Trabalho de Conclusão de Curso
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- ItemAnálise comparativa do microbioma de leite bovino de amostras individuais e de tanque de expansão refrigerado em rebanhos produtores do Queijo Minas Artesanal Canastra(2025-02-03) Oliveira, Evelly de Souza; Doutor Raphael Steinberg da Silva; Doutor Gustavo Augusto LacorteO leite bovino é uma matriz biológica rica e complexa, cuja microbiota exerce influência direta na qualidade dos produtos finais de sua cadeia produtiva e na saúde da glândula mamária. No contexto da produção do Queijo Minas Artesanal Canastra, a microbiota do leite é particularmente relevante, pois contribui tanto para as características sensoriais do queijo quanto para a manutenção da qualidade microbiológica da matéria-prima. O entendimento dessa microbiota é essencial para otimizar processos produtivos, garantir a segurança alimentar e desenvolver estratégias de controle de enfermidades, como a mastite, que afeta diretamente a qualidade do leite. Neste estudo, investigou-se o microbioma do leite bovino em rebanhos produtores do Queijo Minas Artesanal Canastra. Foram analisadas 94 amostras individuais de leite e 6 amostras de tanque de expansão refrigerado, totalizando 100 amostras provenientes de 6 fazendas da região. A identificação bacteriana foi realizada utilizando-se a técnica de sequenciamento do gene 16S rRNA. Os filos predominantes foram Actinobactéria, Proteobacteria, Firmicutes e Bacteroides, com destaque para as classes Actinobactéria, Gammaproteobacteria, Clostridia e Alphaproteobacteria. Entre as bactérias do ácido lático (BAL), observaram-se maiores frequências dos gêneros Streptococcus (77%), Enterococcus (9%), Lactococcus (5%), Aerococcus (3%) e Lactobacillus (2%). Corynebacteriaceae e Sphingomonaceae foram as famílias mais frequentes nos heatmaps das fazendas, enquanto, nos tanques de expansão refrigerado, as maiores frequências foram Corynebacteriaceae, Sphingomonaceae, Micrococcaceae e Moraxellaceae. A Análise das Coordenadas Principais (PCoA) revelou uma notável similaridade entre as amostras, independentemente da fazenda de origem ou do armazenamento no tanque. A ausência de agrupamentos distintos nos gráficos de PCoA sugere que fatores como proximidade geográfica e condições de manejo similares favorecem uma microbiota homogênea, sem alterações significativas ao longo do processo. Os resultados contribuem para uma melhor compreensão das comunidades microbianas no leite bovino e suas interações, bem como auxiliam no desenvolvimento de práticas voltadas à melhoria da saúde animal e da qualidade do leite. Além disso, os achados fornecem subsídios para estratégias baseadas no microbioma que promovam a sustentabilidade e a valorização da cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal Canastra.
- ItemEstresse acadêmico e coping em estudantes de ciências biológicas de uma instituição de ensino superior no Centro-Oeste de Minas Gerais(2025-02-11) Paula, Igor Mariano da Cruz; Doutora Rosemary Pereira Costa e BarbosaEstresse é uma reação de alarme do organismo, e sua permanência ao longo do tempo pode causar graves prejuízos ao sujeito. O estresse acadêmico pode ser definido como uma reação de ativação fisiológica, emocional, cognitiva e comportamental desencadeada diante estímulos e eventos acadêmicos. Coping é todo conjunto de habilidades comportamentais e cognitivas usadas pelos sujeitos para dominar e adaptar-se ante a agentes estressores. Diante da relevância destes temas na atualidade, esta pesquisa visou identificar a existência de estresse acadêmico nos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição de ensino superior no centro-oeste de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo e descritivo. Os dados coletados são resultantes da aplicação de formulários virtuais contendo o Inventário de Sintomas de Stress (LIPP, 2000) e o inventário COPE Breve (BRASILEIRO, 2012). Participaram voluntariamente 49 alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da instituição. Os dados foram tabulados com o software Microsoft Excel e, posteriormente, organizados, categorizados e analisados. A existência de estresse foi dentificada. Fatores como gênero, trabalho, sobrecarga de conteúdo, prazos curtos, atividades extracurriculares, provas, cobrança e falta de apoio de professores foram relacionados como fontes de estresse. A estratégia de coping mais utilizada pelos estudantes foi autodistração, enquanto a menos utilizada foi uso de substâncias. A prevalência das fases de resistência e exaustão nos estudantes é um alerta, revelando a necessidade de estudos e intervenções institucionais para a redução desse quadro.
