Dissertação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertação por Autor "Alex Rodrigues Borges"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAções afirmativas em EPT na era das notícias falsas: a lei de cotas no contexto do IFMG(2023-09-29) Alex Rodrigues Borges; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos SantosEsta dissertação versa sobre as ações afirmativas na educação no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica na era das fake news e da pós-verdade, relacionando tais fenômenos especificamente com a Lei de Cotas, a Lei n. 12.711/2012. O acesso à educação no Brasil sempre foi limitado e, por conseguinte, excludente. Dados do IBGE/PNAD, agrupados pelo IPEA no período de 2001 a 2019, mostram, em todos os cenários analisados, que a diferença de acesso e tempo de estudo sempre existiu e persistiu ao longo dos anos, quando comparamos pretos/pardos aos autodeclarados brancos, principalmente se analisados os aspectos sociais. Concomitante a isso, a disseminação de concepções distorcidas ou inverídicas no que concerne às políticas de ação afirmativa na educação mostraram-se como importantes ferramentas de desinformação. A pós-verdade e as fake news estão perceptivelmente presentes nas formulações de conteúdos, sejam eles de caráter informativo ou de interação em rede social. Tendo em vista esse quadro geral, esta pesquisa teve como objetivo identificar em que medida existia a aderência aos conceitos das fake news e pós-verdade pelos alunos do EMI do campus do IFMG, especificamente sobre a lei de cotas – lei 12.711/2012. Para tanto, aplicamos um questionário para determinar as singularidades do grupo de estudo e realizamos um grupo focal para captar a reação dos participantes frente às informações apresentadas. A coleta de dados subsidiou uma análise qualitativa que ofereceu elementos para apurar e compreender os níveis de congruência dos participantes quantos aos conceitos difundidos pelas fake news e pela pós-verdade, tendo em vista a Lei n. 12.711/2012. Apresentamos, como resultado, elementos que nos ajudaram a compreender as influências dos fenômenos de desinformação, bem como a elaborar um produto educacional caracterizado como uma cartilha, a fim de ser apresentada e disponibilizada para potenciais ingressantes ao campus lócus do objeto de estudo desta pesquisa. Com vistas a fomentar o debate sobre as ações afirmativas, em especial no que tange às cotas raciais como instrumento de acesso, elaboramos, aplicamos e avaliamos um produto educacional com caráter informativo, contendo referências que demonstram, de maneira clara, lógica e objetiva, a operacionalização, a efetividade e o potencial de transformação das políticas de ações afirmativas na educação. Além disso, esse material abordou assuntos advindos tanto das desinformações geradas pelas fake news quanto pela pós-verdade, frisando as potencialidades de fragilização que esses elementos podem desenvolver na sociedade.