Bacharelado em Engenharia Mecânica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Mecânica por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 41
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da manutenção preventiva para minimização de intervenções corretivas(2023-12-06) Pacheco, Anderson Fernandes; Professor Engenheiro Mestre Bruno de Souza BaptistaEste trabalho apresenta a crucial importância da adoção de estratégias de manutenção preventiva em comparação com as práticas de manutenção corretiva. A revisão bibliográfica apresentada revela o consenso na literatura quanto às vantagens substanciais oferecidas pela manutenção preventiva, destacando-a como uma abordagem proativa para preservar a integridade e eficiência dos equipamentos. O estudo inicia-se explorando os conceitos fundamentais de manutenção, diferenciação dos tipos e delineando suas características distintas. A análise dos dados de comparação da efetividade da execução de manutenção preventiva em equipamentos com operações similares e conceitos destacados na literatura, revelam que a manutenção preventiva não apenas minimiza o tempo de inatividade, mas também contribui para a prolongação da vida útil dos ativos. Ao examinar as vantagens econômicas, observa-se que a manutenção preventiva resulta em custos totais significativamente inferiores, se comparados aos demais tipos. A antecipação e prevenção de falhas possibilitam a gestão eficaz dos recursos financeiros, evitando despesas imprevistas relacionadas a reparos não planejados. A revisão abrange também aspectos relacionados à segurança operacional e a otimização do desempenho produtivo. Em síntese, este trabalho sustenta, de maneira consistente, as vantagens da manutenção preventiva em comparação com a manutenção corretiva. A abordagem proativa, aliada aos benefícios econômicos, de segurança e desempenho operacional, reforça a necessidade e eficácia da implementação de programas de manutenção preventiva como prática padrão na gestão de manutenção.
- ItemA importância das análises de falhas em manutençãoindustrial e seus efeitos(0023-12-01) Soares, Matheus Silva; Mestre Rogério Eustáquio de SouzaO presente trabalho busca através de uma revisão bibliográfica abordar a utilização de análises de falhas como recursos norteadores na identificação e intervenção de máquinas. Dessa forma verifica-se a importância das análise de falhas em manutenção industrial e seus efeitos. Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico a busca pela demanda de produtos dos diversos ramos industriais tem aumentado. Para atingir as metas estabelecidas em cada empresa é necessário que o sistema fabril tenha o melhor índice de disponibilidade possível. Nesse contexto, a manutenção é formada por um conjunto de ações que ajudam no bom e correto funcionamento dos equipamentos, atuando de maneira preponderante. Estudos realizados no decorrer dos anos indicam que a manutenção pode reduzir perdas de tempo e materiais a fim de aumentar a disponibilidade de máquinas para uma melhor produção. Neste sentido, as análises de falhas juntamente com ferramentas da qualidade auxiliam na tarefa não tão simples de investigação e correção de problemas nos equipamentos. De modo a atingir objetivos específicos do trabalho, observar estratégias discutidas no meio científico diante de casos concretos, faz-se necessário. Com isso, a aplicabilidade dos métodos de manutenção, revelam a importância das análises de falhas para a melhoria da confiabilidade das empresas expondo características relevantes desse campo. A fim de entender os procedimentos e pontuar os objetivos dos empreendimentos de médio a longo prazo, autores como Alan Kardec e Júlio Nascif alegam que é necessário também traçar um plano de ataque com vista a atingir os objetivos. Nesse contexto, disponibilidade e confiabilidade são fatores cruciais a serem analisados e exemplificados nos tópicos posteriores. A pesquisa evidencia a importância da manutenção, utilizando as análises de falhas prévias e procedimentos preventivos. Impactos em níveis financeiros e sociais são evidenciados por meio de custos extraordinários e fatalidades oriundas dos problemas de manutenção. Por fim, foi possível identificar a importância das análises de falhas e seus efeitos diante das discussões propostas e da aplicabilidade dos métodos de análises de falhas.
