Produtos Técnicos, Tecnológicos e Educacionais
URI Permanente desta comunidade
Comunidade composta pelos produtos técnicos, tecnológicos e educacionais produzidos por discentes dos cursos de graduação e pós-graduação e docentes do IFMG.
Navegar
Navegando Produtos Técnicos, Tecnológicos e Educacionais por Programas e cursos "Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGuia prático para comunicação acadêmico-científica no Ensino Médio Integrado(2025-03-31) RODRIGUES, Marcos Cristhyam de Jesus Pereira da Cruz; Doutor Adilson Ribeiro de Oliveira; Bárbara Larissa Alexandre Filgueira Mota; Hemerson Soares da Silva.O material educacional “Guia prático para comunicação acadêmico-científica no Ensino Médio Integrado” é resultado não somente da dissertação “Letramentos e formação humana integral em práticas extensionistas na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso”, apresentada ao programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Branco, pelo mestre Marcos Cristhyam de Jesus Pereira da Cruz Rodrigues, sob a orientação do professor doutor Adilson Ribeiro de Oliveira, como também das experiências e das atuações dos autores nos três eixos que constituem a base do conhecimento acadêmico: ensino, pesquisa e extensão, e cujas práticas pedagógicas contribuem, dentro da Educação Profissional e Tecnológica, para uma formação omnilateral dos estudantes, tanto do Ensino Médio Integrado quanto das outras modalidades e níveis de ensino. Logo, tem-se aqui um material que reúne esse rico aprendizado dos autores, que são muito didáticos na explicação dos conteúdos, na apresentação das informações verbais e não verbais, como quadros e diagramas, nos exemplos e nas sugestões oferecidas ao leitor. No que se refere ao conteúdo abordado, o guia está dividido em quatro capítulos em que são tratados desde aspectos linguístico-textuais da linguagem acadêmico-científica até modos de se apropriar de maneira eficiente dessa linguagem e também de conceitos e de teorias por meio de exemplos claros e ilustrativos de gêneros comuns no ambiente escolar desde o ensino médio, como por exemplo, relatórios, artigos e comunicações orais em eventos acadêmico-científicos.