Licenciatura em Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Orientador "Mestra Jossara Bazílio de Souza Bicalho"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção do pensamento algébrico no ensino fundamental no viés da resolução de problemas(2015-12-22) Matos, Giselda Leite de Oliveira; Santos, Ingrit Cristina Almeida dos; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoO presente trabalho, de cunho qualitativo e bibliográfico, tem por objetivo refletir sobre a construção do pensamento algébrico e o ensino da Álgebra, no viés da Resolução de Problemas, através de um levantamento teórico em Educação Matemática e nas orientações curriculares vigentes, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Conteúdo Básico Comum (CBC) do estado de Minas Gerais, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que serviram à fundamentação teórica do trabalho. Além disso, consultou-se a coleção de livro didático de Matemática adotada na Escola Estadual Senador Francisco Nunes Coelho, parceira do IFMG-SJE (Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista) no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), com a finalidade de observar como está sendo abordado o tema álgebra. Verificaram-se também, em livros de Matemática dos anos iniciais (4º e 5º ano) os indícios do tratamento de uma pré-álgebra. Durante esta pesquisa, buscou-se compreender como acontece a construção do ―pensamento algébrico‖. Foram observadas a Álgebra e a construção do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental, destacando a concepção de álgebra, sequências e regularidades, no viés da Resolução de Problemas como uma tendência em Educação Matemática.
- ItemA construção dos poliedros de Platão através do origami aliada à teoria de Van Hiele no processo de ensino e aprendizagem de geometria euclidiana(2014-11-13) Oliveira, Airton Flora de; Santos, Amanda Costa; Andrade, João Aparecido de; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEsta pesquisa foi elaborada numa perspectiva de campo, de cunho qualitativo, aplicada na Escola Estadual “Major Lermino Pimenta”, localizada no distrito de Nelson de Sena, município de São João Evangelista, MG, para a 3ª série do Ensino Médio. Utilizou-se uma cartilha construída pelos pesquisadores sendo aplicada com a finalidade de estimular a participação ativa dos estudantes nas atividades propostas, bem como favorecer sua aprendizagem dos conceitos de Geometria através do origami na construção dos poliedros de Platão presentes nas construções dos módulos. Adotou-se a teoria de van Hiele, que é a teoria do desenvolvimento do pensamento em Geometria, como aporte teórico, e estabelece cinco níveis hierárquicos, no sentido de que só atinge determinado nível após dominar os níveis anteriores, buscando-se verificar o nível de conhecimento geométrico que os estudantes possuem em sua trajetória estudantil. A pesquisa aconteceu durante os meses de Setembro e Outubro de 2014, em 10 encontros, cada encontro com duração de 2 horas. A pesquisa foi dividida em etapas a saber: primeiramente a apresentação da proposta de pesquisa para a direção da escola e para com os sujeitos, depois foi aplicado o teste de van Hiele adaptado por Nasser e Sant’anna (2010), com o objetivo de verificar em qual nível de desenvolvimento do pensamento geométrico esses estudantes encontravam-se. Posteriormente, ocorreu uma oficina, esta através de aulas ministradas, onde foi entregue a cada estudante uma cartilha denominada Folha do Estudante, com o passo a passo das construções dos Poliedros de Platão através do origami. E por fim, aplicação do teste de sondagem para verificar se o origami constituiu-se de uma ferramenta metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Geometria. Pelos dados recolhidos e pelas observações feitas durante a pesquisa percebeu-se o empenho dos estudantes nas atividades sendo notados avanços que eles tiveram nos conteúdos geométricos, como reconhecimento de algumas figuras geométricas (planas e espaciais), e de algumas propriedades existentes nessas figuras. Além disso, a análise das discussões e o comportamento dos estudantes mostrou o potencial do origami como alternativa pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Plana e Espacial.
