Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Mestre Ricardo Bittencourt Pimentel"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento de um portal de egressos para o curso de Bacharelado em Administração do IFMG-SJE(2021-12-15) Gonçalves, Diogo Oliveira; Campos, Fábio Henrique Andrade; Mestre Ricardo Bittencourt Pimentel; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Mestre Demétrius GonçalvesCom o objetivo de atualizar a instituição sobre o destino de seus ex-alunos em sua vida profissional e ao uso do conhecimento adquirido durante a formação dos egressos do curso de Bacharelado em Administração foi observada a necessidade de um Portal de Egressos a fim de coletar informações. Dessa forma, o presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo projetar e desenvolver um Portal de Egressos, por meio das informações dos ingressos e egressos do curso Bacharelado em Administração. O Portal de Egressos disponibiliza uma área de fácil uso e acesso para egressos e ingressos, possibilitando que os ex-alunos relatem sobre suas experiências pós-acadêmicas e como o curso impactou diretamente no seu desenvolvimento profissional, fornecendo dados a instituição para adequação de sua grade curricular. Além disso, o portal disponibiliza uma secção dedicada a oportunidades onde os usuários podem trocar informações através dos grupos e é possível também visualizar algumas oportunidades de emprego e estágio na área da Administração. Para a construção do sistema,foram utilizadas as linguagens de programação Web, Frameworks. Com a conclusão do desenvolvimento, foram feitos os seguintes testes: unitário, piloto e usuário. Foi aplicado um questionário afim de verificar a usabilidade do sistema e o funcionamento do mesmo. Os testes revelaram que o Portal de Egressos teve boa aceitação por parte dos usuários e valida a relevância do sistema para o curso de Administração.
- ItemLevantamento e implementação de recursos computacionais para promover a inclusão digital na Escola Estadual Padre João Clarimundo da cidade de Paulistas-MG(2022-12-08) Ribeiro, Hernane Henner do Carmo.; Lacerda Junior, Magno Geraldo Campos; Mestre Ricardo Bittencourt Pimentel; Doutora Geovalia Oliveira CoelhoDurante a pandemia de COVID-19 ficou ainda mais evidente o quão a sociedade atual necessita do uso da tecnologia digital para se divertir, trabalhar e estudar. Porém a rede de ensino se viu obrigada a adotar o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em consequência da necessidade do isolamento social. Diante dos fatos mencionados, alunos e professores da rede estadual de ensino do estado de Minas Gerais se viram com grande dificuldade de ensinar e aprender, pela falta de conhecimento no uso dessas tecnologias. Com a chegada das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) foi possível inserir nas práticas educacionais novos recursos que permitissem aprimorar o ensino-aprendizagem. Portanto, o presente trabalho teve o objetivo de inserir as tecnologias digitais da informação e comunicação na Escola Estadual Padre João Clarimundo do Município de Paulistas, em Minas Gerais, estruturando o laboratório para promover o acesso à internet e aplicação de um treinamento com o objetivo de orientar professores e alunos durante o manuseio dos computadores disponíveis. Efetivada a aplicação do projeto foi possível observar o quão benefício o uso da TDICs dentro do contexto educacional, tendo como resultado o aumento do interesse e um maior aprendizado dos alunos, além de promover a inclusão digital e por consequência a inclusão social