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Navegando Cartilha por Assunto "Educação Profissional e Tecnológica"
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- ItemA mudança começa em mim: cartilha de introdução ao letramento racial(2025-03-26) Marciano, Daiane Aparecida Mesquita; Tavares, Marie Luce; Marciano, Daiane Aparecida Mesquita; Doutora Marie Luce TavaresEsta obra, no formato de uma Cartilha, foi construída como produto educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Branco. Assim, este produto se destina a servir como um recurso de auxílio para professores, educadores e demais profissionais da área da educação. Como fruto da pesquisa intitulada “Repensando o currículo do Ensino Médio Integrado: o des(encontro) entre o dito e o feito para uma educação libertadora antirracista”, inserida no macroprojeto “Organização do Currículo Integrado na EPT” e na Linha de Pesquisa “Organização e Memória de Espaços Pedagógicos na EPT”, esta cartilha foi elaborada a partir da necessidade de refletir sobre a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nas práticas educacionais e sobre a inclusão da temática étnico-racial nos currículos do Ensino Médio Integrado.
- ItemSer docente nos Institutos Federais(2024-08-22) Rodrigues, Fernando Pereira.; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraO e-book, intitulado: "Ser docente nos Institutos Federais," foi produzido pelo mestrando Fernando Pereira Rodrigues, sob orientação do Professor Dr. Adilson Ribeiro de Oliveira, como produto educacional - resultado da pesquisa: “Representações Sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente nos Institutos Federais de Minas Gerais”. Ressalta-se ainda, que este material é parte integrante do projeto da FAPEMIG (APQ 02220-21) - “Educação Profissional e Tecnológica em perspectivas: os sujeitos, seus discursos e representações”. Pretende-se com este material colaborar na formação de professores, orientando-os e fornecendo algumas possibilidades de reflexão, contribuindo assim com a compreensão e posição do ser docente na EPT. Inserido na Linha 2 "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT," o e-book busca tornar pública a pesquisa do mestrado e fornecer incursões teóricas, conceituais, reflexões, diretrizes legais úteis para os docentes da EPT. O objetivo geral da pesquisa foi entender como as representações sociais sobre a EPT moldam a identidade dos docentes nos Institutos Federais. Esta produção é destinada não só aos docentes da EPT, mas também a outros servidores e à comunidade escolar, para ampliar a compreensão do papel docente nos Institutos Federais. Ah, espera-se ainda que o e-book seja amplamente divulgado nos Institutos Federais de Minas Gerais, como um aporte técnico a fim de possibilitar uma maior compreensão de quem são os docentes que atuam na EPT, assim como, um pouco da Instituição da qual fazem parte. As informações e conceitos contidos aqui são importantes para os docentes, mas também para todos os profissionais que compõem a rede.