- ItemA formação matemática dos professores polivalentes de escolas municipais de São João Evangelista(2015-12-21) Carvalho, Érica Gonçalves; Dias, Lucas Ramos; Medeiros, Pricila de Paula; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEssa pesquisa de cunho qualitativo teve o objetivo de investigar a formação matemática de professores polivalentes, formados nos cursos Normal Superior ou Pedagogia, das duas maiores escolas municipais de São João Evangelista: Escola Municipal “José Guimarães” e Escola Municipal “Prefeito Alberto Pimenta”. Os professores participaram de forma voluntária. O que motivou a realização da pesquisa foram observações realizadas por meio do Estágio Supervisionado e do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que apontaram que os alunos ingressam no sexto ano do Ensino Fundamental II apresentando grande dificuldade com os conteúdos básicos de Matemática, o que indica que essa defasagem supostamente provém dos anos iniciais. O referencial teórico da pesquisa aborda duas perspectivas apontadas por Ponte e Oliveira (2002): formação pessoal, que envolve as dificuldades enfrentadas com o conteúdo matemático e formação acadêmica matemática, ou seja, o que esses professores aprenderam durante sua graduação. Para validar a pesquisa foram realizadas pesquisas em sítios que apresentam dados estatísticos sobre a educação brasileira. Também foi aplicado aos professores um questionário, voltado à formação acadêmica e realizada uma entrevista estruturada, voltada à formação pessoal, que objetivou compreender as duas vertentes da pesquisa. O áudio da entrevista foi gravado e posteriormente trechos dessas entrevistas foram transcritos e analisados no decorrer do trabalho. Os dados do questionário foram apresentados em forma de gráficos. Foram pesquisadas também as matrizes curriculares dos cursos concluídos pelos professores, para levantamento da oferta das disciplinas voltadas à Matemática. Essas matrizes foram representadas em gráficos para facilitar a visualização. Por meio do levantamento desses dados, constatamos que os professores sentem necessidade de maior oferta de cursos de formação continuada na área de Matemática visando complementar seus cursos finalizados. Também, evidenciou-se o desejo da parte dos professores entrevistados de uma parceria com o curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Minas Gerais, campus São João Evangelista e as escolas em questão.
- ItemA Torre de Hanói e o ensino do princípio de indução matemática na 3ª série do ensino médio(2013-11-05) Barbosa, Douglas de Miranda; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEste trabalho descreve uma investigação desenvolvida com o objetivo de analisar as contribuições do Jogo Torre de Hanói no estudo de Indução Matemática para alunos do Ensino Médio. O Princípio de Indução Finita nesse nível de ensino é tratado como uma forma de propiciar aos estudantes uma noção de infinito em Matemática. Como aporte teórico tomou-se como base as abordagens didáticas de Abramo Hefez e Luiz Roberto Dante. Estes autores foram considerados relevantes nesta pesquisa por serem os únicos encontrados com textos didáticos para estudo desta disciplina na educação básica. Investigou-se a motivação dos estudantes em resolver o jogo e o raciocínio desenvolvido por eles ao buscar uma expressão matemática que determinasse a quantidade mínima de movimentos necessários para transferência das peças conforme a variação do número de discos disponíveis. A partir do desenvolvimento destas expressões por parte dos estudantes procedeuse ao estudo de Indução Matemática com o intuito de verificar a validade das mesmas. A pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva de metodologia qualitativa e aplicada a estudantes da 3ª série do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFMG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Ao final dos trabalhos, foram transcritas as observações do pesquisador e as considerações dos participantes da pesquisa sobre a utilização de material concreto no ensino de Matemática, mais especificamente sobre Indução Matemática, também conhecida como Princípio de Indução Finita (P.I.F.). A pesquisa atingiu seus objetivos por proporcionar aos estudantes um espaço dinâmico e participativo para descobertas das equipes sobre o jogo.
- ItemDescobrindo a matemática na arte: investigando as obras de Escher no contexto da educação de jovens e adultos(2017-12-13) Campos, Cleusa Xavier; Borges, Misael de Almeida; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoO presente trabalho pretende apresentar os resultados de uma pesquisa, de cunho qualitativo, realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo geral desta pesquisa foi, a partir do desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar com Artes, em aulas de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, investigar as possibilidades dessa abordagem ser eficiente no ensino de Geometria, através da observação e reprodução de obras do artista holandês Maurits Cornelius Escher. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os temas relevantes à pesquisa, quais sejam: vida e obra de Escher; o conteúdo de Artes Visuais no Currículo da Educação Básica; as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Matemática; as potencialidades do trabalho nas aulas de Matemática com obras de Artes Visuais, numa perspectiva interdisciplinar e o papel da escola e do professor, particularmente o de Matemática, no processo de promoção de uma educação científica mais humana e cidadã. Foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário, observação e coleta de dados a partir de atividades realizadas por 28 alunos do 1° ano da EJA da E.E. Dr. Antônio da Cunha Pereira, no município de Peçanha, Minas Gerais. A pesquisa apontou a viabilidade de promover um processo de ensino-aprendizagem de geometria através de obras de Arte, tendo ficado evidente aos pesquisadores o potencial matemático que há nas obras de Escher.
