso. Como resultados foram constatadas dificuldades no aprendizado de algoritmos,e com a aplicação da técnica pode-se averiguar um aumento na motivação dos estudantes ocasionada pelo desafio e pela competição gerada com o uso da plataforma.
- ItemEstudo de ferramentas de informática para auxílio nas aulas dos cursos oferecidos pelo Campus São João Evangelista.(2013-11-14) Hilário, Joslaine Cristina Batista de Carvalho; Silva, Mara Izidoro da.; Mestra Karina Dutra de Carvalho LemosEste trabalho tem como tema uma pesquisa acerca da existência de ferramentas didáticopedagógicas informatizadas, para auxílio das aulas do Curso de Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Seu objetivo principal foi realizar um estudo aprofundado dos recursos tecnológicos aplicados às disciplinas, atuando como ponte no estreitamento da relação teoria-prática, a fim de buscar conhecer as reais necessidades dos docentes para adoção e adequação à realidade do ensino da instituição, examinar a existência de ferramentas educacionais que promovam maior interação do aluno com o conhecimento durante a realização de seus estudos e a avaliar as características desses recursos em conjunto com professores e seus alunos para verificação de sua adequação ao conteúdo ministrado. Como metodologia aplicada foram utilizadas quarenta e uma ferramentas, para as dez disciplinas que fizeram parte da pesquisa. A amostra do trabalho consistiu em 50% da população dos docentes do Ensino Básico, que foram entrevistados de forma semiestruturada pelas pesquisadoras, contando com o uso de um questionário elaborado para avaliação qualitativa da experiência do uso das ferramentas e sua aplicabilidade em salas de aulas. Como resultados foi percebida uma grande aceitação das ferramentas e softwares, todos gratuitos e em sua maioria, disponibilizados de forma online, em todas as disciplinas submetidas à análise. Discussões foram levantadas acerca dos registros das opiniões emitidas pelos entrevistados quanto a adequação e as características das ferramentas, assim como a disponibilização e as capacitações referentes aos outros tipos de ferramentas para os conteúdos do Currículo Básico Comum. Constatou-se que houve melhor adequação e consequente aceitação das ferramentas empregadas de forma prática, uma vez que estas permitem maior interação com o conteúdo ministrado pelos professores, fazendo com que o aluno possa construir seu conhecimento e a confirmação das hipóteses levantadas e o alcance dos objetivos propostos.
- ItemO uso de softwares educacionais na educação inclusiva.(2018-12-29) Fróes, Afrânio Pereira; Ataíde, Larissa Gomes; Mestra Karina Dutra de Carvalho Lemos; Mestre Bruno de Souza ToledoO presente trabalho tem como tema o uso de softwares e jogos educacionais na educação inclusiva com foco na aprendizagem dos indivíduos que possuem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O estudo foi realizado com cinco alunos da Escola Municipal Pingo de Luz, localizada na cidade de Guanhães-MG. Seu principal objetivo foi avaliar a contribuição de diversos softwares e jogos educacionais como ferramenta auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem destes alunos, visto que os sintomas do transtorno na maioria das vezes prejudicam este processo. Como metodologia foram utilizados dois questionários, em que o primeiro visou identificar as características comportamentais dos discentes e as dificuldades dos mesmos no tocante ao aprendizado, e o segundo, analisar as possíveis contribuições dos softwares e jogos educacionais neste processo. Como resultados, foram constatadas as dificuldades de aprendizagem que os discentes possuem em decorrência dos sintomas do transtorno, e após a aplicação da pesquisa verificou-se o potencial da informática como auxiliadora no processo de obtenção do conhecimento.