- ItemA importância das análises virtuais no desenvolvimento do projeto automotivo(2022-12-12) Ferreira, Gabriel Henrique Oliveira; Mestra Jaqueline das Graças Moura Oliveira; Mestre Felipe Augusto Rocha da SilvaTodo meio corporativo tem, em sua grande maioria, a premissa de produzir o executar, produtos no menor espaço de tempo possível, com a maior qualidade ao menor custo. Atingido esse objetivo, sua margem de lucro será maior, por consequência. Em toda instituição que tem como um dos pontos de vista a lucratividade, estes conceitos norteiam sua cadeia produtiva, uma das profissões que pode auxiliar nesse desenvolver é a engenharia. No meio da indústria automotiva encontra-se situação semelhante, onde a engenharia sempre busca solucionar problemas de produção e projeto ao menor custo possível. Para otimizar e auxiliar os engenheiros/projetistas em seu trabalho, no processo de desenvolvimento, surgiram tecnologias que antecipam possíveis problemas ou até mesmo extinguem erros, diminuindo seus custos com manutenção e retrabalhos. Com o advento dos microcomputadores surgiram também os softwares como: Ug-Nx, Catia, AutoCad. Essas ferramentas virtuais auxiliam, os profissionais envolvidos no projeto, com o modelamento virtual, dessa forma eles conseguem averiguar os acoplamentos, movimentações e simulações virtuais dos componentes, eliminando interferências. Após corrigidos no software é dado o aval para fabricação do componente desenvolvido, ou seja, farão peças mais assertivas, tanto no âmbito de montagem quanto no que tange à segurança veicular, dessa forma, gasta-se menos tempo e recursos nas etapas de desenvolvimento do projeto. No presente trabalho analisou-se um estudo de caso, no qual serão utilizados softwares para investigação e aprovação de componentes, busca-se demonstrar que as análises virtuais trouxeram benefícios como redução de custo e de tempo através de simulações que podem ser feitas no sistema virtual, antecipando erros antes que se gaste recursos com a produção de ferramental.
- ItemANÁLISE AUTOMATIZADA DE FACTIBILIDADE DE PONTOS DE SOLDA COM A API NX OPEN(2023-12-21) Jonathan Ferreira Martins Prado; Prof.(a) Dr. André Fonseca Félix; Prof.(a) Me. Virgil Del Duca AlmeidaA indústria, em constante evolução, demanda o desenvolvimento contínuo de novos produtos para garantir a relevância em um ambiente altamente competitivo. Deste modo, reduzir o tempo de desenvolvimento nesse cenário é uma prioridade, e, para isto, a simulação computacional aparece como uma ferramenta estratégica para antecipar o comportamento de novos produtos durante os processos de produção, com o intuito de otimizar recursos. O processo de solda a ponto, especialmente na indústria automotiva, é amplamente adotado devido à sua alta produtividade e baixo custo operacional. Por esse motivo, torna-se um método prevalente na concepção de diversos produtos na área industrial. A antecipação do comportamento do produto nos processos de produção é feita por meio de análises, conhecidas como análises de factibilidade. Contudo, a condução manual da análise de factibilidade para esses pontos de solda por analistas de produto apresenta-se como uma tarefa complexa, sujeita a desafios como lesões e erros humanos. A automatização desse processo surge como uma solução, não apenas para reduzir o tempo de análise, mas também para aumentar a confiabilidade, mitigando potenciais erros humanos. A relevância dos softwares 3D, evidenciando o Siemens NX com sua API NX Open, são essenciais para que a automatização da análise de factibilidade de pontos de solda seja realizada, desta forma contribuindo para um desenvolvimento de produto mais otimizado.