- ItemEducação inclusiva: uma proposta metodológica para o ensino de histologia animal no primeiro ano do ensino médio(2025-01-23) Gomes, Wallace William Dias; Doutora Luciana da Silva de OliveiraEm cada unidade escolar, cada aluno é único, e esta individualização precisa ser cuidada com empatia para que o aluno desenvolva suas habilidades, suas capacidades intelectuais e psicossociais, confiando que as pessoas que ali se encontram vão ajudar, orientar e proteger. Com crianças especiais, o paradigma anterior é ampliado, pois necessita-se de maior contato entre pais, escola e profissionais que amparam a criança e sua família. A escola inclusiva deve ser um lugar de empatia, aceitação, compartilhamento e, sobretudo, de cooperação e equidade entre todos. Utilizou-se a revisão de literatura acadêmica, de legislação e normas para educação de cegos em salas inclusivas do ensino médio. Pelas pesquisas efetuadas, conclui-se que, para escolas públicas, é complicado adquirir modelos médicos, que são de alto custo, para o ensino de conteúdo muito específico e para poucos alunos, por mais instigante que seja. A criatividade do professor em buscar metodologias ativas e tecnologias (assistivas ou não) é sempre uma necessidade para manter a motivação da sala e conseguir o aprendizado pleno e objetivo do conteúdo a ser ministrado. Mais que criatividade, é preciso muita pesquisa do professor, de forma a sempre se conseguir uma saída frente a alguma barreira de aprendizado, com ou sem alunos especiais em sala de aula.
- ItemMontagem de ambiente de análises ecológicas de microbiomas usando a Plataforma Qiime2(2020-08-30) Willian Mendes Gonçalves; Doutor Gustavo Augusto LacorteA Bioinformática é uma área interdisciplinar que integra conhecimentos de diversas áreas, como Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Estatística, entre outras. Há um debate em torno da necessidade de biólogos tornarem-se proficientes em programação, levando em consideração a complexidade e o tempo necessário para especializar-se nessa área. Embora essa exigência seja questionável, o conhecimento básico na área pode facilitar a comunicação entre biólogos e especialistas em computação, especialmente em situações em que programas prontos não atendem a necessidades específicas. Diante desse cenário, este Trabalho de Conclusão de Curso visou realizar uma avaliação de diferentes estratégias de montagem de ambiente de uso da plataforma Qiime 2, para análises metataxonômicas. Para validar o ambiente e a pipeline, foram analisados dados de sequenciamento de amplicons, provenientes do Parque Nacional da Serra da Canastra, focando em áreas impactadas e não impactadas pelo fogo, durante o um Manejo do Fogo Integrado. Ao final das analises, foi possível identificar como a ação do fogo mudou as comunidades microbiológicas do solo. A análise comparativa de máquinas para bioinformática revelou que, embora computadores com menor disponibilidade de recursos sejam capazes de executar processos básicos, tarefas mais complexas, especialmente em estudos de microbiomas, exigem máquinas com maior disponibilidade de recursos. Nos testes realizados, a máquina com 64 GB de RAM e 12 vCPUs demonstrou ser a mais adequada para lidar com grandes volumes de dados e processos intensivos. No entanto, para pesquisas com restrições orçamentárias, uma abordagem mais econômica e eficiente pode ser a combinação estratégica de diferentes máquinas, permitindo a otimização de custos sem comprometer a qualidade dos resultados.
- ItemA dengue em Bambuí, Minas Gerais: um estudo descritivo retrospectivo observacional(2024-08-30) Marcos Rogério Vieira CardosoA dengue é uma importante doença viral, assintomática ou sintomática, transmitida pelo mosquito fêmea da espécie Aedes aegypti, ocasionando um problema de saúde pública, obtendo um grande impacto na população e elevado crescimento, devido a surtos epidêmicos frequentes. Nesse contexto, as análises epidemiológicas feitas da atual situação tornam-se essenciais para traçar as melhores estratégias de planejamento e gestão em saúde, a fim de minimizar os danos dessa doença. Este trabalho teve como objetivo descrever os casosde dengue, entre os anos 2020 a 2024, no município de Bambuí, Minas Gerais. Foram utilizados dados gerados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), além de dados fornecidos pela secretaria epidemiológica e vigilância em saúde do município. No período avaliado, foram notificados 2788 casos, tendo a frequência dos casos notificados com maior incidência na população entre 20 e 49 anos. A análise do quadriênio indica uma elevação no número de casos de dengue no município, seguindo padrões sazonais e períodos endêmicos. O aumento dos casos está associado a mudanças climáticas, poucas ações da comunidade e a poluição, tendo ocasionando o crescimento de criadouros para o vetor dadoença.