Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 23
  • Item
    Chico Paio como referência e patrimônio alimentar de Barroso - MG
    (2025-03-24) Silva, Nils Kastsberg da.; Profª Dra. Cristiana Santos Andreoli
    O Chico Paio é um prato tradicional da culinária barrosense. Este prato foi criado como uma releitura da Dobradinha, mas com alteração nas carnes que o compõe. O Chico Paio é registrado no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, possuindo registro de seus ingredientes e forma de preparo. Contudo, por mais que o Chico Paio tenha reconhecimento local e nos órgãos de cultura estaduais, há uma lacuna na literatura que reúna os aspectos culinários, históricos e culturais sobre o preparo. A partir deste contexto, buscou-se como objetivos específicos realizar um levantamento dos restaurantes que comercializam o prato Chico Paio, no município de Barroso, MG; analisar se há diferença nas versões apresentadas pelos estabelecimentos, considerando o inventário IEPHA e os ingredientes principais que compõem o prato; destacar a importância da padronização das fichas técnicas para a preservação do patrimônio alimentar e dos bens culturais. Para isso, foram realizadas entrevistas em cinco estabelecimentos que produzem e comercializam Chico Paio, e a partir das respostas verificar quais estabelecimentos estavam de acordo com o inventário ou não. Observou-se que alguns dos comerciantes conheciam o inventário, mas não seguiam suas recomendações, como utilizar os mesmos ingredientes e forma de preparo.
  • Item
    Gastronomia Socoial e Aproveitamento de Alimento: Uma Proposta de Política Pública a ser Inserida nas Escolas
    (2025-03-27) Priscilla Alves Barbosa Correa; Professora Doutora Cristiana Santos Andreoli
    O desígnio deste trabalho de conclusão de curso é servir de sustentáculo para o desenvolvimento de oficinas de culinária, que utilizem a gastronomia como ferramenta, ensinando receitas que aumentem a variabilidade da alimentação e reduzam desperdícios. A proposta é a implementação desses cursos práticos em escolas públicas, como componente curricular complementar, incentivando uma alimentação mais diversificada, saudável e consciente, desde a infância, etapa do desenvolvimento humano preponderante para formação dos hábitos alimentares. Ao atingir esse nicho os conhecimentos e condutas podem ser replicados através de material didático complementar possibilitando essas crianças levarem essas práticas para dentro de suas casas difundindo o propósito do projeto. Essas ações visam fomentar o desenvolvimento sustentável e a diminuição de desperdícios no âmbito alimentar em todas suas esferas, desde a produção, distribuição e principalmente consumo. Assegurando o direito social de ter acesso a uma alimentação saudável, intrínseco a todos os seres humanos, através de método educativo.
  • Item
    Gastronomia como ferramenta na educação alimentar infantil
    (2025-03-14) Luana Beatriz Batista Silva; Professora Doutora Cristiana Santos Andreoli
    A proposta deste trabalho de conclusão de curso é servir de suporte para criação de oficinas de culinária, utilizando a gastronomia como ferramenta, a fim de proporcionar uma alimentação saudável na infância, considerando as recomendações do Guia alimentar para crianças menores de dois anos. É crucial salientar que uma alimentação saudável na infância é essencial para a promoção da saúde infantil. O objetivo deste trabalho é identificar e propor ações práticas que envolvam aspectos nutricionais, sociais e educativos através da gastronomia. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no intuito de identificar ações práticas envolvendo gastronomia e educação alimentar que possam ser usadas na promoção da saúde alimentar infantil. Por meio da pesquisa foi possível identificar ações práticas e desenvolver uma proposta de oficina prática para o público infantil usando das técnicas gastronômicas. Essas ações práticas propostas têm o intuito de promover a adesão de hábitos alimentares saudáveis e também de incentivar a criatividade através das atividades propostas nessa oficina.
  • Item
    Resiliência do turismo: estudo de caso de um empreendimento do setor de hospitalidade em Ouro Preto
    (2025-03-24) Passos, Gustavo de Castro Silva Versiani; Doutora Cristiana Santos Andreoli
    Este estudo analisou detalhadamente os impactos financeiros provocados pelos eventos críticos do rompimento da barragem de Brumadinho, a pandemia da COVID-19 e as chuvas intensas de janeiro de 2022 sobre um empreendimento do ramo de hospedagem na cidade histórica de Ouro Preto, Minas Gerais. Utilizando dados financeiros e operacionais da empresa analisada, avaliou-se o comportamento das reservas, faturamento, ocupação e tarifas médias em períodos anteriores, durante e após os eventos críticos. Os resultados evidenciaram diferentes magnitudes e velocidades de recuperação econômica para cada tipo de crise analisada, ressaltando a importância da resiliência financeira e estratégias adaptativas dos empreendimentos hoteleiros para enfrentar eventos catastróficos. Conclui-se que a adoção de estratégias preventivas e um planejamento financeiro flexível são essenciais para a sustentabilidade e recuperação econômica no setor turístico, especialmente em localidades sujeitas a eventos adversos.
  • Item
    Gastronomia: um incentivo para a construção alimentar nos primeiros anos de vida
    (2024-02-26) Santos, Bárbara Pimentel dos; Doutora Cristiana Santos Andreoli
    Esse trabalho final de graduação tem o intuito de servir como base para a criação de um ebook que visa intensificar a importância da gastronomia como meio de práticas culinárias que pode auxiliar na busca por uma alimentação saudável nos primeiros anos de vida, atendendo aos critérios do guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos desenvolvido pelo Ministério da Saúde. O leite materno, principal alimento nos primeiros meses de vida dá início ao ciclo da alimentação e é recomendado que seja exclusivo até os seis meses de vida podendo ser prolongado até os dois anos ou mais. Caminha-se então para o início da introdução alimentar, processo de grande importância na construção do ser humano visando os benefícios de uma alimentação balanceada desde os primeiros anos de vida. O objetivo desse trabalho é de conscientizar e incentivar os cuidadores de crianças a estabelecerem praticas culinárias que facilitam o dia a dia e a preparação dos alimentos oferecidos as crianças até os três anos de idade visando o bem estar, a saúde e o desenvolvimento pessoal.