- ItemAnálise da eficiência energética de um forno fusor de indução tipo cadinho(2022-07-12) Cotta, Wellington Flavio Da Silva; Mestre Bruno de Souza BaptistaCom a crescente da demanda de energia no mundo para atender as necessidades da sociedade, surge a necessidade de desenvolvimento de estudos e pesquisas para o aumento da eficiência energética em processos industriais, visando a sustentabilidade e a redução dos custos de operação. O balanço energético nacional de 2022 divulgado pela EPE demonstra que em 2021 o setor Metalúrgico foi responsável por 27,8% do consumo energético industrial e por 9% do consumo total de energia no Brasil. O presente trabalho se trata de um estudo de caso sobre a eficiência energética de um forno de indução tipo cadinho que opera no processo de fusão de ligas de ferro fundido e que está instalado em uma fundição situada no estado de Minas Gerais. Foi adotado um modelo para o cálculo do consumo ideal (mínimo termodinâmico) através dos balanços de entalpia das matérias primas. A eficiência energética encontrada de 73% (em média), demonstra que existem oportunidades de melhorias. As melhorias propostas com base nas melhores práticas apresentam um potencial de redução do consumo específico (kWh/t) e, consequentemente, do aumento da eficiência energética.
- ItemAnálise de bolhas desprendidas durante o ensaio por fadiga realizado em ambiente subaquático(2021-12-14) Medeiros Junior, Varney da Silva; Doutor Gabriel Mendes de Almeida CarvalhoCom a diminuição da oferta das reservas de recursos naturais em terra a busca desses recursos em ambiente subaquático vem ganhando magnitude nas últimas décadas, principalmente pela exploração do petróleo em plataformas offshore, com isso há a necessidade de que projetos e manutenção de componentes que trabalhem em ambiente molhado sejam otimizados para estes meios, buscando assim maior confiabilidade e vida útil para estes componentes. Este trabalho tem como objetivo estudar o desprendimento de bolhas durante o ensaio por fadiga realizado em ambiente subaquático, buscando o entendimento do fenômeno. A partir dos testes, foi observado que as bolhas aparecem em momentos específicos do ensaio, seguindo um comportamento onde a mesma cresce até atingir um diâmetro médio máximo e após isso, tende a diminuir desaparecendo antes do final do ensaio.
- ItemAnálise de falhas e otimização topológica em martelos trituradores de sucata via simulação no Ansys Workbench(2023-08-04) Rodrigues, Lucas José; Doutor Hélio Luiz SimonettiEste trabalho utiliza o software ANSYS Workbench para analisar falhas em martelos de triturador de sucatas e aplicar a Otimização Topológica (OT). O objetivo é melhorar o projeto, reduzindo o peso e aumentando a eficiência durante o ciclo de vida útil. O triturador possui martelos rotativos que fragmentam o material inserido. A otimização topológica busca a melhor distribuição de material, maximizando a resistência e minimizando o peso. O estudo utiliza o Ansys Workbench, criando um modelo CAD com condições de contorno e restrições. A implementação da otimização topológica contribui para o desempenho da máquina e redução dos custos de fabricação dos martelos. No triturador, os martelos são fundamentais e geralmente feitos em aço manganês austenítico. Porém, apresentam falhas devido à falta de resistência, baixa resistência ao escoamento e tração, e crescimento de carbonetos em temperaturas entre 200°C e 300°C. Identificar essas falhas é importante para aumentar a eficiência e reduzir custos.
- ItemAnálise dinâmica de uma viga em balanço excitada por um carregamento periódico(2022-07-12) Amaral, Gilson de Oliveira; Mestre Evanilton José Alves BarbosaA abordagem inicial em engenharia para dimensionamento de estruturas parte da concepção de carregamentos estáticos. A apreciação de carregamentos dinâmicos ocorre em um segundo momento, mas nem sempre essencialmente de maneira dinâmica, uma vez que é comum acrescentar fatores de amplificação dinâmica na análise estática como alternativa a um ensaio mais detalhado. Em muitas situações tal alternativa é extremamente efetiva, em especial em estruturas com carregamentos, cuja variação em função do tempo é lenta ou que tenham ações dinâmicas muito inferiores às ações estáticas, quase sendo possível desprezá-las. Entretanto, quando nos deparamos com estruturas submetidas a ações que variam com o tempo, seja em magnitude, direção ou posição, tais como impactos, vibrações, variações repentinas de cargas, relacionadas a forças potenciais ou cinéticas, faz-se necessário ir além do estudo estático. Através da análise dinâmica se estuda o deslocamento de um corpo em função do tempo, que tem como objetivo, determinar os deslocamentos, velocidades e acelerações de todos os elementos constituintes de uma estrutura submetida a cargas dinâmicas. Por meio da revisão bibliográfica sobre o tema, aliada à aplicação com dados hipotéticos de carregamento de uma viga em balanço excitada por um carregamento periódico, restou demonstrado a necessidade de uma análise completa das estruturas, considerando os elementos estáticos e dinâmicos.
