Bacharelado em Engenharia Florestal
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Florestal por Orientador "Doutora Graziele Wolf de Almeida Carvalho"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuição da chuva de sementes na restauração florestal: uma inferência sobre a capacidade de cicatrização de áreas abertas em Mata Atlântica(2021-08-22) Lima, Gabriel Lopes; Doutora Graziele Wolf de Almeida CarvalhoAs florestas tropicais se caracterizam por apresentar uma alta diversidade de habitats formados em decorrência dos frequentes distúrbios que ocorrem em meio a floresta, esses que podem ser provocados pela ação natural ou antrópica. A queda de árvores ou galhos são os distúrbios naturais de baixo impacto mais frequentes, ocasionando aberturas no dossel da floresta, classificadas como clareiras. As clareiras possuem um papel indispensável na dinâmica das florestas, são responsáveis pela formação de novos habitats e promovem o estabelecimento de novas espécies. A chuva de sementes também surge como um importante mecanismo para indicar a chegada e o estabelecimento de espécies. Assim, o presente trabalho teve como objetivo verificar a chuva de diásporos em clareiras com diferentes tamanhos, que contribuem com a regeneração da Mata Atlântica. O experimento foi instalado em clareiras de dois fragmentos florestais, o primeiro localizado na cidade de São João Evangelista e o segundo em Ladainha, MG. Os dois fragmentos estão inseridos no bioma Mata Atlântica, vegetação classificada como de Floresta Estacional Semidecidual. Foram definidos quatro locais de amostragem, um sob dossel fechado e os outros três, em clareiras com diferentes tamanhos. Em cada área se instalou quatro coletores com dimensões de 0,5 x 0,5 metros, e instalados a 30 cm do solo. No total o experimento foi conduzido em oito áreas experimentais, totalizando 32 coletores e amostradas 6.245 sementes pertencentes a 55 morfoespécies. A síndrome de dispersão predominante foi do tipo anemocórica com 64,7%, seguida por autocórica com 24,5%, e a zoocórico com 10,8%. As áreas com distúrbio de pequena intensidade apresentaram os melhores resultados de abundância e diversidade de espécies, já as clareiras grandes apresentaram as menores uniformidades e similaridade com as demais. Com a chuva de sementes se mostrando um bom indicador do potencial regenerativo das clareiras, em relação a abundancia e diversidade de espécies.
- ItemProdução de mudas de canafístula (peltophorum dubium spreng. taub) em substrato com composto orgânico.(2019-12-19) Santos, Aparecida Sardinha dos; Doutora Graziele Wolf de Almeida CarvalhoPeltophorum dubium é uma espécie nativa que possui rápido crescimento e é empregada em projetos de reflorestamento e áreas degradadas, o presente trabalho teve intuito de avaliar o comportamento de mudas de P. dubium em diferentes concentrações de composto orgânico. O trabalho foi realizado na casa de sombra com tela de sombreamento 50,0 %, do Viveiro de Mudas do (IFMG/SJE). Foi adotado DIC com 5 repetições e 5 concentrações (v/v). Os substratos foram compostos com diferentes proporções de solo e composto orgânico sendo: T1: 0,0 % composto orgânico e 100 % de solo; T2: 25,0 % de composto orgânico e 75,0 % de solo; T3: 50,0 % de composto orgânico e 50,0 % de solo; T4: 75,0 % de composto orgânico e 25,0 % de solo e T5: 100 % de composto orgânico). A unidade experimental foi constituída por 25 sementes. O teste de germinação foi executado seguindo o Índice de velocidade de germinação (IVG). Foi determinada altura da parte aérea (H), diâmetro do coleto (D) medido aos 30, 60 e 90 dias após semeadura, além da massa seca radicular (MSR) e a massa seca da parte aérea (MSPA) para calcular o Índice de qualidade de Dickson (IQD). As análises químicas foliares e do composto orgânico foram realizadas no Laboratório de análise foliar da Universidade Federal de Lavras- UFLA, onde determinaram-se macro e micronutrientes. Os dados foram submetidos a ANOVA e ao Teste de Tukey a 5% de probabilidade através do software estatístico R. O substrato formulado com 75% composto orgânico seguido do formulado com 100%, promoveram melhores resultados para a maioria das características analisadas e mostraram-se os mais eficientes e recomendados para o crescimento inicial de P. dubium.
