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Navegando Dissertação por Assunto "Formação omnilateral"
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- ItemJúri Simulado com a temática "Processo de Vacinação": uma análise sob perspectiva da formação omnilateral dos alunos do ensino médio integrado(0027-06-23) Castro, Paula Silva Guimarães; Doutor Gustavo Pereira PessoaAs práticas pedagógicas têm sido alvo de grandes debates pelas transformações políticas, econômicas e culturais ao longo das últimas décadas. Esse fato nos remete a refletir sobre o papel que a escola pretende assumir na formação do aluno. Assim, esta pesquisa, considerando as concepções de formação humana integral, visando uma estratégia pedagógica capaz de estimular a construção de competências para a vida, que favoreça o desenvolvimento de pensamentos críticos e capazes atuar com autonomia para transformar a realidade, teve como objetivo geral analisar se o júri simulado com a temática “processo de vacinação” estimula a construção de competências que favorecem à formação omnilateral dos estudantes do ensino médio integrado. A formação humana integral, por se tratar da superação do homem dividido e marcado pela divisão da sociedade entre o trabalho manual e o trabalho intelectual, diz respeito a uma educação profissional que seja articulada com o ensino médio e traçada por uma concepção de formação humana em todas as dimensões da vida, tendo o trabalho, a ciência e a cultura como uma unidade desta formação e o trabalho como princípio educativo. Foi uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, com procedimentos metodológicos baseados na pesquisa-ação, tendo como método de análise a “análise textual-discursiva”. As competências analisadas foram baseadas nos quatro pilares de Delors (2010), “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, aprender a conviver” e aprender a ser”, por darem significado as competências para a vida que favorecem a formação omnilateral. Os resultados encontrados evidenciaram que a estratégia de júri simulado utilizando como temática o “processo de vacinação” é capaz de produzir competências relacionadas à argumentação, pensamento reflexivo, relações sociais, trabalho em equipe, pensamento crítico e autonomia, além do aspecto lúdico da estratégia pedagógica, portanto, o desenvolvimento de competências para a vida que são basilares da formação omnilateral dos alunos do ensino médio integrado. Para construção do produto educacional foi analisado o roteiro do júri simulado criado por mim, baseando-se naqueles encontrados na literatura, e, considerando os resultados e análise, o roteiro foi ajustado e disponibilizado como produto educacional (APÊNDICE), visando oportunizar outros professores a aplicação da estratégia pedagógica.