- ItemANÁLISE DO PROCESSO DE REGENERAÇÃO TÉRMICA DE AREIA DE FUNDIÇÃO VIA FORNO DE LEITO FLUIDIZADO: um estudo experimental.(2023-12-07) Belote, Ian Ferreira.; Doutor André Fonseca FélixO presente trabalho possui natureza analítico-experimental em que se busca verificar a viabilidade da reutilização da areia de fundição regenerada termicamente, via forno de leito fluidizado, no processo de fundição de Ferros Fundidos. Nesse sentido, foram confrontadas propriedades físico-químicas da areia de fundição regenerada e não regenerada, a fim de avaliar se, após o processo, os padrões mínimos de reinserção seriam atendidos. Para tanto, o estudo apresentará inicialmente uma revisão de literatura acerca dos elementos basilares do estudo, materiais e métodos utilizados durante o processo experimental, bem como os tipos de areia de fundição e o processo de regeneração térmica de areia. Por fim, exporará os resultados obtidos, com enfoque na granulometria – percentual de finos e módulo de finitura, e na perda por calcinação. O resultado obtido aponta para uma satisfatória eficácia do processo de regeneração térmica de areia, de modo que suas propriedades físico-químicas se assemelham às da areia comum (ADF não regenerada).
- ItemAnálise dos dados de corte em operação de desbaste por fresagem CNC do aço SAE 1045, obtidos em catálogos técnicos e através de questionário aplicado a profissionais da indústria que atuam no segmento de usinagem mecânica por fresamento.(2021-09-24) Ranzoni, Igor Galindo; Mestre Evanilton José Alves Barbosa; Doutor André FélixO aço SAE 1045 é um material amplamente utilizado na indústria mecânica para construções diversas com ou sem tratamento térmico, dependendo da aplicação. Conhecer os dados de corte aplicado ao fresamento, é entender como se processa a usinagem deste material. Desta forma, este trabalho apresenta comparativamente os dados de corte de fabricantes de ferramentas, os dados de corte praticados no chão de fábrica por meio dos usuários das máquinas ferramentas e as características e estratégias de fresamento. Os dados foram pesquisados em catálogos de fabricantes de ferramentas e por meio de questionário aplicado a profissionais do segmento de usinagem mecânica. Foram realizadas análises comparativas que apontam para uma ineficiência na aplicação dos dados de corte e estratégias de usinagem. O estudo levou em conta a geometria da ferramenta de corte, a relação entre o diâmetro da ferramenta e largura de corte e o posicionamento da ferramenta de corte em relação ao material. A pesquisa aponta para grandes possibilidades de aumento de produtividade por meio de treinamento profissional com impacto direto aos processos manuais ou CNC.