- ItemProjeto técnico de reconstituição da flora pela Mineração Andrade e Soares LTDA em Divinolândia de Minas- Minas Gerais(2021-07-16) Menezes, Henrique Fiqueiredo; Doutora Graziele Wolf de Almeida CarvalhoEste estudo compreende um Projeto Técnico de Reconstituição da Flora (PTRF) por mineração na cidade de Divinolândia de Minas – MG. Inicialmente, apresenta-se alguns conceitos que são imprescindíveis para o desenvolvimento de um PTRF, sendo eles, conceitos sobre degradação e recuperação, além de informações básicas de como deve ser feito a avaliação de uma área degradada, o planejamento da mesma e algumas técnicas, como a revegetação. Descreve-se o carácter da metodologia, culminando em vários quadros e questionários a serem preenchidos etapa por etapa e que compreende o levantando dados do empreendedor, do empreendimento e dos demais envolvidos, a identificação dos mesmos,dados dos responsáveis técnicos pela elaboração do projeto, dados gerais da propriedade ou do empreendimento, além da caracterização ambiental da propriedade com informações das características do meio físico, biológico e antrópico. Inclui-se também a caracterização da área a ser recuperada, relatório fotográfico da área degradada, a descrição da metodologia adotada para o projeto, a descrição das ações propostas e as metodologias de recuperação e restauração e a seleção dos sistemas de restauração da cobertura vegetal. Por fim, um cronograma físico e financeiro de execução do projeto.
- ItemRelato de experiência voluntária na recuperação da mata ciliar no leito do Ribeirão São Nicolau em São João Evangelista Minas Gerais(2022-08-29) Prado, Beatriz Barbosa; Doutora Graziele Wolf de Almeida CarvalhoO projeto foi desenvolvido através do acompanhamento do projeto desenvolvido em conjuntocom a população da cidade em uma área de pastagem em desuso, em um trecho de margem do Ribeirão São Nicolau Grande. As atividades desenvolvidas foram: visita in loco para acompanhar o planejamento, conversa com os idealizadores para adquirir maiores informações sobre o projeto e a mobilização para aquisição de mudas para o plantio, auxílio na execução do plantio das mudas e acompanhamento do desenvolvimento da proposta. O trabalho constituiu uma oportunidade única de praticar a Educação Ambiental em um ambiente não formal, observando o estímulo da população evangelistana a desenvolver sua capacidade crítica em relação ao desmatamento desordenado, as suas consequências e os impactos positivos que trazem a médio e longo prazo. Ao longo da participação no projeto foi possível elencar diversas situações adversas e limitações encontradas, porém observou-se também o crescimento da mata ciliar em torno do Ribeirão São Nicolau, o que contribui para a melhora da qualidade da água, do crescimento da fauna e da flora, e da construção de uma consciência ambiental. Como produto final, esse trabalho conseguiu documentar o projeto informal da recuperação de parte da mata ciliar do Ribeirão São Nicolau Grande e fornece subsídios para futuras ações na área. Constatou-se que a preservação do meio ambiente, mesmo em pequenos espaços, é de suma importância para a redução dos impactos ambientais locais e para a preservação do planeta,pensando em melhores condições para as futuras gerações
- ItemSistema agroflorestal e corredor ecológico: um estudo de caso(2022-04-12) Anjos, Thalia dos; Doutora Graziele Wolf de Almeida Carvalho; Especialista Mariana Gontijo ClementinoOs corredores ecológicos são instrumentos estratégicos para integrar áreas fragmentadas ou Unidades de Conservação (UCs) isoladas, sujeitas a perdas de funcionalidade ecossistêmica e diversidade biológica. Como ações formadoras dessas faixas de vegetação, há o estímulo às práticas agrícolas de baixo impacto e alternativas de uso sustentável do solo, tais como a implementação de sistema agroflorestal (SAF). O presente trabalho objetivou realizar uma revisão aprofundada sobre a utilização de SAF’s como alternativa para a restauração florestal, bem como elaborar um estudo de caso a respeito dos desafios e oportunidades