Trabalho de Conclusão de Curso

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    Análise de falha: uma revisão no campo da mineração
    (2025-02-27) Avancini, Eduardo; Doutor Gabriel Mendes de Almeida Carvalho
    A indústria de mineração desempenha um papel crucial no desenvolvimento socioeconômico, além de fornecerem bens e matérias primas imprescindíveis ao desenvolvimento de outros setores, auxiliando no progresso das civilizações. Além disso, pesquisas indicam que, até 2030, a população mundial aumentará para 8,3 bilhões de pessoas e portanto, o consumo total de minerais (cobre, níquel, chumbo, zinco, alumínio e ferro) aumentará para mais de 700 milhões de toneladas. Diante desse cenário, a interrupção em qualquer etapa do processo produtivo pode gerar grandes prejuízos. A concepção de componentes que operem com baixas taxas de falha ao longo de toda a sua vida útil é de vital importância. Considerando que eventuais falhas podem ser introduzidas desde a fase de concepção até a sua utilização, a análise de falhas configura-se como uma ferramenta essencial para garantir a disponibilidade, a confiabilidade e o cumprimento dos prazos e custos estabelecidos. Essa prática não só minimiza os riscos operacionais, mas também proporciona um posicionamento estratégico em um mercado altamente competitivo, evidenciando que a análise de falhas é mais do que uma boa prática, é uma necessidade imperativa para grandes corporações. Para realizar a análise de falhas, a seleção criteriosa de uma metodologia garante a execução de um fluxo estruturado de ações, que permite identificar a causa raiz dos problemas e fundamentar decisões. Entre as metodologias disponíveis, destacam-se o FMEA (Failure Modes and Effects Analysis) e o RCFA (Root Cause Failure Analysis). Ambas são amplamente reconhecidas por sua capacidade de identificar e bloquear as causas fundamentais dos problemas. Com o intuito de explorar essa temática, foi realizada uma revisão com foco na carregadeira de rodas, um equipamento importante no setor de mineração. O estudo abordou as possíveis falhas associadas a esse máquina, bem como as metodologias utilizadas para sua análise e correção. Por fim, ficou evidente que, a aplicação de planos de manutenção é essencial para manter a longevidade dos equipamentos, além de assegurar uma produção contínua e redução nos custos operacionais. Não se justifica o mercado resistir à dinâmica do setor sem a adoção de tais métodos. É de grande importância o investimento em pesquisas que explorem novos métodos de análise para verificar falhas em equipamentos pouco estudados.
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    Aplicação de rede neural convolucional (CNN's) para verificação de uso de EPI.
    (2025-02-21) Luis Felipe Barbosa Ferreira; Prof. Me. Virgil Del Duca Almeida
    Este trabalho apresenta uma proposta de utilização das Redes Neurais Convolucionais (CNNs) na verificação do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em ambientes de trabalho. O objetivo principal é criar um sistema de monitoramento visual que consiga verificar o uso do EPI assim sendo uma ferramenta de auxilia o controle, podendo contribuir para a redução de acidentes de trabalho. Para o desenvolvimento deste trabalho foi verificado o uso de capacete e óculos de proteção, utilizando a arquitetura de rede LeNet-5 que alcançou resultado de 96,5% de acurácia na validação e 89% nos testes dos modelos através de variações de hiper parâmetros de treinamento como Epoch, Batch Size, Input Shape e pela quantidade de ciclos de treinamento.
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    CARROS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS:Desafios para Eletrificação de Frotas
    (2025-02-12) Farias, Breno Vinicius dos Santos; Bruno de Souza Baptista
    No ano de 1886, Karl Benz patenteou o primeiro automóvel, marcando o início de uma revolução tecnológica no setor automotivo. A partir deste marco, aspectos como eficiência, desempenho, ergonomia e sustentabilidade dos veículos automotores foram sendo desenvolvidos ao longo do tempo. No final do século XIX, Ferdinand Porsche inovou ao conceber os primeiros veículos elétricos e híbridos, sinalizando uma direção promissora. Posteriormente, na década de 1970, a crise do petróleo amplificou o debate a respeito da introdução de veículos elétricos no mercado, motivado, principalmente, pela necessidade de redução da dependência do petróleo provocado pela elevação dos preços do barril. Diante desse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar as oportunidades e desafios da malha viária, além da análise de impactos e adaptações necessárias para o desenvolvimento de uma frota de veículos elétricos e híbridos, levando em consideração tanto a infraestrutura pública quanto a privada. A crescente preocupação com as emissões de gases poluentes como CO2 e SOX, por exemplo, especialmente no setor de mobilidade urbana, impulsiona a busca por alternativas ecológicas e eficientes. Neste trabalho, pôde ser observado que os automóveis elétricos contribuem para a redução da poluição sonora e do ar, devido ao fato de serem silenciosos e de não emitirem gases poluentes. Este trabalho abordou os desafios e adaptações para os veículos elétricos (EVs) e híbridos (HEVs), assim como as limitações presentes no cenário nacional. Além de abordar a visão geral em termos de estruturas e alterações necessárias para os EVs e HEVs, uma pesquisa foi realizada para analisar a percepção de proprietários e entusiastas desses tipos de veículos em busca de uma contextualização aprofundada do mercado.
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    Estudo analítico da interferência produtiva no surgimento de defeitos no arame trefilado em aço ABNT 1045
    (2024-11-21) Costa, Gustavo Henrick Marcondes Silva; Ms. Rogério Eustáquio de Souza
    O metal possui uma ampla gama de utilidades na sociedade, sendo uma delas o uso como arames diversos. As características destes arames podem variar desde bitolas a materiais de composições especiais. A principal forma de obtenção dos arames consiste no processo de trefilação, que exige um alto nível de rigor de produção, perpassando desde a composição, o pré-processamento do arame fio- máquina, até o dimensionamento de cada componente das fieiras. Apesar do cuidado no processo produtivo, ainda é possível observar defeitos inerentes nesses materiais. Sendo a tensão a responsável pelo maior esforço relacionado com o processo de trefilação do arame, os defeitos estão ligados, principalmente, aos parâmetros de operação do maquinário utilizado. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar, com base em revisão de literatura, o processo produtivo do metal ABNT 1045 trefilado e como as características do fio-máquina impactam no produto final, identificando os principais defeitos estruturais em arames em aço ABNT 1045.
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    Refrigeração conformada em molde de injeção sob pressão para alumínio: uma revisão bibliográfica de estudos experimentais
    (2024-09-23) Freitas, William dos Santos; Doutor André Fonseca Félix
    RESUMO A busca incessante por inovações na indústria de manufatura tem levado ao desenvolvimento de técnicas avançadas para aprimorar a eficiência térmica em processos como a moldagem por injeção de alumínio. Nesse contexto, a refrigeração conformada surge para revolucionar a eficiência do resfriamento em moldes de injeção de alumínio, proporcionando benefícios significativos para a qualidade e eficácia dos produtos em comparação com os métodos tradicionais. A refrigeração conformada se destaca por sua capacidade única de seguir a geometria específica da peça a ser moldada, adaptando-se aos contornos do molde de injeção. Desta forma, o objetivo deste estudo foi fornecer informações sobre a conexão entre a fundição de alta pressão e a conformal cooling, destacando as possibilidades oferecidas por essa tecnologia na produção de peças de moldes de injeção. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, a partir da seleção de estudos nas bases de dados Science Direct, Research Gate e CAPES. Os resultados apontaram para flexibilidade no layout dos canais de resfriamento conformados, maior índice de resfriamento dos moldes e menor tempo de ciclo de produção em comparação com o resfriamento convencional.