- ItemAnálise dos resultados de ensaios mecânicos em produtos obtidos por manufatura aditiva utilizando FDM: uma revisão sistemática(2021-07-07) Dutra, Michael de Freitas; Doutor André Fonseca FélixO processo de fabricação Manufatura Aditiva está em notável desenvolvimento tecnológico e econômico, enquanto o mercado exige cada vez mais produtos inovadores, em curto espaço de tempo e projetos flexíveis. A aplicação da tecnologia de Manufatura Aditiva mais utilizada, FDM – Modelagem por Fusão e Deposição (FDM – Fused Deposition Modeling), em produtos finais não é totalmente consolidada, e uma das causas são suas propriedades mecânicas diferentes de outros processos de fabricação. Este estudo orienta-se, por meio de uma revisão sistemática direcionada a pesquisas que realizaram ensaios mecânicos em produtos obtidos através da FDM, a explorar o comportamento mecânico de produtos obtidos por essa tecnologia. Foram verificados a influência dos parâmetros de impressão, as normas utilizadas bem como o comparativo de comportamento com outros processos de fabricação. O forte caráter anisotrópico dos produtos obtidos por FDM é o principal fator da sua característica mecânica diferente. Foi constatado que a otimização de parâmetros de impressão pode resultar em produtos com características mecânicas similares a de outros processos de fabricação. Palavras-chave: Manufatura Aditiva. FDM. Propriedades mecânicas
- ItemAnálise estática da estrutura de um skid através do método dos elementos finitos com auxílio do software Ansys(2021-12-17) Souza, André Luís do Couto; Mestre Evanilton José Alves BarbosaO dimensionamento estrutural abrange diversas áreas da Engenharia. A confiabilidade e segurança de equipamentos é essencial para um processo de produção, visto que, uma organização que visa lucro e competitividade devem estar isentas de falhas em seus processos afim de evitar acidentes e perda de tempo. O presente trabalho consistiu em uma análise estática estrutural pelo método dos elementos finitos de um Skid de pintura, este equipamento é parte de um sistema para imersão e movimentação das peças metálicas a serem pintadas no processo de pré-tratamento e pintura E- coat. Essas análises foram realizadas a partir de fundamentos da mecânica dos sólidos, teoria de falhas e o método dos elementos finitos onde foram analisados possíveis carregamentos durante o processo, sendo identificado os pontos críticos da estrutura, cálculos analíticos foram realizados utilizando o software Ansys para validação dos resultados. Este estudo foi realizado para determinar a carga real da estrutura do Skid em relação a capacidade de carga do pórtico de transporte. Os resultados obtidos indicaram que a capacidade de carga Skid é inferior a carga suportada pelo pórtico, porém é possível a realização de melhorias para aumento da capacidade de carga do equipamento.
- ItemAplicação do MASP em um estudo de caso em uma siderúrgica(2021-02-22) Pereira, Arthur Willian Gonçalves; Mestre Norimar de Melo Verticchio; Mestre Virgil Del Duca AlmeidaEste trabalho apresenta um estudo de caso de um problema relacionado à perda de produtividade em uma siderúrgica situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Este problema é a ocorrência de interrupções num ponto situado entre duas linhas de produção (de tratamento térmico e de ajustagem) de tubos de aço sem costura e decorre da necessidade de realizar a lubrificação dos tubos para prepará-los para o primeiro processo na linha de ajustagem (calibração de diâmetro). A obra teve por objetivo apresentar aos gerentes dos setores envolvidos, propostas de ação para diminuição do impacto dessas interrupções na linha, para que houvesse ganho de produtividade. Para isso, no estudo de caso aqui conduzido, foi aplicado o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas), para melhor entendimento do problema e com o intuito de tratar suas causas fundamentais, para que o problema não ocorresse mais. Para concretizar as propostas, foram utilizadas as metodologias do MASP, as ferramentas da qualidade e entrevistas. Através da aplicação deste conjunto de ferramentas, chegou-se a proposta de um protótipo com sistema de lubrificação automático que funciona à base de um sistema hidráulico de movimentação de um eixo de lubrificação. Esta solução elimina por completo a necessidade de operador para a realização da tarefa de lubrificar tubos, sendo necessário apenas a troca do eixo de lubrificação conforme necessidade por dimensões dos tubos e preparação da mistura de lubrificante, composta de água e grafite. Desta forma, as interrupções para lubrificação dos tubos cessam.
