Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Professora Doutora Cristiana Santos Andreoli"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGastronomia como ferramenta na educação alimentar infantil(2025-03-14) Luana Beatriz Batista Silva; Professora Doutora Cristiana Santos AndreoliA proposta deste trabalho de conclusão de curso é servir de suporte para criação de oficinas de culinária, utilizando a gastronomia como ferramenta, a fim de proporcionar uma alimentação saudável na infância, considerando as recomendações do Guia alimentar para crianças menores de dois anos. É crucial salientar que uma alimentação saudável na infância é essencial para a promoção da saúde infantil. O objetivo deste trabalho é identificar e propor ações práticas que envolvam aspectos nutricionais, sociais e educativos através da gastronomia. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no intuito de identificar ações práticas envolvendo gastronomia e educação alimentar que possam ser usadas na promoção da saúde alimentar infantil. Por meio da pesquisa foi possível identificar ações práticas e desenvolver uma proposta de oficina prática para o público infantil usando das técnicas gastronômicas. Essas ações práticas propostas têm o intuito de promover a adesão de hábitos alimentares saudáveis e também de incentivar a criatividade através das atividades propostas nessa oficina.
- ItemGastronomia Socoial e Aproveitamento de Alimento: Uma Proposta de Política Pública a ser Inserida nas Escolas(2025-03-27) Priscilla Alves Barbosa Correa; Professora Doutora Cristiana Santos AndreoliO desígnio deste trabalho de conclusão de curso é servir de sustentáculo para o desenvolvimento de oficinas de culinária, que utilizem a gastronomia como ferramenta, ensinando receitas que aumentem a variabilidade da alimentação e reduzam desperdícios. A proposta é a implementação desses cursos práticos em escolas públicas, como componente curricular complementar, incentivando uma alimentação mais diversificada, saudável e consciente, desde a infância, etapa do desenvolvimento humano preponderante para formação dos hábitos alimentares. Ao atingir esse nicho os conhecimentos e condutas podem ser replicados através de material didático complementar possibilitando essas crianças levarem essas práticas para dentro de suas casas difundindo o propósito do projeto. Essas ações visam fomentar o desenvolvimento sustentável e a diminuição de desperdícios no âmbito alimentar em todas suas esferas, desde a produção, distribuição e principalmente consumo. Assegurando o direito social de ter acesso a uma alimentação saudável, intrínseco a todos os seres humanos, através de método educativo.