Bacharelado em Engenharia Mecânica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Mecânica por Orientador "Mestre Bruno de Souza Baptista"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise da eficiência energética de um forno fusor de indução tipo cadinho(2022-07-12) Cotta, Wellington Flavio Da Silva; Mestre Bruno de Souza BaptistaCom a crescente da demanda de energia no mundo para atender as necessidades da sociedade, surge a necessidade de desenvolvimento de estudos e pesquisas para o aumento da eficiência energética em processos industriais, visando a sustentabilidade e a redução dos custos de operação. O balanço energético nacional de 2022 divulgado pela EPE demonstra que em 2021 o setor Metalúrgico foi responsável por 27,8% do consumo energético industrial e por 9% do consumo total de energia no Brasil. O presente trabalho se trata de um estudo de caso sobre a eficiência energética de um forno de indução tipo cadinho que opera no processo de fusão de ligas de ferro fundido e que está instalado em uma fundição situada no estado de Minas Gerais. Foi adotado um modelo para o cálculo do consumo ideal (mínimo termodinâmico) através dos balanços de entalpia das matérias primas. A eficiência energética encontrada de 73% (em média), demonstra que existem oportunidades de melhorias. As melhorias propostas com base nas melhores práticas apresentam um potencial de redução do consumo específico (kWh/t) e, consequentemente, do aumento da eficiência energética.
- ItemAprimoramento do processo de bombeamento de tinta de uma indústria automotiva: desenvolvimento de um sistema de controle por PLC para garantia de segurança e eficiência operacional(2023-12-19) Silva, Thalles Victor Patricio de Oliveira; Mestre Bruno de Souza Baptista; Doutor Felipe Augusto Rocha da SilvaEste trabalho tem como objetivo aprimorar o processo de bombeamento de tinta em uma indústria automotiva, visando garantir maior segurança operacional e eficiência na produção. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido e implementado um Sistema de Controle por PLC. Os métodos envolveram a escolha e integração de sensores de indução, amplificadores e outros dispositivos necessários para a automação do sistema. Os resultados obtidos destacaram avanços significativos na prevenção de acidentes e na consistência da produção. A introdução desse sistema promoveu ganhos substanciais em termos de segurança operacional e eficiência no bombeamento de tinta, representando um grande progresso para a indústria automotiva.
- ItemTeste de corrosão por aditivos de arrefecimento em motores de combustão interna(2023-11-01) Schiara, Marconi de Souza; Mestre Bruno de Souza BaptistaEste trabalho buscou analisar comparativamente se um fluido de arrefecimento para motores de combustão interna poderia acelerar processos corrosivos em componentes do sistema de arrefecimento. O ensaio baseou-se em um dos testes de corrosão presentes na norma ABNT NBR 13705:2016 que trata de classificação e requisitos necessários para os aditivos comerciali- zados no Brasil. O método consiste basicamente na confecção e preparação de corpos de prova, desenvolvimento de uma bancada de testes capaz de controlar a temperatura da água e garantir o fluxo contínuo da solução de arrefecimento através das peças sob ensaio, posterior limpeza das amostras e criação de uma tabela para analisar se e em qual intensidade ocorre a perda de massa. Foram utilizados três tipos diferentes de fluidos, sendo um considerado original, o outro de reposição (que se tratava do produto alvo da análise) e o terceiro água de torneira. Dos 06 corpos de prova ensaiados somente um não apresentou comportamento previsto, os demais, nos três tipos de fluidos apresentaram perda de massa relativamente similar, o que fez com que a hipótese de que o aditivo de reposição acelerasse o processo de corrosão fosse a princípio descartada.