Bacharelado em Engenharia Civil
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Navegando Bacharelado em Engenharia Civil por Orientador "Mestre Tatiane Oliveira Failache"
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- ItemAvaliação da condição da instalação elétrica de uma residência no município de Piumhi-MG(2023-11-17) Barbosa, Pedro Henrique Santos; Mestre Tatiane Oliveira FailacheAs instalações elétricas desempenham um papel essencial na conexão entre as concessionárias fornecedoras de energia e os equipamentos elétricos presentes nas residências. Para a elaboração dessas instalações, há necessidade de elaboração de projetos conforme a necessidade do cliente e que siga as normas existentes. No entanto, muitas construções residenciais não seguem as normativas e regulamentações, as quais são executadas sem a elaboração de projetos adequados. Tal prática torna as instalações vulneráveis a problemas na distribuição de energia e aumentam os riscos de incidentes elétricos, como quedas de tensão, choques e maior desgaste dos equipamentos elétricos. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar falhas no projeto elétrico de uma residência e levantar os riscos que esses erros podem provocar. O trabalho consiste em um estudo de caso, no qual foi realizada a inspeção da instalação elétrica de uma residência na cidade de Piumhi/MG e posteriormente elaborado um projeto elétrico seguindo as normas 5410 de 2004 e norma de distribuição da CEMIG. Os resultados mostraram que a situação atual da residência quando comparada com o projeto adequado, apresenta várias falhas como erro na divisão de circuitos, mal dimensionamento de disjuntores e ausência de proteção elétrica. Conclui-se que a instalação elétrica da residência analisada necessita de inúmeras correções e adequações às normas.
- ItemAvaliação de acessibilidade e mobilidade arquitetônica em escolas de educação básica da rede municipal de ensino de Piumhi/MG(2023-06-06) Lara, Kauany Oliveira; Mestre Tatiane Oliveira FailacheA acessibilidade, além de ser um direito da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, garante o exercício da cidadania e convívio social. Para tal, é necessário que as construções permitam o acesso e circulação de toda a população de forma independente. No ambiente escolar, é necessário criar projetos estrutural e arquitetônico adequados a mobilidade e/ou adequar o ambiente já existente eliminando as possíveis barreiras que impedem o deslocamento. No que tange às barreiras arquitetônicas, objeto de interesse nesse trabalho, as normas de acessibilidade são estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas técnicas, através da Norma Brasileira NBR 9050 - ABNT NBR 9050, atualizada em 2020 (ABNT, 2020). Sendo assim, este estudo teve por objetivo avaliar a acessibilidade e mobilidade arquitetônica em escolas públicas de educação básica da rede municipal de ensino de Piumhi/MG. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, abordagem quantitativa e qualitativa, de objetivo exploratório e descritivo, do tipo estudo de caso, que se vale da revisão de literatura para compreensão de conceitos e normas, e da observação in loco e vistoria técnica como procedimento para avaliação da acessibilidade e mobilidade arquitetônica das instituições investigadas. A partir da a visita in loco às instituições incluídas na amostra, foi utilizado como instrumento de coleta de dados, um checklist de avaliação técnica das condições de acessibilidade e mobilidade arquitetônicas dos espaços escolares, com registro fotográfico para posterior análise e proposição de medidas e recomendações de adequação, caso sejam necessárias. Foram observados parâmetros de acessibilidade, como largura de portas e corredores, inclinação de rampas, tipos de piso, corrimões, entre outros, em diversos ambientes, tais como: 1) Entrada da escola; 2) Acesso à Edificação; 3) Área de circulação; 4) Sinalizaçao; 5) Salas de aula; 6) Banheiros; 7) Refeitório; 8) Área para educação física; 9) Biblioteca. Diante da verificação, foram encontradas, em todos os tipos de ambientes, barreiras arquitetônicas, que podem impedir a acessibilidade dos alunos com deficiência física e/ou mobilidade reduzida no ambiente escolar de forma independente e autônoma. Dessa forma, foram propostas possíveis ações e medidas de adequação arquitetônica, contribuindo com a inclusão no contexto analisado.