Bacharelado em Engenharia Mecânica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Mecânica por Orientador "Mestre Bruno de Souza Baptista"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise da eficiência energética de um forno fusor de indução tipo cadinho(2022-07-12) Cotta, Wellington Flavio Da Silva; Mestre Bruno de Souza BaptistaCom a crescente da demanda de energia no mundo para atender as necessidades da sociedade, surge a necessidade de desenvolvimento de estudos e pesquisas para o aumento da eficiência energética em processos industriais, visando a sustentabilidade e a redução dos custos de operação. O balanço energético nacional de 2022 divulgado pela EPE demonstra que em 2021 o setor Metalúrgico foi responsável por 27,8% do consumo energético industrial e por 9% do consumo total de energia no Brasil. O presente trabalho se trata de um estudo de caso sobre a eficiência energética de um forno de indução tipo cadinho que opera no processo de fusão de ligas de ferro fundido e que está instalado em uma fundição situada no estado de Minas Gerais. Foi adotado um modelo para o cálculo do consumo ideal (mínimo termodinâmico) através dos balanços de entalpia das matérias primas. A eficiência energética encontrada de 73% (em média), demonstra que existem oportunidades de melhorias. As melhorias propostas com base nas melhores práticas apresentam um potencial de redução do consumo específico (kWh/t) e, consequentemente, do aumento da eficiência energética.
- ItemAprimoramento do processo de bombeamento de tinta de uma indústria automotiva: desenvolvimento de um sistema de controle por PLC para garantia de segurança e eficiência operacional(2023-12-19) Silva, Thalles Victor Patricio de Oliveira; Mestre Bruno de Souza Baptista; Doutor Felipe Augusto Rocha da SilvaEste trabalho tem como objetivo aprimorar o processo de bombeamento de tinta em uma indústria automotiva, visando garantir maior segurança operacional e eficiência na produção. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido e implementado um Sistema de Controle por PLC. Os métodos envolveram a escolha e integração de sensores de indução, amplificadores e outros dispositivos necessários para a automação do sistema. Os resultados obtidos destacaram avanços significativos na prevenção de acidentes e na consistência da produção. A introdução desse sistema promoveu ganhos substanciais em termos de segurança operacional e eficiência no bombeamento de tinta, representando um grande progresso para a indústria automotiva.
- ItemEstudo de caso do processo de controle de temperatura e melhoria em aquecedor a lenha de uma granja avícola(2024-09-10) Santos, Samuel Jesus; Mestre Bruno de Souza BaptistaCom o aumento no consumo de produtos avícolas ocorridos durante toda a evolução e crescimento populacional, foi necessário o desenvolvimento de técnicas e implementação de equipamentos, capazes de suprir a demanda do setor da avicultura, onde se destaca, principalmente, o consumo da carne de frango. Na avicultura de corte, exigiu-se uma evolução das instalações e equipamentos visando um manejo mais eficiente dos frangos e uma maior cadencia de produção do setor. Um dos fatores mais importantes durante este manejo, é o controle de temperatura do ambiente, que é realizado a partir do uso de equipamentos como aquecedores, exaustores e placas evaporativas, a fim de garantir o crescimento correto dos animais e minimizar perdas. Este trabalho tem como objetivo apresentar como é realizado o controle de temperatura de uma granja avícola e também um estudo de caso referente a um componente de extrema importância no ciclo térmico, o aquecedor a lenha. Este estudo de caso consiste na avaliação da manutenção corretiva aplicada ao aquecedor de uma granja avícola, onde os tubos de transferência de calor originais de sua fabricação, que se encontravam com avarias por oxidação e, consequentemente, rompimento, foram substituídos por novos tubos de materiais e dimensões diferentes e apresentar os dados e impactos antes e após as modificações realizadas.
- ItemTeste de corrosão por aditivos de arrefecimento em motores de combustão interna(2023-11-01) Schiara, Marconi de Souza; Mestre Bruno de Souza BaptistaEste trabalho buscou analisar comparativamente se um fluido de arrefecimento para motores de combustão interna poderia acelerar processos corrosivos em componentes do sistema de arrefecimento. O ensaio baseou-se em um dos testes de corrosão presentes na norma ABNT NBR 13705:2016 que trata de classificação e requisitos necessários para os aditivos comerciali- zados no Brasil. O método consiste basicamente na confecção e preparação de corpos de prova, desenvolvimento de uma bancada de testes capaz de controlar a temperatura da água e garantir o fluxo contínuo da solução de arrefecimento através das peças sob ensaio, posterior limpeza das amostras e criação de uma tabela para analisar se e em qual intensidade ocorre a perda de massa. Foram utilizados três tipos diferentes de fluidos, sendo um considerado original, o outro de reposição (que se tratava do produto alvo da análise) e o terceiro água de torneira. Dos 06 corpos de prova ensaiados somente um não apresentou comportamento previsto, os demais, nos três tipos de fluidos apresentaram perda de massa relativamente similar, o que fez com que a hipótese de que o aditivo de reposição acelerasse o processo de corrosão fosse a princípio descartada.