Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) por Programas e cursos "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA SERRA DO OURO BRANCO, MINAS GERAIS, COMO ESPAÇO PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA.(2024-10-04) Santos, Junio Angelo dos .; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos Ouro Branco - MG 2024Esta dissertação de mestrado é resultado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo explora as potencialidades da Serra do Ouro Branco, em Minas Gerais, como um espaço significativo para práticas educativas voltadas à EPT. O objetivo principal é investigar as possibilidades pedagógicas da Trilha da Pedra Quadrada, situada na Serra do Ouro Branco, visando desenvolver um guia didático multidisciplinar para os docentes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Branco. A pesquisa alia as teorias de Geoconservação, Geodiversidade e Geoturismo com a prática pedagógica, sugerindo atividades que integrem educação ambiental com uma abordagem omnilateral e politécnica. Para isso, foram aplicados questionários a docentes, buscando avaliar o conhecimento sobre a Trilha e identificar como esse espaço pode ser efetivamente aproveitado em atividades de ensino-aprendizagem. Com base nos dados obtidos, foi desenvolvido um Produto Pedagógico – um Folder Educativo – que, após avaliação dos professores, visa incorporar os elementos naturais da Serra nas práticas educacionais, promovendo a conscientização sobre a preservação ambiental. Os resultados apontam para a relevância da articulação entre teoria e prática no contexto educacional, destacando o papel dos Institutos Federais na formação de cidadãos críticos e engajados com o desenvolvimento sustentável da região em que atuam.
- ItemDa Congregação dos Missionários dos Operários “Os Padres do Trabalho” à implantação do IFMG campus Conselheiro Lafaiete: histórias e memórias(2024-12-17) Liliane Cardoso da Silva; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroObjetivou-se, com esta pesquisa, realizar uma reflexão acerca da trajetória do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Conselheiro Lafaiete (IFMG-CL) através da criação de um Memorial Virtual no qual serão disponibilizadas as histórias e memórias da instituição, a fim de possibilitar o conhecimento, a compreensão e a realização de pesquisas futuras sobre sua trajetória institucional, visando a que a disseminação dessa história possa contribuir para despertar na comunidade acadêmica e entre os locais um sentimento de identidade e pertencimento em relação ao IFMG-CL. Tal pesquisa visa também contribuir, por meio do Memorial, para o processo de consolidação de uma identidade institucional com foco no ideário de uma educação omnilateral, politécnica e emancipadora que norteou a política pública de criação dos Institutos Federais. Para tanto, este estudo utilizou-se dos fundamentos teórico- metodológicos de autores referenciais para se pensar o ideário da educação politécnica, a exemplo de Demerval Saviani, Maria Aparecida Ciavatta, Marise Ramos, entre outros. A metodologia adotada incluiu uma revisão bibliográfica em torno das relações entre histórias e memórias, com ênfase no uso das narrativas orais como ferramenta de pesquisa neste processo; realizou-se, ainda, uma pesquisa documental para fundamentar a compreensão histórica e contextual do objeto deste estudo. Como produto educacional, propôs-se a criação de um Memorial Virtual, uma plataforma digital que permite a visitação a itens históricos, a exemplo de fotografias, objetos e instalações, tanto da Escola Técnica ‘Os Padres do Trabalho’, que funcionou no local onde atualmente está localizada a sede do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Conselheiro Lafaiete, como também itens memoráveis do próprio Instituto. O material recolhido e os relatos obtidos se constituíram como importante material de memória oral e documental, e que possibilitaram reconstituir parte da história da escola e da educação profissional no munícipio, o que evidencia a sua importância.