- ItemAprimoramento do processo de bombeamento de tinta de uma indústria automotiva: desenvolvimento de um sistema de controle por PLC para garantia de segurança e eficiência operacional(2023-12-19) Silva, Thalles Victor Patricio de Oliveira; Mestre Bruno de Souza Baptista; Doutor Felipe Augusto Rocha da SilvaEste trabalho tem como objetivo aprimorar o processo de bombeamento de tinta em uma indústria automotiva, visando garantir maior segurança operacional e eficiência na produção. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido e implementado um Sistema de Controle por PLC. Os métodos envolveram a escolha e integração de sensores de indução, amplificadores e outros dispositivos necessários para a automação do sistema. Os resultados obtidos destacaram avanços significativos na prevenção de acidentes e na consistência da produção. A introdução desse sistema promoveu ganhos substanciais em termos de segurança operacional e eficiência no bombeamento de tinta, representando um grande progresso para a indústria automotiva.
- ItemAvaliação da influência da temperatura e do tempo nas propriedades mecânicas durante tratamento térmico do aço SAE 1045(2023-07-11) Silva, Lucas Eduardo da; Doutor Gabriel Mendes de Almeida CarvalhoO Tratamento térmico pode ser considerado como o processo de aquecimento ou resfriamento controlado dos materiais metálicos, e tem o objetivo de modificar suas propriedades físicas e mecânicas, sem modificar sua geometria final. Este trabalho pretende avaliar a influência da temperatura e dos tempos de têmpera e revenimento nas propriedades mecânicas do aço SAE 1045. Foi avaliada uma temperatura para têmpera e outra para o revenimento: respectivamente 850 e 550°C utilizando água e convecção forçada para o processo de têmpera.Para o revenimento, o resfriamento posterior foi realizado ao ar livre. Ambos os tratamentos térmicos foram realizados com a duração de 45 minutos, no entanto durante o desenvolvimento do trabalho, verificou-se que o tempo de duração dos tratamentos térmicos depende da massa e das dimensões do material em estudo. Portanto, a abordagem dos tempos utilizados não é adequada e precisa ser revista em trabalhos futuros. A avaliação das propriedades mecânicas foirealizada por meio de ensaios de tração, e os resultados foram comparados com trabalhos na literatura, utilizando o mesmo aço, mesmos tratamentos, porém com condições de temperatura diferentes.
- ItemAvaliação da usinagem do Aço ABNT 1045 com ferramenta de metal duro revestida sem fluido de corte.(2019-12-13) Mata, Sérgio Henrique Pereira da; Mestre Evanilton José Alves Barbosa; Mestre Arian Souza GuedesA análise do processo de usinagem é de grande importância, pois podemos avaliar vários fatores que influência direta ou indiretamente no desgaste e vida da ferramenta, uso e escolha de lubrificantes, determinação dos parâmetros de corte, tolerância dimensional da peça, entre outros. O presente trabalho buscou avaliar a usinagem de corpos de prova de Aço ABNT 1045, utilizando um torno Convencional Nardini 220 Gold, como ferramenta de metal duro AC820P fabricado pela Sumitomo com raio de ponta de 0,8mm, variando os parâmetros de corte e mantendo a profundidade de corte em 1mm no raio. Após a realização dos ensaios, foi coletado os cavacos de corte de cada processo, em seguida foi medido a rugosidade dos corpos de prova e captado imagens da superfície de saída da ferramenta com auxilio de um Microscópio eletrônico. A partir da análise dos resultados obtidos foi possível estabelecer relações entre os métodos abordados e o comportamento dos parâmetros de corte em função dos parâmetros utilizados. Palavras chave: parâmetros de corte; ferramenta de corte; usinagem.
- ItemDESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA GESTÃO DE CRONOGRAMA APLICADO NA CONSTRUÇÃO DE MOLDES DE INJEÇÃO PARA A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA(2023-07-05) Santos, Paulo Henrique da Silva; Mestre Rogério Eustáquio de SouzaEste trabalho apresenta um problema relacionado ao gerenciamento de cronograma para o desenvolvimento de moldes injeção da indústria automotiva e tem por objetivo estabelecer um método padronizado para melhorar a atividade de monitoramento e controle do cronograma junto aos fornecedores com o foco de minimizar atrasos de entrega dos projetos. Ao longo do texto serão apresentados conceitos sobre gestão de projetos, cronogramas, relatórios de desempenho, moldes de injeção, ferramentaria, etapas de construção de um molde entre outros. Será também apresentado o método utilizado para elaboração do artigo, bem como o levantamento de dados acerca do problema mencionado e ao final veremos a proposta do método padronizado bem como a conclusão sobre os resultados alcançados até o momento e as expectativas futuras.
- ItemDesenvolvimento de um novo layout para uma empresa de usinagem mecânica(0012-12-23) Izabelle Sousa Assis; Âmara FuccioO trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um novo layout, capaz de melhorar a produção de uma empresa de usinagem e soldagem, buscando reduzir os cinco desperdícios da gestão Toyota: superprodução, espera, transporte, movimentação excessiva e defeitos. O novo layout foi criado levando em consideração a segurança dos funcionários, visando garantir um ambiente de trabalho livre de acidentes. Com a implantação deste projeto, espera-se uma produção mais eficiente e livre de desperdícios, resultando em maior qualidade dos produtos e aumento da satisfação dos clientes.
- ItemDesenvolvimento e validação de uma Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS) utilizando o arame E71T-1C(2023-12-12) Dias, Fernanda Lucia Moraes; Doutor Gabriel Mendes de Almeida CarvalhoA soldagem com arame tubular, ou FCAW, é um processo que utiliza um arame revestido com fluxo para unir metais, sendo amplamente aplicado na indústria devido à sua alta taxa de deposição e versatilidade em diferentes materiais e condições de trabalho. Suas principais aplicações envolvem a construção de estruturas metálicas, fabricação de equipamentos pesados, soldagem de tubulações e em condições adversas, como vento e umidade. Este trabalho centrou-se na confirmação da viabilidade e eficácia da utilização do arame E71T-1C na união de chapas utilizadas em equipamentos como básculas, retomadoras e outros projetos direcionados ao setor de mineração. Essa investigação foi embasada no desenvolvimento e validação de uma Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS). Para alcançar esse propósito, foi realizado um processo de soldagem de duas chapas com especificação S690QL utilizando o arame E71T-1C da marca Böhler. Seguindo os parâmetros definidos na pesquisa, conduziram-se testes para determinar se a junta produzida com tais especificações poderia resistir aos esforços relacionados a cada produto desenvolvido com esse tipo de junta. Os resultados indicaram que, embora a resistência da junta tenha sido inferior ao do metal de base, esta resistência foi considerada adequada para suportar os esforços necessários. Como considerações finais, pode-se afirmar que, apesar de algumas limitações observadas, o arame de soldagem E71T-1C apresenta-se como uma opção viável e eficaz para a soldagem de chapas S690QL, respeitando as especificações e parâmetros do procedimento.
- ItemEstudo analítico da interferência produtiva no surgimento de defeitos no arame trefilado em aço ABNT 1045(2024-11-21) Costa, Gustavo Henrick Marcondes Silva; Ms. Rogério Eustáquio de SouzaO metal possui uma ampla gama de utilidades na sociedade, sendo uma delas o uso como arames diversos. As características destes arames podem variar desde bitolas a materiais de composições especiais. A principal forma de obtenção dos arames consiste no processo de trefilação, que exige um alto nível de rigor de produção, perpassando desde a composição, o pré-processamento do arame fio- máquina, até o dimensionamento de cada componente das fieiras. Apesar do cuidado no processo produtivo, ainda é possível observar defeitos inerentes nesses materiais. Sendo a tensão a responsável pelo maior esforço relacionado com o processo de trefilação do arame, os defeitos estão ligados, principalmente, aos parâmetros de operação do maquinário utilizado. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar, com base em revisão de literatura, o processo produtivo do metal ABNT 1045 trefilado e como as características do fio-máquina impactam no produto final, identificando os principais defeitos estruturais em arames em aço ABNT 1045.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »