Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- ItemOs desafios encontrados por professores formados em Pedagogia para ensinar matemática aos alunos do 5º ano(2024-09-27) Ramos, Sérgio Oliveira Pires ; Mestre Márcio Augusto Gama Ricaldoni; Mestra Melissa Campos AlvesO ensino da matemática desempenha um papel crucial na formação acadêmica e na preparação para a vida dos alunos. A matemática não é apenas uma disciplina escolar, mas uma habilidade fundamental necessária para o futuro do estudante. Ensinar matemática para alunos do 5º ano é uma tarefa complexa, pois nessa fase os estudantes estão na transição entre o Ensino Fundamental I e o Ensino Fundamental II, com características diferentes no modelo e organização escolar, além da diferença na formação dos profissionais da educação que atuam nesses anos. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre os desafios enfrentados por professores formados em pedagogia ao ensinar Matemática para alunos do 5º ano. O fundamento central é compreender como a falta de formação em matemática impacta na qualidade do ensino, os desafios encontrados por professores formados em pedagogia para lecionar Matemática e como ocorre essa abordagem com os alunos. Este trabalho examinará a importância da matemática nesse último ano de aprendizagem do Ensino Fundamental I, os desafios enfrentados pelos professores, as dificuldades dos alunos, a influência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas práticas de ensino. A pesquisa foi feita por meio do estudo de algumas literaturas existentes sobre o tema e análise bibliográfica de autores que estudam o assunto. Alguns dos resultados encontrados na pesquisa mostram que os professores que cursam somente Pedagogia tem ciência da importância da Matemática, mas muitos não tem afinidade com a matéria, e por isso, possuem dificuldade para ministrar a disciplina no 5º ano, sendo, portanto, um fator considerável e preocupante para o ensino da matemática em sala de aula.
- ItemSABARAÇÃO: prática de Modelagem Matemática com estudantes do 9º ano, de uma escola pública de Sabará, após visita ao aterro sanitário da cidade(2024-07-27) Alves, Pauliana Duarte Moreira; Mestra Daila Silva Seabra de Moura Fonseca; Mestra Débora Silva Veloso RochaA presente pesquisa teve por objetivo principal investigar as possíveis contribuições da Modelagem Matemática para o aprendizado de conteúdos matemáticos pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma visita ao aterro sanitário da cidade de Sabará, em Minas Gerais. O referencial teórico central é fundamentado na Modelagem Matemática segundo Burak e suas etapas. A metodologia inicia com uma análise teórico-bibliográfica do tema, seguida pela realização de sessões de trabalho em grupo, nas quais os alunos elaboraram e resolveram problemas matemáticos que foram produzidos a partir da visita ao aterro sanitário da cidade. Alguns dados para a realização das atividades foram previamente coletados pelos estudantes durante a visita ao aterro e outros foram coletados por meio de pesquisa na internet. As atividades foram realizadas em sala e em encontros individualizados com os grupos, seguindo as etapas definidas por Burak. Ao final do processo, foi aplicado um questionário semiestruturado aos participantes, para aferir as impressões dos alunos em relação à atividade proposta. Os dados coletados, juntamente com as análises realizadas, evidenciam a relevância da Modelagem Matemática no processo de ensino-aprendizagem, tornando o ensino da Matemática mais interessante e conectado com a realidade, contribuindo para uma formação crítica e consciente dos alunos. A experiência prática foi bem recebida pelos estudantes, que mostraram interesse em atividades semelhantes. Além disso, a atividade também promoveu a conscientização ambiental e desenvolveu habilidades críticas e práticas em matemática.
- ItemRepulsa a matemática: uma investigação sobre os motivos e como podem ser ressignificados(2024-08-30) Gomes, Giuliano Bruno Baldez; Mestra Melissa Campos Alves ; Doutor Bruno Alves MarquesEste trabalho tem por objetivo trazer uma discussão, por meio de uma revisão bibliográfica, sobre um dos desafios que permeiam a disciplina de Matemática: o sentimento de repulsa à disciplina por parte de muitos estudantes da educação básica. Ao falar de educação, falamos dos docentes em Matemática, e do processo de formação dos licenciados em Matemática, que estão envolvidos diretamente com os alunos dos anos finais do fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Correlacionamos a formação docente com os sentimentos de repulsa nos alunos dos diversos ciclos formativos, analisando com as situações dos porquês motivacionais da repulsa nos jovens estudantes podem estar conexas com a relação professor-aluno.