Trabalho de Conclusão de Curso
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- ItemCaracterização do carbono orgânico e matéria orgânica em lagoas marginais do alto curso do Rio São Francisco - MG(2023-09-12) Aarão, Guilherme Marcos; Doutor Diego Alves de OliveiraÁreas úmidas (AUs) podem apresentar diferentes configurações hidrogeomorfológicas, resultando na interface de ambientes terrestres e aquáticos, tendo como alguns dos principais exemplos o Pantanal Mato-Grossense, as veredas, nascentes, brejos, manguezais e as lagoas marginais, as quais são foco de estudo no presente trabalho. As lagoas marginais do alto curso do rio São Francisco são provenientes de pulsos de inundação que contribuem para o transbordo do rio, promovendo assim o afloramento ou aumento das áreas úmidas. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o estoque de matéria orgânica e carbono orgânico armazenados até um metro de profundidade em lagoas marginais do alto curso do rio São Francisco. A quantificação da matéria orgânica foi realizada por via seca em mufla por incineração, obtendo assim a sua determinação total. O carbono orgânico foi determinado por via úmida a partir da oxidação da matéria orgânica com o dicromato de potássio em meio sulfúrico. A partir dos dados obtidos, foram constatados teores de carbono e matéria orgânica menos e mais elevados, alguns extremamente altos, chegando à 134,63 (g kg-1) de carbono orgânico e até 507,80 (g kg-1) de matéria orgânica armazenados em geocoberturas das lagoas marginais. Através das médias dos resultados de cada lagoa, foi possível produzir um mapa temático com o teor médio de matéria orgânica e carbono orgânico estocados até 1 metro de profundidade nas geocoberturas das lagoas marginais do alto curso do rio São Francisco. Além disso, a partir das observações em campo documentadas por registro fotográfico, foi constatado que as áreas úmidas da região abordada no presente estudo estão sendo degradadas por várias atividades antrópicas, principalmente pela ação da agropecuária, alterando assim cada vez mais a quantidade e qualidade da água, além de realizar a remoção do solo e consequentemente promover a liberação de carbono que estava estocado. Portanto, este trabalho se justifica inicialmente pela ausência de estudos sobre as lagoas marginais do alto curso do rio São Francisco, além disso, por ser pioneiro em relação à estimativa de estoque de carbono e matéria orgânica dessas lagoas, pois com a possível remoção de suas geocoberturas devido às ações antrópicas pode ocorrer à liberação do CO2, sendo um dos principais fatores de contribuição para o aquecimento global e alteração no efeito estufa natural, ressaltando assim a importância da preservação dessas áreas úmidas para mitigação nas mudanças climáticas.
- ItemAnálise da qualidade do solo por meio da cromatografia de Pfeiffer aplicada ao distrito de Santa Rita de Ouro Preto, MG(2024-10-03) Mateus Ferreira e Penna ; Doutor Diego Alves de OliveiraA cromatografia de Pfeiffer (CP) é um método de análise da vitalidade e da qualidade de solos, a qual envolve uma visão multifatorial que leva em consideração fatores físicos, químicos e bióticos do solo como base para avaliação da sua qualidade como propriedade para manter a vida. Em um contexto de cultivo orgânico, o qual normalmente está associado à modalidade da agricultura familiar, agroflorestal, agricultura sintrópica, permacultura, agricultura biodinâmica etc. A CP é uma excelente ferramenta para auxílio no manejo do solo pois além de eficaz esse método possui baixo custo, pode ser realizado com insumos de fácil acesso em contextos rurais demandando apenas uma capacitação básica do agricultor. Esta pesquisa objetivou aplicar a CP para o diagnóstico qualitativo de solos em seis diferentes sistemas de uso da terra no distrito de Santa Rita, em Ouro Preto, MG. Foi realizada uma revisão evidenciando como esta técnica vem sendo utilizada no Brasil, bem como seus resultados. A CP se mostrou eficiente e importante em diferentes contextos de uso da terra, principalmente como norteadora de manejo de solo em cultivos orgânicos, em modalidades de cultivo orgânico.
- ItemAspectos históricos e culturais da agremiação carnavalesca Zé Pereira do Club dos Lacaios(2024-09-27) José Artur Xavier Rosa; Doutor Ramon Coelho DuarteEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga a importância cultural do Zé Pereira do Clube dos Lacaios em Ouro Preto, destacando sua relevância na tradição carnavalesca e a escassez de conhecimento aprofundado sobre essa agremiação histórica. O estudo tem como objetivo evidenciar a integração do Zé Pereira à cultura local e sua função essencial como promotor do Carnaval. Para isso, foram realizadas análises documentais e entrevistas semiestruturadas com figuras-chave da comunidade, incluindo historiadores, folcloristas e membros da agremiação. A pesquisa revela que o Zé Pereira não apenas preserva tradições centenárias, mas também promove a inclusão social e a participação comunitária, envolvendo pessoas de todas as idades e classes sociais. Além disso, o Zé Pereira desempenha um papel crucial na economia local, atraindo turistas e gerando movimentação econômica significativa durante o período carnavalesco. Os resultados indicam que o Zé Pereira é fundamental para a preservação da identidade cultural ouropretana, garantindo que futuras gerações possam valorizar e perpetuar essa expressão cultural. A continuidade dessa tradição é vital para a manutenção do patrimônio imaterial de Ouro Preto, reforçando os laços comunitários e a identidade cultural da cidade. Assim, o Zé Pereira do Clube dos Lacaios emerge como um símbolo de resistência cultural e um emblema da rica herança histórica de Ouro Preto, perpetuando uma tradição que continua a encantar e unir gerações.
