Trabalho de Conclusão de Curso

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    Montagem de ambiente de análises ecológicas de microbiomas usando a Plataforma Qiime2
    (2020-08-30) Willian Mendes Gonçalves; Doutor Gustavo Augusto Lacorte
    A Bioinformática é uma área interdisciplinar que integra conhecimentos de diversas áreas, como Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Estatística, entre outras. Há um debate em torno da necessidade de biólogos tornarem-se proficientes em programação, levando em consideração a complexidade e o tempo necessário para especializar-se nessa área. Embora essa exigência seja questionável, o conhecimento básico na área pode facilitar a comunicação entre biólogos e especialistas em computação, especialmente em situações em que programas prontos não atendem a necessidades específicas. Diante desse cenário, este Trabalho de Conclusão de Curso visou realizar uma avaliação de diferentes estratégias de montagem de ambiente de uso da plataforma Qiime 2, para análises metataxonômicas. Para validar o ambiente e a pipeline, foram analisados dados de sequenciamento de amplicons, provenientes do Parque Nacional da Serra da Canastra, focando em áreas impactadas e não impactadas pelo fogo, durante o um Manejo do Fogo Integrado. Ao final das analises, foi possível identificar como a ação do fogo mudou as comunidades microbiológicas do solo. A análise comparativa de máquinas para bioinformática revelou que, embora computadores com menor disponibilidade de recursos sejam capazes de executar processos básicos, tarefas mais complexas, especialmente em estudos de microbiomas, exigem máquinas com maior disponibilidade de recursos. Nos testes realizados, a máquina com 64 GB de RAM e 12 vCPUs demonstrou ser a mais adequada para lidar com grandes volumes de dados e processos intensivos. No entanto, para pesquisas com restrições orçamentárias, uma abordagem mais econômica e eficiente pode ser a combinação estratégica de diferentes máquinas, permitindo a otimização de custos sem comprometer a qualidade dos resultados.
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    A dengue em Bambuí, Minas Gerais: um estudo descritivo retrospectivo observacional
    (2024-08-30) Marcos Rogério Vieira Cardoso
    A dengue é uma importante doença viral, assintomática ou sintomática, transmitida pelo mosquito fêmea da espécie Aedes aegypti, ocasionando um problema de saúde pública, obtendo um grande impacto na população e elevado crescimento, devido a surtos epidêmicos frequentes. Nesse contexto, as análises epidemiológicas feitas da atual situação tornam-se essenciais para traçar as melhores estratégias de planejamento e gestão em saúde, a fim de minimizar os danos dessa doença. Este trabalho teve como objetivo descrever os casosde dengue, entre os anos 2020 a 2024, no município de Bambuí, Minas Gerais. Foram utilizados dados gerados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), além de dados fornecidos pela secretaria epidemiológica e vigilância em saúde do município. No período avaliado, foram notificados 2788 casos, tendo a frequência dos casos notificados com maior incidência na população entre 20 e 49 anos. A análise do quadriênio indica uma elevação no número de casos de dengue no município, seguindo padrões sazonais e períodos endêmicos. O aumento dos casos está associado a mudanças climáticas, poucas ações da comunidade e a poluição, tendo ocasionando o crescimento de criadouros para o vetor dadoença.
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    Levantamento de jogos educativos voltados para a preservação ambiental.
    (0024-02-08) Teixeira, Danielly de Oliveira.; Prof. Maria Carolina Gaspar Botrel.
    A degradação contínua dos recursos naturais da Terra é provocada pelo uso excessivo e descontrolado de recursos, gerando resíduos que perturbam os fluxos naturais de energia e matéria. A Educação Ambiental é amplamente reconhecida por sua capacidade de modificar atitudes humanas em relação ao meio ambiente; contudo, é essencial ser implementada de maneira eficaz e abrangente para garantir resultados significativos. A razão para esse estudo surgiu da percepção de que muitos educadores enfrentam dificuldades ao acessar ferramentas voltada para a Educação Ambiental, bem como em localizar referências relevantes com as mesmas características e prática. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento de jogos educativos sobre a preservação ambiental com o intuito de trabalhar a Educação Ambiental, para auxiliar os professores do Ensino Fundamental. Este estudo se define como uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica, com as seguintes etapas: pesquisa utilizando palavras-chave, seleção de artigos, leitura de resumos e trabalhos completos, e avaliação do tipo de jogo proposto. Como resultado, identificaram-se seis jogos desenvolvidos para uso em sala de aula e quatro jogos digitais, abordando temas relacionados à ecologia como biodiversidade, conservação, resíduos sólidos, degradação ambiental e 3R’s, entre outros. Conclui-se que a identificação e o levantamento desses jogos didáticos oferecem oportunidades para os educadores aplicarem tais recursos em suas aulas, seja no contexto presencial ou remoto.