Tecnologia em Conservação e Restauro
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Tecnologia em Conservação e Restauro por Orientador "Mestre Rodrigo Otávio de Marco Meniconi"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA balaustrada de Viçosa e suas utilizações(0005-09-23) Souza, Suellen Lima de ; Mestre Rodrigo Otávio de Marco Meniconi; Mestre Fábio Cabral DursoO tema “A Balaustrada de Viçosa e suas utilizações” foi escolhido para a elaboração deste artigo por tratar-se de um monumento que vai muito além de um guarda-corpo utilizado para separar duas vias e oferecer segurança aos pedestres. Localizado à Avenida Bueno Brandão, construído na época do desenvolvimento da região central da cidade com a chegada da linha férrea e da ESAV (Escola Superior de Agricultura e Veterinária), faz parte da memória afetiva de várias pessoas e possui uma grande importância histórico-cultural para o município, porém, devido ao processo de verticalização cada vez mais acelerado, resultante da especulação imobiliária, a região tornou-se muito valorizada, colocando a Balaustrada e seu entorno em perigo por não estarem recebendo a atenção e os devidos cuidados dos órgãos que deveriam zelar por sua conservação.
- ItemMatriz de São Sebastião e almas: simbolo de modernidade sem modernismo(0001-02-24) Leocádio, Fábio Aparecido Ernesto; Mestre Rodrigo Otávio de Marco MeniconiApesar da importância histórica e arquitetônica, informações sobre as diversas edificações do período neogótico no município de Ponte Nova, em Minas Gerais (MG), são bastante escassas. Sendo assim, verificou-se a necessidade de elaboração de um estudo cientifico por meio de um levantamento histórico, fotográfico e arquitetônico, de pelo menos, uma dessas construções, tendo em vista a importância de serem estudas e preservadas para futuras gerações. Assim, este estudo visa um estudo detalhado sobre a história de criação de uma pequena capela que hoje é a atual Igreja Matriz de São Sebastião e Almas em Ponte Nova/MG.
- ItemPesquisa mercado de trabalho do conservador e restaurador de bens imóveis Ouro Preto/MG.(2023-09-04) Braga, Gabriel Prates; Mestre Rodrigo Otávio de Marco MeniconiEste estudo investigou a relação do conservador e restaurador de bens imóveis com o seu mercado de trabalho focando nós egressos e nas empresas e instituições públicas relacionada ao patrimônio, em Ouro Preto, Minas Gerais. Foram coletados dados através de questionários aplicados às empresas, instituições e egressos do curso. Tendo como objetivo, em relação aos egressos, identificar a quantidade de conservadores e restauradores atuantes no mercado, a quantidade total de egressos com experiência profissional, se aqueles que atuam possuem outra formação adicional especificamente em arquitetura ou engenharia civil, analisar se atuam como empregados, terceirizados ou autônomos e se atuam em empresas privadas, instituições públicas ou empresa própria. Com relação as empresas e instituições públicas, a pesquisa têm como obejetivo identificar se elas conhecem o curso, se sabem sobre as capacidades e atribuições profissionais do conservador e restaurador de bens imóveis, se possuem ou já possuíram algum conservador e restaurador de bens imóveis como funcionário, e se tem interesse em conhecer o profissional em caso de desconhecimento. A pesquisa contribui para a compreensão da relação entre a formação em conservação e restauro de bens imóveis e sua aplicação no contexto empresarial e institucional, bem como para a reflexão sobre estratégias de fortalecimento da área e melhoria das oportunidades de emprego para os egressos.