Trabalho de Conclusão de Curso

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    Desenvolvimento de um novo layout para uma empresa de usinagem mecânica
    (0012-12-23) Izabelle Sousa Assis; Âmara Fuccio
    O trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um novo layout, capaz de melhorar a produção de uma empresa de usinagem e soldagem, buscando reduzir os cinco desperdícios da gestão Toyota: superprodução, espera, transporte, movimentação excessiva e defeitos. O novo layout foi criado levando em consideração a segurança dos funcionários, visando garantir um ambiente de trabalho livre de acidentes. Com a implantação deste projeto, espera-se uma produção mais eficiente e livre de desperdícios, resultando em maior qualidade dos produtos e aumento da satisfação dos clientes.
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    ESTUDO DE CASO: SUBSTITUIÇÃO DE JUNTA DE VEDAÇÃO DO TIPO DUPLA-CAMISA PARA CAMPROFILE EM FLANGES PRINCIPAIS DE TROCADORES DE CALOR DO TIPO CASCO E TUBO EM REFINARIA DE PETRÓLEO
    (0013-12-23) Lima, Vinicius Santos; Mestre Thiago Alonso Merici; Mestre Felipe Augusto Rocha da Silva
    Este estudo destaca a importância das ligações flangeadas na indústria, enfatizando a necessidade de escolha cuidadosa da junta de vedação para evitar vazamentos, que impactam custos e segurança na indústria de óleo e gás. O estudo de caso aborda a substituição das juntas dupla-camisa por camprofile em trocadores de calor, visando eliminar vazamentos recorrentes causados por tensões de cisalhamento durante a dilatação diferencial dos flanges. Os testes confirmam o melhor desempenho da junta camprofile, resultando em seis anos de operação sem vazamentos. Neste sentido, o estudo contribuiu para aprimorar as práticas de vedação na indústria de óleo e gás, sublinhando a necessidade de considerar todas as variáveis desde o projeto até a montagem das ligações, destacando ainda a importância de analisar individualmente cada caso, reconhecendo a junta dupla-camisa como uma opção válida em alguns contextos.
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    O impacto provocado por abalo sísmico em estruturas metálicas
    (2024-03-05) Corrêa, Júlia Stephanie Costa; Mestre Evanilton José Alves Barbosa
    Este estudo abrange os impactos ocasionados pela sismicidade em estruturas metálicas. Com isso, objetivou-se estudar estruturas metálicas sismo-resistentes e analisar os impactos estruturais provocados por abalos sísmicos nas mesmas. Justificou-se a seleção temática pela necessidade de se obter o entendimento do impacto das forças geradas por abalos sísmicos, demonstrando a importância desta abordagem para o desenvolvimento da análise estrutural dos equipamentos que serão instalados nesses locais. Metodologicamente, incorporou-se uma revisão bibliográfica documental e exploratória em harmonia com uma pesquisa de natureza qualitativa e observacional. Desta forma, averiguou-se que embora a frequência de terremotos de grande magnitude seja inferior no Brasil em comparação com regiões altamente sísmicas, a possibilidade de eventos sísmicos não pode ser subestimada, tornando-se imprescindível que projetistas e engenheiros incorporem a sismicidade como um elemento central ao desenvolver estruturas metálicas. Ademais, elencou-se que construções projetadas com alta ductilidade exibem uma capacidade maior de deformação controlada, resultando assim na minimização dos danos em situações de terremotos e, de forma crucial, na melhoria da segurança das pessoas que as ocupam.
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    Aprimoramento do processo de bombeamento de tinta de uma indústria automotiva: desenvolvimento de um sistema de controle por PLC para garantia de segurança e eficiência operacional
    (2023-12-19) Silva, Thalles Victor Patricio de Oliveira; Mestre Bruno de Souza Baptista; Doutor Felipe Augusto Rocha da Silva
    Este trabalho tem como objetivo aprimorar o processo de bombeamento de tinta em uma indústria automotiva, visando garantir maior segurança operacional e eficiência na produção. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido e implementado um Sistema de Controle por PLC. Os métodos envolveram a escolha e integração de sensores de indução, amplificadores e outros dispositivos necessários para a automação do sistema. Os resultados obtidos destacaram avanços significativos na prevenção de acidentes e na consistência da produção. A introdução desse sistema promoveu ganhos substanciais em termos de segurança operacional e eficiência no bombeamento de tinta, representando um grande progresso para a indústria automotiva.
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    ANÁLISE DO PROCESSO DE REGENERAÇÃO TÉRMICA DE AREIA DE FUNDIÇÃO VIA FORNO DE LEITO FLUIDIZADO: um estudo experimental.
    (2023-12-07) Belote, Ian Ferreira.; Doutor André Fonseca Félix
    O presente trabalho possui natureza analítico-experimental em que se busca verificar a viabilidade da reutilização da areia de fundição regenerada termicamente, via forno de leito fluidizado, no processo de fundição de Ferros Fundidos. Nesse sentido, foram confrontadas propriedades físico-químicas da areia de fundição regenerada e não regenerada, a fim de avaliar se, após o processo, os padrões mínimos de reinserção seriam atendidos. Para tanto, o estudo apresentará inicialmente uma revisão de literatura acerca dos elementos basilares do estudo, materiais e métodos utilizados durante o processo experimental, bem como os tipos de areia de fundição e o processo de regeneração térmica de areia. Por fim, exporará os resultados obtidos, com enfoque na granulometria – percentual de finos e módulo de finitura, e na perda por calcinação. O resultado obtido aponta para uma satisfatória eficácia do processo de regeneração térmica de areia, de modo que suas propriedades físico-químicas se assemelham às da areia comum (ADF não regenerada).