Trabalho de Conclusão de Curso

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    Escalas termométricas: uma proposta de sequência de conteúdos para o ensino no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí
    (2025-02-27) Andrade, Gediane Cristina de Souza; Doutor João Henrique Rodrigues
    O presente trabalho aborda o tema "Escalas Termométricas", com o objetivo de construir uma sequência de conteúdos para o ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Bambuí. Dessa forma, foi realizada a leitura de livros didáticos do Ensino Médio, Ensino Superior - Graduação e de artigos de revistas indexadas, dos quais buscamos conteúdos em comum entre eles e conteúdos interessantes que pudessem colaborar para o ensino deste tema em nível de Ensino Médio. Além disso, realizamos a leitura de artigos que descrevem como a História da Ciência pode colaborar para que os alunos tenham maior clareza e, assim, consigam aprender de maneira mais efetiva os conteúdos. Após realizadas todas as leituras, foi possível reconhecer conteúdos que são comumente apresentados em todos os livros didáticos do Ensino Médio, os quais mantivemos em nossa proposta de sequência de conteúdo. Em seguida, encontramos alguns conteúdos que são pouco apresentados ou são apresentados somente nos livros didáticos de nível de graduação, e adicionamos em nossa proposta, pois concluímos que eles ajudam a entender melhor o assunto de escalas termométricas. Por último, encontramos históricos interessantes que esclarecem a complexidade por trás dos termômetros e de suas escalas, os quais não são apresentados nos livros de Ensino que analisamos. Sendo assim, ao juntar todos os conteúdos mencionados anteriormente, conseguimos montar uma lista ordenada de conteúdos que acreditamos que possa colaborar para que os estudantes aprendam mais facilmente as Escalas Termométricas. Ao final de nossa análise, percebemos um fato interessante nas diferentes modalidades de Ensino. Os livros do Ensino Médio apresentam uma maior riqueza de detalhes sobre a história das Escalas Termométricas. Os livros da Graduação apresentam informações sobre a tecnicidade de padronização entre termômetros e escalas de temperatura, e da criação da Escala Absoluta. E os artigos, assim como esperado, são os melhores em contar a história das escalas de temperatura, apresentando, assim, fatos que se sobressaem aos conteúdos comuns. Outro ponto importante é que foi possível observar que acrescentar a parte da história aos conteúdos facilita a compreensão deles, apesar de deixá-los mais extensos, o que demanda mais horas- aulas para ensiná-los. Por último, podemos apontar as dificuldades no decorrer do desenvolvimento deste trabalho, por exemplo, encontrar referências que abordem a parte histórica, visto que se refere a um tema apresentado de maneira resumida e sem maior aprofundamento.
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    Um olhar sobre como a História da Ciência é abordada nos livros da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias adotados no IFMG - campus Bambuí
    (2025-02-27) Souza, Eliara Rodrigues da Silva; Doutor Fabrício Vieira Andrade
    Neste trabalho foi realizada uma análise dos livros didáticos da editora Moderna Plus - Ciências da Natureza e suas Tecnologias, utilizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Bambuí, uma das obras aprovada no Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Nesta análise, verificou-se como a História da Ciência foi abordada nos livros da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, cujo objetivo foi avaliar como ela é abordada nesses livros e sua importância para a aprendizagem dos estudantes. A análise foi fundamentada em critérios organizados em três categorias: "Personagens", que investiga figuras históricas; "Natureza da Ciência", que avalia as contribuições dos cientistas citados; e "Contextos Sociais e Culturais", que analisa as influências externas no progresso ou retrocesso científico. Cada livro foi examinado sob esses critérios, buscando compreender como a trajetória das Ciências e o pensamento científico se desenvolveu ao longo do tempo. Os resultados mostraram que, de maneira geral, os livros didáticos não abordam de forma adequada as três categorias propostas. Muitos capítulos tratam os conteúdos de forma superficial, concentrando-se em teorias, leis e cálculos, sem aprofundar na construção do conhecimento científico ou em conexões com o contexto social. Embora algumas informações sobre a natureza da ciência sejam apresentadas, elas costumam ser limitadas e não refletem a complexidade do desenvolvimento científico. O estudo alcançou seu objetivo ao evidenciar que a História da Ciência é tratada de maneira insatisfatória nos livros analisados. A falta de profundidade na exploração dos critérios sugeridos indica uma oportunidade de melhoria na apresentação das Ciências aos estudantes do ensino médio no ensino de Física, especialmente em relação às competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa enfatiza a relevância de uma abordagem mais integrada e contextualizada da História da Ciência, a fim de enriquecer a aprendizagem e desconstruir a ideia de que a Ciência é apenas acessível aos "gênios". Portanto, torna-se primordial a necessidade de transformação nos materiais didáticos para favorecer uma aprendizagem mais efetiva.
