Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Título
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRepulsa a matemática: uma investigação sobre os motivos e como podem ser ressignificados(2024-08-30) Gomes, Giuliano Bruno Baldez; Mestra Melissa Campos Alves ; Doutor Bruno Alves MarquesEste trabalho tem por objetivo trazer uma discussão, por meio de uma revisão bibliográfica, sobre um dos desafios que permeiam a disciplina de Matemática: o sentimento de repulsa à disciplina por parte de muitos estudantes da educação básica. Ao falar de educação, falamos dos docentes em Matemática, e do processo de formação dos licenciados em Matemática, que estão envolvidos diretamente com os alunos dos anos finais do fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Correlacionamos a formação docente com os sentimentos de repulsa nos alunos dos diversos ciclos formativos, analisando com as situações dos porquês motivacionais da repulsa nos jovens estudantes podem estar conexas com a relação professor-aluno.
- ItemSABARAÇÃO: prática de Modelagem Matemática com estudantes do 9º ano, de uma escola pública de Sabará, após visita ao aterro sanitário da cidade(2024-07-27) Alves, Pauliana Duarte Moreira; Mestra Daila Silva Seabra de Moura Fonseca; Mestra Débora Silva Veloso RochaA presente pesquisa teve por objetivo principal investigar as possíveis contribuições da Modelagem Matemática para o aprendizado de conteúdos matemáticos pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma visita ao aterro sanitário da cidade de Sabará, em Minas Gerais. O referencial teórico central é fundamentado na Modelagem Matemática segundo Burak e suas etapas. A metodologia inicia com uma análise teórico-bibliográfica do tema, seguida pela realização de sessões de trabalho em grupo, nas quais os alunos elaboraram e resolveram problemas matemáticos que foram produzidos a partir da visita ao aterro sanitário da cidade. Alguns dados para a realização das atividades foram previamente coletados pelos estudantes durante a visita ao aterro e outros foram coletados por meio de pesquisa na internet. As atividades foram realizadas em sala e em encontros individualizados com os grupos, seguindo as etapas definidas por Burak. Ao final do processo, foi aplicado um questionário semiestruturado aos participantes, para aferir as impressões dos alunos em relação à atividade proposta. Os dados coletados, juntamente com as análises realizadas, evidenciam a relevância da Modelagem Matemática no processo de ensino-aprendizagem, tornando o ensino da Matemática mais interessante e conectado com a realidade, contribuindo para uma formação crítica e consciente dos alunos. A experiência prática foi bem recebida pelos estudantes, que mostraram interesse em atividades semelhantes. Além disso, a atividade também promoveu a conscientização ambiental e desenvolveu habilidades críticas e práticas em matemática.