Trabalho de Conclusão de Curso

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    Motivação para empreender: um estudo de caso com jovens universitários do Curso de Administração de uma Instituição de Ensino em Manaus-AM
    (2024-04-15) Bezerra, Stiffanny Alexa Saraiva; Gonçalves, Pedro João; Prof.ª. Dra. Paula Andréa de Oliveira e Silva Rezende
    Empreender geralmente significa ter um negócio, expandir um empreendimento já existente ou criar algo e transformar em um negócio, constituindo um processo de geração de riqueza e criação de ocupações na economia. Nesse contexto, objetivou-se com este estudo identificar a motivação de uma pessoa para empreender. Deste modo, realizou-se um estudo básico, qualitativo e exploratório, por meio de um estudo de caso, onde foi aplicado um questionário com questões mistas, confeccionado no Google Formulários, aos alunos do curso de Administração de uma instituição de Ensino Superior no município de Manaus/AM, distribuídos entre os períodos 2º a 8º. No total, participaram 106 alunos e 23 egressos. A maioria dos participantes foram mulheres, entre 18 e 29 anos, solteiras e que exerciam alguma atividade remunerada. Os resultados demonstram inclinação dos participantes, ou no mínimo um grande interesse, em se tornarem empreendedores, considerando que 43 deles já desenvolveram alguma atividade empreendedora e atualmente 28 desenvolvem alguma atividade, que são na maioria do comércio, com a venda de algum produto, e de maneira informal. Os motivos preponderantes para empreender estão na busca da autonomia individual obtida pela renda, e na realização de um sonho pessoal. Logo, as motivações são múltiplas, indo além de uma necessidade ou de uma oportunidade. Nesse contexto, a realização de atividades que estimulem o espírito empreendedor no âmbito acadêmico é fundamental para a formação de profissionais inovadores e preparados para lidar com o constante dinamismo do cenário global atual.
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    Geração fotovoltaica mais eficiente com técnicas de arrefecimento
    (2024-04-22) Antunes, Denise Castanho; Lira, Marcos Antonio Tavares; Doutor Diego Oliveira Miranda
    Diversos fatores atrapalham o desempenho dos módulos fotovoltaicos, entre eles estão sombreamento, sujeiras, temperatura, intensidade da luz solar, entre outros. Considerando o natural aquecimento que os módulos sofrem ao longo do dia e as perdas de eficiência em decorrência disso, o uso de técnicas de arrefecimento torna-se uma possibilidade com bastante potencial para minimizar as perdas. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho foi de desenvolver um sistema simples, porém eficiente, de controle e monitoramento padrão para uma planta de energia fotovoltaica que permita o arrefecimento dos módulos utilizando água, visando aumentar a potência de saída, a eficiência e a vida útil através de um canal remoto. O sistema foi testado e avaliado na cidade de Teresina, no estado do Piauí. E o resultado experimental revelou que com o sistema de arrefecimento sobre a superfície do módulo, a temperatura pôde ser reduzida em até 19-21°C. Ocasionando uma eficiência de aproximadamente de 10% na geração de energia.
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    Dimensionamento da força de trabalho com base na metodologia MAP - estudo de caso de uma unidade de gestão de benefícios trabalhistas
    (2024-05-03) Rocha, Hugo Alvarenga da; Moura, Rosângela Galvão de; Especialista Danielle Nunes Valadão; Mestre Augusto Chaves Martins
    Este artigo destaca a importância da gestão de recursos humanos em um mercado de trabalho em constante evolução, enfatizando a necessidade de adaptação das organizações para enfrentar desafios presentes e futuros. A abordagem crítica e atualizada para as estratégias de dimensionamento da força de trabalho é essencial para garantir eficácia e sucesso. O Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) é fundamental nesse contexto, envolvendo a determinação do número ideal de trabalhadores para realizar tarefas específicas. No entanto, não há uma técnica única para realizar o DFT, dada sua complexidade. A abordagem estratégica e baseada em dados é fundamental, assim como o uso do Mapa de Atribuições por Produto (MAP). O estudo de caso apresentado ilustra a aplicação prática da técnica DFT por Competência, destacando sua importância para uma gestão eficaz da força de trabalho.
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    Whatsapp business como estratégia de marketing em instituições privadas de ensino superior
    (2024-04-26) Almeida, Wagner Ferreira de; Aquino, Magno Geraldo de; Doutora Janice Queiroz de Pinho Gonçalves
    O cenário educacional contemporâneo tem experimentado uma transformação significativa com a ascensão do marketing digital como uma ferramenta fundamental para Instituições Privadas de Ensino Superior. Nesse contexto, o WhatsApp Business surge como uma plataforma promissora, oferecendo recursos específicos que podem ser estrategicamente utilizados para aprimorar a comunicação comercial e fortalecer o relacionamento com os alunos. Diante do exposto, o objetivo principal desta pesquisa é analisar de que maneira os recursos específicos oferecidos pelo WhatsApp Business podem ser empregados como estratégia efetiva de comunicação comercial para manter o contato e promover o engajamento de alunos em duas Instituições Privadas de Ensino Superior no estado de Minas Gerais. O estudo constitui-se de um relato técnico, cujo foco reside na exploração do uso do WhatsApp Business em instituições privadas de ensino superior. A pesquisa, de abordagem qualitativa, adotou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Alguns resultados indicam que o WhatsApp Business desempenha um papel crucial na comunicação entre as instituições de ensino superior e seus alunos.
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    Potencialidades e limitações para a inserção dos profissionais de Administração na gestão da educação básica: breves reflexões
    (2024-04-09) Lins, Luama Soraia Coelho; Souza, Moaci Arnaldo de; Doutora Luciana Emirena dos Santos Carneiro
    Dados empíricos mostram que a maioria dos cargos de gestão na educação básica é ocupada por profissionais das áreas de licenciaturas e não por administradores. Nesse sentido, questiona-se: como as habilidades e competências dos profissionais de Administração podem contribuir para a gestão eficiente e eficaz da educação básica? Assim, o objetivo geral deste estudo foi identificar quais competências dos profissionais de Administração atendem aos requisitos da gestão da educação básica, destacando aquelas que não atendem ou precisam ser desenvolvidas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, baseada em levantamento bibliográfico e documental, que resultou na elaboração de um quadro comparativo de cenários, tomando como base nas competências dos administradores estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Administração, e nas competências gerais dos diretores escolares, constantes na Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar. Verificou-se que todas as habilidades e competências dos administradores estão contidas nas competências demandadas pelos cargos de gestão escolar, com destaque para as competências de relacionamento interpessoal, comunicação eficaz e aprendizagem autônoma. Isto implica dizer que o perfil geral dos administradores é aderente ao que se espera de um diretor escolar, sob a perspectiva do CNE. Conquanto estes não possuam uma formação pedagógica, a falta desta não constitui um ponto negativo aos administradores, pois estes, enquanto gestores escolares, teriam uma equipe pedagógica à disposição, garantindo a construção e implementação das políticas pedagógicas e cumprimento da BNCC.