Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Doutor André Fonseca Félix"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemANÁLISE DO PROCESSO DE REGENERAÇÃO TÉRMICA DE AREIA DE FUNDIÇÃO VIA FORNO DE LEITO FLUIDIZADO: um estudo experimental.(2023-12-07) Belote, Ian Ferreira.; Doutor André Fonseca FélixO presente trabalho possui natureza analítico-experimental em que se busca verificar a viabilidade da reutilização da areia de fundição regenerada termicamente, via forno de leito fluidizado, no processo de fundição de Ferros Fundidos. Nesse sentido, foram confrontadas propriedades físico-químicas da areia de fundição regenerada e não regenerada, a fim de avaliar se, após o processo, os padrões mínimos de reinserção seriam atendidos. Para tanto, o estudo apresentará inicialmente uma revisão de literatura acerca dos elementos basilares do estudo, materiais e métodos utilizados durante o processo experimental, bem como os tipos de areia de fundição e o processo de regeneração térmica de areia. Por fim, exporará os resultados obtidos, com enfoque na granulometria – percentual de finos e módulo de finitura, e na perda por calcinação. O resultado obtido aponta para uma satisfatória eficácia do processo de regeneração térmica de areia, de modo que suas propriedades físico-químicas se assemelham às da areia comum (ADF não regenerada).
- ItemAnálise dos resultados de ensaios mecânicos em produtos obtidos por manufatura aditiva utilizando FDM: uma revisão sistemática(2021-07-07) Dutra, Michael de Freitas; Doutor André Fonseca FélixO processo de fabricação Manufatura Aditiva está em notável desenvolvimento tecnológico e econômico, enquanto o mercado exige cada vez mais produtos inovadores, em curto espaço de tempo e projetos flexíveis. A aplicação da tecnologia de Manufatura Aditiva mais utilizada, FDM – Modelagem por Fusão e Deposição (FDM – Fused Deposition Modeling), em produtos finais não é totalmente consolidada, e uma das causas são suas propriedades mecânicas diferentes de outros processos de fabricação. Este estudo orienta-se, por meio de uma revisão sistemática direcionada a pesquisas que realizaram ensaios mecânicos em produtos obtidos através da FDM, a explorar o comportamento mecânico de produtos obtidos por essa tecnologia. Foram verificados a influência dos parâmetros de impressão, as normas utilizadas bem como o comparativo de comportamento com outros processos de fabricação. O forte caráter anisotrópico dos produtos obtidos por FDM é o principal fator da sua característica mecânica diferente. Foi constatado que a otimização de parâmetros de impressão pode resultar em produtos com características mecânicas similares a de outros processos de fabricação. Palavras-chave: Manufatura Aditiva. FDM. Propriedades mecânicas
- ItemRefrigeração conformada em molde de injeção sob pressão para alumínio: uma revisão bibliográfica de estudos experimentais(2024-09-23) Freitas, William dos Santos; Doutor André Fonseca FélixRESUMO A busca incessante por inovações na indústria de manufatura tem levado ao desenvolvimento de técnicas avançadas para aprimorar a eficiência térmica em processos como a moldagem por injeção de alumínio. Nesse contexto, a refrigeração conformada surge para revolucionar a eficiência do resfriamento em moldes de injeção de alumínio, proporcionando benefícios significativos para a qualidade e eficácia dos produtos em comparação com os métodos tradicionais. A refrigeração conformada se destaca por sua capacidade única de seguir a geometria específica da peça a ser moldada, adaptando-se aos contornos do molde de injeção. Desta forma, o objetivo deste estudo foi fornecer informações sobre a conexão entre a fundição de alta pressão e a conformal cooling, destacando as possibilidades oferecidas por essa tecnologia na produção de peças de moldes de injeção. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, a partir da seleção de estudos nas bases de dados Science Direct, Research Gate e CAPES. Os resultados apontaram para flexibilidade no layout dos canais de resfriamento conformados, maior índice de resfriamento dos moldes e menor tempo de ciclo de produção em comparação com o resfriamento convencional.