- ItemAnálise crítica da luta da ocupação Chico Rei em Ouro Preto - MG(2024-09-25) Junior, Ronaldo Terres Ferreira; Doutor Ramon Coelho DuarteNo Brasil, a busca pelo direito à cidade e por moradia digna é frequentemente manifestada por meio de ocupações em terras urbanas que não cumprem sua função social. Em Ouro Preto – Minas Gerais, essa luta é exemplificada pela Ocupação Chico Rei. O presente trabalho busca abordar a influência dos agentes produtores do espaço urbano: em especial o Estado, os agentes do setor imobiliário e os grupos sociais excluídos nas terras da FEBEM em Ouro Preto – MG. Como objetivo geral este trabalho irá discutir de modo crítico, e ao mesmo tempo relatar como os moradores e integrantes do movimento de ocupação de terra para fins habitacionais conhecido por “Ocupação Chico Rei” tem lutado pelas terras da FEBEM, de modo a garantir seus direitos à terra/moradia. Além disso, busca-se investigar se as amenidades da localização e a atuação dos agentes produtores do espaço urbano influenciaram na remoção da ocupação do local. Com o intuito de alcançar os seguintes objetivos iniciou-se com a revisão bibliográfica do tema. Já a pesquisa de caráter prático ou empírica foi feito através de idas a campo e com realização de entrevistas semiestruturadas com os principais agentes sociais (Estado e agentes sociais excluídos). Na área onde estava localizada a Ocupação Chico Rei há uma valorização devido à localização estratégica e à disponibilidade de serviços básicos, observa-se também uma nova forma morfológica de ocupação dessa área, ou seja, condomínios fechados recentemente que foram lançados. Desse modo, os resultados adquiridos evidenciou as principais motivações e a força do poder executivo municipal (Estado) no processo de retirada do grupo das terras da FEBEM.
- ItemProjeto integrador e pandemia da COVID-19: análise do ensino de Geografia durante o ensino remoto emergencial no IFMG Campus Ouro Preto(2023-12-05) Rodrigues, Daiana de Sousa; Doutora Caroline Delpupo SouzaA presente pesquisa objetivou analisar a contribuição do desenvolvimento do Projeto Integrador para o ensino de Geografia no Ensino Médio, no período de pandemia no IFMG, campus Ouro Preto. Nesse período o ensino na instituição foi desenvolvido através do ensino remoto, foram utilizadas plataformas digitais para o desenvolvimento das aulas. Para tal fim, foi utilizado alguns passos, tais como: fazer a caracterização do Ensino Remoto Emergencial, praticado no IFMG Ouro Preto; bem como descrever sobre o projeto integrador desenvolvido no IFMG campus Ouro Preto no período da pandemia e verificar as contribuições e os desafios do projeto integrador na relação docente no ensino de Geografia no Ensino Médio. Também foi realizado o levantamento bibliográfico sobre o Ensino de Geografia, o papel e a formação dos professores de Geografia, a importância da Geografia Escolar e a adoção do Ensino Remoto Emergencial – ERE. Para tal finalidade, foi aplicado como método para coleta dos dados do estudo de caso, entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia, a fim de compreender o ensino remoto emergencial praticado no IFMG campus Ouro Preto. O Ensino Remoto foi introduzido de forma emergencial no país devido à pandemia SARS-CoV-2, assim faz-se necessário compreender que o seu processo de introdução nas escolas foi difícil devido à falta de preparo dos alunos e professores a esse novo cenário. Os resultados mostram que a introdução e o desenvolvimento do Projeto Integrador na instituição IFMG Campus Ouro Preto, apresentou muitos desafios e contribuições tanto para os professores, quanto para os alunos. Entre as contribuições podemos citar trabalhar o conteúdo de forma integrada, o que ajudou os alunos nesse período. No entanto, outro desafio muito importante obtido foi a falta de integração dos alunos nas aulas síncronas. Por fim, os professores entrevistados apresentaram alguns pontos que podem ser melhorados em futuros projetos integradores. Contudo fica em pauta os desafios enfrentados durante o ensino remoto para que sejam posteriormente melhorados.
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