Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Autor "Alves, Pauliana Duarte Moreira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSABARAÇÃO: prática de Modelagem Matemática com estudantes do 9º ano, de uma escola pública de Sabará, após visita ao aterro sanitário da cidade(2024-07-27) Alves, Pauliana Duarte Moreira; Mestra Daila Silva Seabra de Moura Fonseca; Mestra Débora Silva Veloso RochaA presente pesquisa teve por objetivo principal investigar as possíveis contribuições da Modelagem Matemática para o aprendizado de conteúdos matemáticos pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma visita ao aterro sanitário da cidade de Sabará, em Minas Gerais. O referencial teórico central é fundamentado na Modelagem Matemática segundo Burak e suas etapas. A metodologia inicia com uma análise teórico-bibliográfica do tema, seguida pela realização de sessões de trabalho em grupo, nas quais os alunos elaboraram e resolveram problemas matemáticos que foram produzidos a partir da visita ao aterro sanitário da cidade. Alguns dados para a realização das atividades foram previamente coletados pelos estudantes durante a visita ao aterro e outros foram coletados por meio de pesquisa na internet. As atividades foram realizadas em sala e em encontros individualizados com os grupos, seguindo as etapas definidas por Burak. Ao final do processo, foi aplicado um questionário semiestruturado aos participantes, para aferir as impressões dos alunos em relação à atividade proposta. Os dados coletados, juntamente com as análises realizadas, evidenciam a relevância da Modelagem Matemática no processo de ensino-aprendizagem, tornando o ensino da Matemática mais interessante e conectado com a realidade, contribuindo para uma formação crítica e consciente dos alunos. A experiência prática foi bem recebida pelos estudantes, que mostraram interesse em atividades semelhantes. Além disso, a atividade também promoveu a conscientização ambiental e desenvolveu habilidades críticas e práticas em matemática.