Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Assunto "Educação Empreendedora"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Importância da Educação Empreendedora para o Futuro dos Jovens do Ensino Médio(2024-01-11) Godoy Filho, Amauri Américo de; Dias, Fábio Alexandre; Doutora Paula Andréa de Oliveira e Silva RezendeO Brasil é um país que se destaca pela quantidade e variedade de empreendedores e de empreendedorismo, porém tem uma elevada taxa de mortalidade de negócios logo no primeiro ano após a abertura da organização, motivo este ocasionado pela falta de conhecimento e capacitação dos empreendedores quanto à gestão de seus negócios. A faixa etária dos 18 aos 25 anos é a que mais empreende na atualidade como forma de renda principal ou complementar, e por este motivo, se faz necessário a preparação e capacitação dos mesmos para mitigar está mortalidade e proporcionar a longevidade e o sucesso desses jovens com seus empreendimentos ou mesmo de terceiros. Objetiva-se compreender e avaliar os reflexos e diferencial da educação empreendedora no ensino médio e o quão isso é importante para os jovens na sua formação empreendedora e profissional, para isso foi realizada a revisão da legislação existente, da bibliografia em livros, artigos científicos, sítios e portais governamentais e institucionais, bem como aplicada uma pesquisa qualitativa por meio de canais digitais, realizada no município de Campinas – SP e no seu entorno para identificar o perfil socioeconômico desses jovens, e a relevância da educação empreendedora para o seu futuro pessoal e profissional. Concluiu-se que a educação empreendedora é importante para o futuro dos jovens e o quanto antes acontecer esta capacitação no ensino médio, em caráter nacional e focada, menor será a taxa de fracasso dos futuros empreendedores, maior será a contribuição destes jovens para a economia e sociedade, através da geração de riquezas e de empregos principalmente por meio do empreendedorismo próprio.
- ItemEducação empreendedora: um estudo de caso da implantação de uma empresa júnior em uma faculdade de tecnologia(2024-04-10) Rogerio Rodolfo Baptista; Doutora Rita de Cássia Leal CamposEste artigo tem como objetivo descrever a implementação de uma Empresa Júnior (EJ) em uma Faculdade de Tecnologia, relacionando o processo com as questões pertinentes a educação empreendedora. A EJ tem finalidade de proporcionar aos estudantes uma experiência prática no mundo empresarial, sendo uma oportunidade para aplicarem seus conhecimentos e desenvolverem suas competências. A metodologia norteadora do artigo é o estudo de caso, sendo utilizado como técnicas de coleta de dados foram observações, participações em reuniões e enquete. Análise dos dados foi qualitativa. O processo de implementação da EJ foi dividido em três fases: 1) diagnóstico e estudo de viabilidade (concluído); 2) processo seletivo (concluído) e 3) Formação das equipes e organização inicial da EJ (em andamento). As informações indicaram uma adesão significativa ao projeto, refletindo o interesse institucional e dos alunos. Destaca-se o uso da EJ como instrumento da educação empreendedora, pois ela ajudar criar consciência sobre o empreendedorismo, influenciar atitudes empreendedoras, cultivar características essenciais, desenvolver habilidades empresariais e apoiar empreendedores e empresas. A EJ tem um papel ativo na preparação para o mercado atual, oferecendo aos estudantes a oportunidade de aplicar conhecimentos na prática, enriquecendo sua formação e contribuindo para o desenvolvimento de suas competências. Conclui-se que o projeto é viável e promissor para promover o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes. Espera-se que essa iniciativa contribua para o fomento do empreendedorismo e inovação, fortalecendo os laços entre a instituição e a comunidade local.