Ouro Branco
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Ouro Branco por Autor "Doutor Gustavo Pereira Pessoa"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA “Práxis” docente dos professores da Educação Profissional e Tecnológica no ensino on-line: da teoria à prática.(2023-05-16) Oliveira, Walter Pinto de ; Doutor Gustavo Pereira PessoaO presente estudo tem como objetivo central analisar às práticas adotadas e as dificuldades enfrentadas pelos docentes no contexto da docência on-line, sob a perspectiva dos professores que atuam na educação profissional e tecnológica (EPT). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário enviado aos docentes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), sendo estabelecido como critério de inclusão a atuação como professor ativo nos Campi do IFMG. Foram estabelecidos três objetivos específicos para a pesquisa: investigar as práticas docentes no ensino on-line na EPT, identificar as principais práticas empregadas pelos docentes e as dificuldades encontradas, a partir da percepção dos professores. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos professores possui conhecimento básico sobre o ensino on-line. No entanto, a principal dificuldade relatada foi a falta de formação adequada, sendo mencionada a falta de preparo e capacitação para lidar com essa modalidade de ensino. As práticas adotadas pelos docentes, de forma geral, foram avaliadas de maneira positiva. No entanto, as principais dificuldades enfrentadas estavam relacionadas ao excesso de trabalho, ausência de contato físico com os alunos, falta de formação adequada e acesso limitado a recursos tecnológicos apropriados. Observou-se também que o IFMG implementou o programa de Ensino Remoto Emergencial (ERE), porém, em muitos casos, houve falta de orientação e acompanhamento por parte dos gestores, bem como relatos de falta de conhecimento e formação dos docentes. Por fim, como resultado deste estudo, foi elaborado um produto educacional com o intuito de esclarecer as principais dúvidas relacionadas à temática abordada. Este produto pretende fornecer orientações e informações relevantes que possam contribuir para a melhoria da prática docente no contexto do ensino on-line na EPT, visando mitigar as dificuldades identificadas e promover uma melhor preparação e capacitação dos professores para atuarem nessa modalidade de ensino.
- ItemJúri Simulado com a temática "Processo de Vacinação": uma análise sob perspectiva da formação omnilateral dos alunos do ensino médio integrado(0027-06-23) Castro, Paula Silva Guimarães; Doutor Gustavo Pereira PessoaAs práticas pedagógicas têm sido alvo de grandes debates pelas transformações políticas, econômicas e culturais ao longo das últimas décadas. Esse fato nos remete a refletir sobre o papel que a escola pretende assumir na formação do aluno. Assim, esta pesquisa, considerando as concepções de formação humana integral, visando uma estratégia pedagógica capaz de estimular a construção de competências para a vida, que favoreça o desenvolvimento de pensamentos críticos e capazes atuar com autonomia para transformar a realidade, teve como objetivo geral analisar se o júri simulado com a temática “processo de vacinação” estimula a construção de competências que favorecem à formação omnilateral dos estudantes do ensino médio integrado. A formação humana integral, por se tratar da superação do homem dividido e marcado pela divisão da sociedade entre o trabalho manual e o trabalho intelectual, diz respeito a uma educação profissional que seja articulada com o ensino médio e traçada por uma concepção de formação humana em todas as dimensões da vida, tendo o trabalho, a ciência e a cultura como uma unidade desta formação e o trabalho como princípio educativo. Foi uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, com procedimentos metodológicos baseados na pesquisa-ação, tendo como método de análise a “análise textual-discursiva”. As competências analisadas foram baseadas nos quatro pilares de Delors (2010), “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, aprender a conviver” e aprender a ser”, por darem significado as competências para a vida que favorecem a formação omnilateral. Os resultados encontrados evidenciaram que a estratégia de júri simulado utilizando como temática o “processo de vacinação” é capaz de produzir competências relacionadas à argumentação, pensamento reflexivo, relações sociais, trabalho em equipe, pensamento crítico e autonomia, além do aspecto lúdico da estratégia pedagógica, portanto, o desenvolvimento de competências para a vida que são basilares da formação omnilateral dos alunos do ensino médio integrado. Para construção do produto educacional foi analisado o roteiro do júri simulado criado por mim, baseando-se naqueles encontrados na literatura, e, considerando os resultados e análise, o roteiro foi ajustado e disponibilizado como produto educacional (APÊNDICE), visando oportunizar outros professores a aplicação da estratégia pedagógica.
- ItemUso do smartphone como ferramenta pedagógica de ensino na perspectiva omnilateral: concepções dos docentes do Instituto Federal de Minas Gerais-IFMG(2024-10-02) Viana, Renato de Souza; Doutor Gustavo Pereira PessoaA escola é descrita como um lócus de aprendizagem, compartilhamento de experiências entre discentes e docentes, discentes e discentes, docentes e docentes. Nesta premissa, o papel docente vem sendo discutido por teóricos da educação, bem como suas relações com a metodologia com a qual se espelham e cumprem o seu papel diário nas salas de aula. Nesta premissa, o ensino tradicional vem sendo apontando como um dos gargalos de fracassos na educação pública, aonde a aquisição do conhecimento pelo aluno, vem ocorrendo por transmissão por parte do docente, com pouca participação do discente no processo, sendo esta causa, em muitos casos, a não incorporação de recursos tecnológicos ao processo de ensino. Nesta premissa, o smartphone se desponta como um dos recursos tecnológicos que pode facilitar a vida do docente em sua vida escolar diária, haja vista um grande consumo de smartphone pelos jovens hoje. Este trabalho objetiva conhecer as concepções dos docentes dos Institutos Federais de Minas Gerais-IFMG sobre os usos dos smartphone como ferramenta pedagógica de ensino e como os professores fazem o seus usos em suas práticas pedagógicas. Para isto, a pesquisa se embasou na aplicação de questionário estruturado com perguntas, construídos por meio do Google Forms encaminhados aos docentes por e-mail institucional dos professores. Os resultados da pesquisa apontam que 100% dos professores respondentes, um total de 16 da amostra total, usam o smartphone como recurso mediador para ministrar aulas de Biologia nos Institutos onde atuam, das mais variadas formas, como por exemplo, envio de materiais de aulas, QR Codes, envio de videoaulas, etc. Os resultados desta pesquisa serão publicados em revista eletrônica de divulgação científica como forma de disseminação dos resultados obtidos e como meio de maximizar os resultados a fim de colaborar com a implementação/instigar o uso do smartphone como recurso metodológico ao trabalho docente, com maior frequência no Ensino Médio Integrado-EMI, fator este que visa melhorar a aprendizagem discente.