- ItemIntrodução da educação financeira na matemática do 7º ano do ensino fundamental(2013-11-04) Costa, Diana Ferreira Rocha; Santos, Kamila Costa; Silva, Margarida Vitória Costa; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEste Trabalho de Conclusão de Curso descreve o desenvolvimento de uma pesquisa realizada na Escola Municipal “Antônio Medina Cardoso” da zona rural do município de São João Evangelista (MG), com uma turma de alunos do 7º ano do ensino fundamental. A experiência teve como principal objetivo a introdução da Educação Financeira no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Ocorreu por meio de uma discussão sobre a relevância do tema, sob a perspectiva de uma abordagem de educação para o consumo, e de uma aplicação de um produto educacional elaborado pelas autoras. A metodologia dessa pesquisa, de caráter qualitativo, foi fundamentada no modelo de Thomas A. Romberg. As estratégias utilizadas para coleta de dados foram baseadas em averiguações de livros didáticos, proposta pedagógica da escola, entrevista e questionários com o intuito de investigar sobre qual a contribuição da educação financeira para a tomada de decisões dos alunos. Através da avaliação, solicitada aos participantes da pesquisa, sobre o trabalho desenvolvido, percebe-se que o mesmo poderá contribuir para ampliar a compreensão e propiciar a aquisição de novos conhecimentos sobre algo importante que nem sempre é tratado na sala de aula.
- ItemO uso de situações-problema na abordagem de números decimais com o 7º ano do ensino fundamental(2014-11-27) Santos, Débora Aparecida de Almeida; Pinho, Kárem Franciely de; Lavor, Wly Evangelista; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEste Trabalho de Conclusão de Curso relata a realização de uma pesquisa feita com estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Antônio Medina Cardoso”, situada na zona rural do município de São João Evangelista (MG). A pesquisa foi realizada com o intuito de mostrar a relevância da utilização de situações-problema durante o processo de ensino e aprendizagem dos Números Decimais, propondo uma maneira diferenciada de abordar esse conteúdo. Foi feito um levantamento teórico acerca das situações-problema e dos números decimais, visando propor uma abordagem dos números decimais através de situações-problema, a partir do qual as autoras elaboraram e aplicaram um produto educacional. A metodologia dessa pesquisa, de caráter qualitativo, foi fundamentada no modelo metodológico proposto de Thomas A. Romberg. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisas em livros didáticos, aplicação de questionário e produto educacional para os estudantes pesquisados, de modo a investigar as contribuições do uso de situações-problema no processo de ensino e aprendizagem dos Números Decimais. Ao término da pesquisa, concluiu-se que para os estudantes participantes da pesquisa, a atividade contribuiu para uma melhor compreensão do conteúdo de Números Decinais, a partir da valorização do seu conhecimento e do seu cotidiano.
- ItemUnidades de medida em uma comunidade quilombola: um estudo etnomatemático(2014-10-29) Nascimento, Leila Maria do; Carvalho, Renato José; Carvalho, Ronise Aparecida; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEsta pesquisa, de cunho qualitativo através de observação direta, tem como perspectiva o estudo da Comunidade Quilombola de São Félix (Cantagalo- MG), tendo como foco principal a conexão entre o meio cultural e o modo próprio de medir, fazendo um levantamento das unidades de medidas encontradas, tanto em uso nas atividades diárias, quanto as que se encontram somente na memória. Através da memória se reconstrói uma visão do passado a partir do presente, por isso a memória pode ser utilizada para recordar situações, e dessa forma, a memória passa a ser o vivido e a história constitui-se como o elaborado. A partir de visitas à comunidade, os dados foram coletados por meio de fotografias, diário de anotações, gravações de áudios e vídeos e entrevistas semiestruturadas. Trechos das conversas foram transcritos na íntegra, analisados e discutidos de acordo com os objetivos da pesquisa. A visão teórica desta investigação baseia-se nas ideias de Ubiratan D’Ambrósio sobre a Etnomatemática, sendo esta o reconhecimento de que as ideias matemáticas, substanciadas nos processos de comparar, classificar, quantificar, organizar e medir, são próprias da natureza humana e do meio cultural. Consultas a sítios da história brasileira foram realizadas, sendo o principal o Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES), sobre o surgimento e características das comunidades quilombolas. Dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) foram usados para a discussão da adoção do sistema métrico no Brasil e o Sistema Internacional de Unidades (SI).