de implantação de corredor ecológico (CE). Seguindo essa proposta, o estudo está disposto em 2 (dois) capítulos. O primeiro capítulo (Cap. I), intitulado “SAF’s como corredores ecológicos:experiências na Mata Atlântica”, emprega a técnica de Bibliometria para seleção e análise de dados qualiquantitativos, entre o período de 2002 a 2021, para avaliação sobre a presença de corredores agroflorestais (CA) na região da Mata Atlântica, tendo sido registrado 7 (sete) referências bibliográficas voltadas a estudar o CA da propriedade Fazendinha Agroecológica do Km 47, com sistema do tipo Agroflorestal Regenerativo Análogo (SAFRA) no município de Seropédica - RJ, conectando fragmentos florestais, caracterizado pelo bioma Floresta Ombrófila Densa, demonstrando um parâmetro de uso de SAF para restauração de outras regiões do Brasil a partir de metodologias agroecológicas e técnicas de produção sustentável. O segundo capítulo (Cap. II), denominado “Oportunidades e desafios na implementação de corredores ecológicos: um estudo de caso”, segue uma metodologia de levantamentos de dados qualitativo e o conhecimento empírico, com a elaboração de um estudo sobre o projeto de implantação de CE na Bacia do Rio Taquaraçu, em Minas Gerais, com mapeamento das UCs da bacia e áreas prioritárias à preservação, identificado-se os desafios presentes, tais como: políticas púbicas precárias e mudança de paradigmas, bem como aborda as oportunidades da implantação estratégica e participativa para criação do CE.
- ItemUtilização de técnicas de nucleação em restauração de áreas degradadas(2022-12-15) Silva, Pablo YuriFerreira.; Doutora Graziele Wolf de Almeida Carvalho; Mestre Ivan da Costa Ilhéu FontanO objetivo do projeto foi avaliar a aplicação de diferentes técnicas de nucleação numa área perturbada num fragmento de floresta estacional semidecidual próximo ao horto do viveiro de mudas do IFMG em São João Evangelista, MG. A estratégia adotada foi utilização de técnicas de nucleação formando diversos núcleos na área, sendo eles com transposição de galharia utilizados galhos, tocos e resíduos florestais da mata nativa do entorno da área. Mudas nativas e exóticas implantadas com o intuito de subsidiar as nativas de interesse, sendo núcleos de 5 mudas 3 espécies diferentes em forma de X, com uma espécie não pioneira (Dalbergia nigra (Vell.) Benth.) no centro, cercada de pioneiras 2 mudas de Candiúba (Trema micrantha (L.) Blume) e 2 de Mulungu (Erythrina verna Vell.) nas extremidades com o espaçamento de 2 metros. Núcleos de 14 mudas seguindo as mesmas especificações e com as mesmas espécies do núcleo de 5 mudas, porém com mais 5 espécies aumentando a diversidade, sendo 2 mudas de Acácia (Acacia mangium Willd.), 2 mudas de Eucalipto (Eucalyptus sp.) e 2 mudas de Corymbia (Corymbia torelliana (F.Muell.) K.D.Hill & L.A.S.Johnson), 2 mudas (Muntingia calabura L.) e 2 mudas de Pitanga (Eugenia uniflora L.). Núcleos com sacos de fibras biodegradáveis com hidrogel de 60x50 cm, em forma de X, nos mesmos parâmetro do núcleo GA5, substituindo as mudas pelos sacos, com 20 sementes de cada espécie, sendo elas Falso Tamboril (Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit), Pau doce (Hovenia dulci s Thunb.), Embaúba (Cecropia pachystachya Trécul.), Sombreiro de Vaca (Clitoria fairchildiana R.A.Howard), Jacarandá (Dalbergia nigra (Vell.) Benth.). Realizado em uma área que era utilizada como pasto para bovinos, isoladas desde 2010 em restauração passiva. Núcleos de Anderson adensados tendem a ter um melhor desenvolvimento das mudas utilizadas. Para transposição de Galhada foi visto que evitaram o crescimento de daninhas ao redor das mudas implantadas e dentro das galharias houveram brotações de outras espécies remanescentes do redor da área. Para os núcleos de Sacos a taxa de germinação foi intensamente afetada pelo período de implantação do projeto que foi em período de seca. As técnicas implementadas tendem a agir de forma que uma complemente a outra no sentido de restaurar a área desejada onde o melhor serias a combinação das técnicas.