Produtos Técnicos, Tecnológicos e Educacionais
URI Permanente desta comunidade
Comunidade composta pelos produtos técnicos, tecnológicos e educacionais produzidos por discentes dos cursos de graduação e pós-graduação e docentes do IFMG.
Navegar
Navegando Produtos Técnicos, Tecnológicos e Educacionais por Autor "Batista, Gilsomar Sebastião"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemManual prático para utilização do aplicativo Fields Area Measure nas aulas de Geografia(2025-01-15) Batista, Gilsomar Sebastião; Doutor Jairo Rodrigues SilvaA consolidação do meio técnico-cientifico-informacional, no século XXI, trouxe para a escola básica uma nova realidade: o convívio com a tecnologia. Esses recursos, contudo, não devem ser vistos nem como salvadores nem como prejudiciais ao processo de ensino-aprendizagem, mas como instrumentos que proporcionam novas abordagens e adequações aos sistemas de ensino, frente a nova conjuntura da sociedade. É necessário que haja um diálogo sadio e constante entre a escola e a tecnologia, reconhecendo possibilidades e limites que uma oferece à outra e tendo sempre em vista os benefícios proporcionados a discentes, docentes e conteúdos estudados, bem como a todos os demais agentes envolvidos no processo educacional. Especialmente para a Geografia Escolar, a tecnologia oferece novas e importantes oportunidades para que os métodos didáticos sejam mais interativos, investigativos e direcionados, com abordagens locais e incentivo ao raciocínio espacial e científico, o que resultará na alfabetização e no letramento geográfico. Visando colaborar para a inserção das geotecnologias na escola básica, o presente trabalho apresenta um manual de utilização das principais funcionalidades do aplicativo Fields Area Measure, úteis às aulas de Geografia, especialmente no nível do Ensino Médio. Essa ferramenta, embora não tenha sido desenvolvida especificamente para uso didático, possui interface e funcionalidades simples e confiáveis, que podem enriquecer significativamente a construção do conhecimento pelos estudantes.
- ItemSequência didática para o ensino de Cartografia no Ensino Médio utilizando o aplicativo Fields Area Measure(2025-01-15) Batista, Gilsomar Sebastião; Doutor Jairo Rodrigues SilvaA dinâmica atual da sociedade requer da escola básica um diálogo maior com a realidade dos estudantes e a utilização da tecnologia como instrumento de aprendizagem. Particularmente para o ensino de Geografia no Ensino Médio, as geotecnologias e a análise espacial a partir da realidade dos estudantes são caminhos para aproximar o conteúdo estudada da realidade dos estudantes e fomentar sua participação, curiosidade e investigação científica, em vista da construção de um conhecimento significativo, útil e duradouro. Por isso, o presente produto educacional visa colaborar com os docentes, apresentando uma sequência didática, em cinco aulas, para a consolidação de conteúdos fundamentais da cartografia, através da observação e análise do espaço vivido e da interatividade com a tecnologia, na busca da alfabetização e do letramento geográficos e de uma educação voltada para a construção da cidadania.