Navegando por Autor "Dias, Gracielle Paixão Santos"
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- ItemDidática e relações interpessoais: o diálogo por uma comunicação não violenta entre professor e aluno no âmbito da EPT(2024-10-04) Dias, Gracielle Paixão Santos; Marie Luce TavaresA relação professor-aluno é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, servindo como um pilar central para o desenvolvimento educacional. Nesse contexto, a importância do diálogo e da comunicação respeitosa e sem ruídos se destacam como elementos chave para alcançar uma educação verdadeiramente transformadora. Este estudo, desse modo, explora a relação professor-aluno, sob a luz de dois conceitos complementares: o diálogo, conforme concebido por Paulo Freire, e a Comunicação Não Violenta (CNV), proposta por Marshall B. Rosenberg. Partindo dessas premissas, esta pesquisa tem como objetivo investigar quais são os aspectos da relação professor-aluno na percepção dos estudantes, os quais são impactados por essas barreiras comunicacionais, e como esses elementos interferem na interação e, consequentemente, na aprendizagem. O trabalho foi realizado em uma unidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com alunos dos terceiros anos do Ensino Médio Integrado, maiores de 18 anos, por meio de uma análise da visão desses alunos sobre a comunicação e a relação interpessoal com os professores. Os resultados refletem a complexidade das relações interpessoais no ambiente escolar, sugerindo barreiras comunicacionais que relacionam a compreensão mútua entre professores e alunos, a existência de violência verbal e preconceito, as necessidades que não atendidas nesse processo, o silenciamento, a percepção de indiferença por parte dos professores, bem como as interferências das emoções na relação e nas consequências negativas que ocorrem na aprendizagem. A contribuição resultante deste estudo são dois Produtos Educacionais que têm o objetivo de auxiliar na mudança de comportamento do público pesquisado e, para além disso, no cenário educacional. O primeiro é o instrumento de autoavaliação O que foi que eu disse? E como é?, o qual auxilia professores a conhecer e refletir sobre seu padrão comunicacional. O segundo é a ferramenta Escutatória (escuta + oratória), um dispositivo de registro e acolhimento para identificar e visibilizar casos de bullying e violência, oferecendo espaço seguro para que os estudantes falem e sejam ouvidos.
- ItemDidática e relações interpessoais: o diálogo por uma comunicação não violenta entre professor e aluno no âmbito da EPT(0242-10-04) Dias, Gracielle Paixão Santos; Marie Luce TavaresA relação professor-aluno é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, servindo como um pilar central para o desenvolvimento educacional. Nesse contexto, a importância do diálogo e da comunicação respeitosa e sem ruídos se destacam como elementos chave para alcançar uma educação verdadeiramente transformadora. Este estudo, desse modo, explora a relação professor-aluno, sob a luz de dois conceitos complementares: o diálogo, conforme concebido por Paulo Freire, e a Comunicação Não Violenta (CNV), proposta por Marshall B. Rosenberg. Partindo dessas premissas, esta pesquisa tem como objetivo investigar quais são os aspectos da relação professor-aluno na percepção dos estudantes, os quais são impactados por essas barreiras comunicacionais, e como esses elementos interferem na interação e, consequentemente, na aprendizagem. O trabalho foi realizado em uma unidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com alunos dos terceiros anos do Ensino Médio Integrado, maiores de 18 anos, por meio de uma análise da visão desses alunos sobre a comunicação e a relação interpessoal com os professores. Os resultados refletem a complexidade das relações interpessoais no ambiente escolar, sugerindo barreiras comunicacionais que relacionam a compreensão mútua entre professores e alunos, a existência de violência verbal e preconceito, as necessidades que não atendidas nesse processo, o silenciamento, a percepção de indiferença por parte dos professores, bem como as interferências das emoções na relação e nas consequências negativas que ocorrem na aprendizagem. A contribuição resultante deste estudo são dois Produtos Educacionais que têm o objetivo de auxiliar na mudança de comportamento do público pesquisado e, para além disso, no cenário educacional. O primeiro é o instrumento de autoavaliação O que foi que eu disse? E como é?, o qual auxilia professores a conhecer e refletir sobre seu padrão comunicacional. O segundo é a ferramenta Escutatória (escuta + oratória), um dispositivo de registro e acolhimento para identificar e visibilizar casos de bullying e violência, oferecendo espaço seguro para que os estudantes falem e sejam ouvidos.
- ItemEscutatória para uma escola sem violência: manual de implantação e fluxo de acolhimento(2024-10-04) Dias, Gracielle Paixão Santos; Marie Luce Tavares; Gracielle Paixão Santos Dias"Escutatória" é uma ferramenta educacional desenvolvida para promover o registro, a identificação e o acolhimento de casos de bullying e violência nas escolas, com base nos princípios da Comunicação Não Violenta (CNV) de Marshall Rosenberg e na pedagogia dialógica de Paulo Freire. Inspirada no texto de Rubem Alves que dá nome ao produto, a Escutatória oferece um canal seguro, confidencial e acessível para que estudantes possam relatar suas experiências, seja de forma anônima ou identificada. A ferramenta combina tecnologia e humanização, permitindo o upload de evidências e garantindo a confidencialidade. Além disso, inclui um fluxo de acolhimento voltado tanto para as vítimas quanto para os agressores, promovendo a escuta ativa, a empatia e a restauração das relações. Seu design foi pensado para atender ao contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mas possui potencial de adaptação para redes de ensino municipais e estaduais. O objetivo principal da Escutatória é construir uma cultura escolar de diálogo e respeito, transformando a maneira como conflitos e situações de violência são tratados, e contribuindo para uma escola mais segura, inclusiva e humana.
- ItemO que foi que eu disse? E como é? : autoavaliação em comunicação não violenta(2024-10-04) Dias, Gracielle Paixão Santos; Marie Luce Tavares; Gracielle Paixão Santos Dias"O que foi que eu disse? E como é?" "O que foi que eu disse? E como é?" é um instrumento de autoavaliação voltado para docentes da Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvido com base nos princípios da Comunicação Não Violenta (CNV) de Marshall Rosenberg. Este instrumento busca promover a reflexão sobre as práticas comunicacionais dos professores, auxiliando na identificação de padrões de fala que podem influenciar positivamente ou negativamente as relações interpessoais com os alunos. A ferramenta oferece um questionário prático e acessível que permite ao professor analisar como sua comunicação impacta o ambiente escolar, incentivando uma abordagem mais empática e dialógica, criado no contexto da pesquisa "Didática e Relações Interpessoais: o diálogo por uma comunicação não violenta entre professor e aluno no âmbito da EPT". A proposta central do instrumento é fomentar o autoconhecimento, aprimorar a comunicação entre professores e alunos, e contribuir para um ambiente educacional mais acolhedor e transformador.