Trabalho de Conclusão de Curso

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    Utilização do método higher education performance (HEDPERF) para avaliação da qualidade dos serviços prestados em uma faculdade privada no município de Jaciara, Mato Grosso
    (2024-04-26) Diego Campos Pereira; Janice Queiroz de Pinho Gonçalves
    Uma organização necessita conhecer a percepção dos clientes com relação aos produtos ou serviços prestados para que possa realizar as melhorias identificadas como pontos fracos. Desta forma, o presente estudo buscou identificar a qualidade dos serviços prestados em uma faculdade privada localizada no município de Jaciara, Mato Grosso. Para atingir o objetivo, utilizou-se o instrumento Higher Education Performance (HEdPERF) para a identificação da qualidade dos serviços prestados na instituição de ensino. Como resultado, identificou-se que foi atribuída uma nota média geral de 5 pontos, numa escala de 1 a 7 para os serviços prestados pela instituição. Utilizando a média geral como nota de corte, identificou-se que dos 41 atributos avaliados, 20 apresentaram desempenho inferior à média geral, requerendo atenção dos gestores da instituição para desenvolvimento de plano de melhorias.
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    Intraempreendedorismo na Educação Pública Estadual no município de Espírito Santo do Dourado/MG: aplicabilidade da Matriz GUT para análise técnica situacional no período da Pandemia Covid 19
    (2023-12-20) Carvalho, Camila Silveira; Paiva, Denis Mateus; Mestre André Geraldo da Costa Coelho
    O período de pandemia trouxe mudanças para diferentes setores da sociedade, dentre eles o educacional. O ensino remoto surgiu como saída possível para que os diferentes sistemas de ensino nacionais não ficassem paralisados. A busca pelos melhores métodos, mais efetivos a cada realidade fez com que fosse necessário lançar mão de uma iniciativa intraempreendedora por parte de cada um dos agentes educacionais do país. Este artigo tem por objetivo identificar os principais processos críticos da Educação do município de Espírito Santo do Dourado, em Minas Gerais, e classificá-los quanto a sua gravidade, urgência e tendência sob a sistemática da matriz GUT. Trata-se de um relato técnico, realizado a partir da aplicação de um questionário semiestruturado, para coleta de informações por meio de visitas in loco. Com intuito de compreender as dinâmicas adotadas pelos profissionais de educação atuantes na escola, seus incentivos e impactos bem como as práticas de intraempreendedorismo adotadas durante o período de educação remota, imposto pela pandemia da Covid-19. Esta proposta justifica-se pela tentativa de encontrar entendimento de como foram adotadas as metodologias antes e após o período da pandemia, visando propor à escola uma sugestão factível de melhoria em seus processos.
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    Estrutura da comunicação no setor público: um estudo de caso em uma prefeitura do estado do Espírito Santo
    (2024-04-17) Teixeira, Aretusa Martins; Gonçalves, Ígor Prates; Doutora Camila Cristina de Paula Pereira
    O Trabalho de Conclusão de Curso investigou a estrutura da comunicação em uma prefeitura do Espírito Santo, analisando os processos e procedimentos de comunicação interna. Os autores concluíram que a prefeitura possui uma descrição detalhada dos cargos e funções, especialmente do cargo de Jornalista, com suas atribuições claras no organograma. Além disso, os procedimentos da Secretaria de Assuntos Institucionais e Comunicação Social estão bem definidos no Instrumento Normativo SCS nº 01/2015. A pesquisa ressaltou a importância da comunicação efetiva, destacando a troca de mensagens entre emissor e receptor. Com base nos dados coletados e na revisão bibliográfica, os autores recomendam aprimoramentos na comunicação interna para garantir maior eficiência e produtividade na prefeitura estudada. As conclusões apontam para a necessidade de fortalecer a comunicação como um todo, considerando a integração das partes em um sistema completo. A transparência e clareza nas informações são fundamentais para o bom funcionamento da gestão pública, contribuindo para processos mais eficazes e para a satisfação dos colaboradores e cidadãos atendidos pela prefeitura.
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    Estudo das iniciativas do ecossistema de inovação de Belo Horizonte para o seu desenvolvimento como cidade inteligente
    (2024-05-07) Ramos, Ana Caroline Salviano; Soares, Michel Souza; Doutor Bruno Pellizzaro Dias Afonso
    O crescimento da população urbana é um fenômeno responsável por desencadear problemas diversos. Para responder aos desafios, muitos espaços urbanos vêm adotando iniciativas de cidades inteligentes. O município de Belo Horizonte (BH) caminha nessa direção, explorando ações, a partir de um ecossistema de inovação, que respondam de forma inteligente aos desafios urbanos e proporcionem qualidade de vida à população. Este artigo analisou iniciativas desenvolvidas no ecossistema de inovação de Belo Horizonte direcionadas para o seu progresso como cidade inteligente. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa com a coleta dos dados realizada por meio da observação participante e da pesquisa documental, sendo feita uma análise de conteúdo para apuração das informações. O estudo, além de apresentar as principais soluções estabelecidas pelo ecossistema local com foco nos pilares de uma cidade inteligente e de caracterizar os papéis dos principais atores do ecossistema, pode servir de referência para outros municípios interessados em aprimorar as suas práticas de inovação e cidade inteligente.
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    Diagnóstico do Uso do Marketing Digital por Pequenos Produtores Rurais do Estado de Minas Gerais
    (2024-03-12) Casemiro, Ítalo de Paula ; Jorcelino, Tallyrand Moreira; João Francisco Sarno Carvalho
    Diante da relevância do marketing digital para os negócios, o presente estudo objetiva identificar os usos deste tipo de marketing utilizado por pequenos agricultores e propor um framework que auxilie na adoção de estratégias de marketing digital para esse público. Por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo coletou informações sobre o uso do marketing digital com pequenos agricultores do Estado de Minas Gerais, no intuito de diagnosticar como este público têm utilizado este recurso. Para isso, foi desenvolvido um questionário com informações sociodemográficas e perguntas versando sobre recursos de marketing digital utilizados entre produtores rurais. Ao todo foram obtidas 20 respostas, onde se notou o baixo uso e conhecimento de recursos de marketing digital entre os produtores, quadro esse que se justifica por limitações macroestruturais, como as deficiências de infraestrutura, falta de capacitação e também de aprimoramento das práticas de gestão. A partir dos resultados do presente estudo, espera-se que o framework proposto possa servir de referência para o planejamento estratégico de marketing digital para pequenos produtores rurais.