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    A contribuição de Ptolomeu, Copérnico e Brahe para o desenvolvimento da Astronomia
    (2025-02-06) Rezende, Alberto Monteiro; Doutor Mayler Martins
    Este trabalho apresenta uma análise histórica e comparativa dos modelos astronômicos geocêntrico, heliocêntrico e geo-heliocêntrico, desenvolvidos, respectivamente, por Cláudio Ptolomeu, Nicolau Copérnico e Tycho Brahe. O objetivo principal é compreender as contribuições teóricas e empíricas desses modelos para a transição entre os paradigmas astronômicos, evidenciando como cada um respondeu aos desafios científicos de sua época e influenciou o avanço da Astronomia. Por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, baseada em pesquisa bibliográfica, foram analisadas as biografias, observações e obras desses astrônomos, bem como os contextos históricos e Culturais que moldaram suas teorias. O método incluiu uma análise de conteúdo das fontes consultadas e uma comparação entre os modelos, considerando aspectos como o centro do Universo, a forma das órbitas planetárias, o movimento retrógrado dos planetas e o impacto Cultural de cada teoria. Os resultados indicam que o modelo geocêntrico de Ptolomeu se consolidou por mais de mil anos devido à sua adequação às observações disponíveis e à visão filosófica dominante. O modelo heliocêntrico de Copérnico representou um marco ao propor uma explicação mais simples e precisa, desafiando a tradição estabelecida. Tycho Brahe, por sua vez, combinou observações rigorosas com um modelo conciliatório, fornecendo a base empírica para os avanços de Kepler e a posterior aceitação do heliocentrismo. Conclui-se que os modelos analisados não apenas influenciaram o desenvolvimento da Astronomia moderna, mas também demonstraram como o progresso científico é moldado pela interação entre observação, teoria e os contextos sociais e Culturais. Este estudo contribui para o entendimento da evolução da Astronomia e reforça a importância do questionamento crítico e da inovação no avanço do conhecimento.
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    Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino de Física: proposta de um plano de ensino utilizando o H5P e o AVEA/Moodle
    (2025-02-05) Chaves, Maria Luísa Silva; Doutor João Henrique Rodrigues
    Muitos conceitos são abstratos e difíceis de representação visual, especialmente na Física, na qual a realização de experimentos em laboratórios escolares pode ser desafiador devido à falta de materiais adequados ou devido à limitação de recursos. Nesse cenário, os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) se destacam como ferramentas essenciais, possibilitando a simulação e a visualização de manifestações que não podem ser facilmente reproduzidas no dia a dia. Com o uso da ferramenta H5P, integrada ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA/Moodle) do IFMG-Bambuí, desenvolvemos um conjunto de 10 OVA voltados para a disciplina de Física do 1º ano do Ensino Médio, com ênfase nos temas Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e Movimento Uniformemente Variado (MRUV). Buscamos desenvolver materiais que apresentassem animações (como gifs para ilustrar movimento ou construção gradativa de gráficos), atividades interativas (como arrastar e soltar símbolos para formar equações ou escolher um ponto de chegada de um atleta que se movimenta com velocidade constante), jogos educativos (como palavras-cruzadas para encontrar as grandezas físicas ensinadas no conteúdo ou jogo da memória para relacionar imagens com suas respectivas equações), entre outros. A criação dos OVA possibilitou o desenvolvimento de um plano de aula que busca melhorar o ensino, proporcionando uma abordagem interativa para a aprendizagem dos estudantes. Embora sua aplicação em sala de aula ainda não tenha sido realizada, a integração de recursos tecnológicos como animações e jogos educativos, demonstra o potencial das tecnologias educacionais na modernização do ensino. Dessa forma, este trabalho destaca como a inovação tecnológica e a criatividade podem oferecer novas possibilidades para o ensino de Física no ambiente escolar.
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    Aplicação de campos magnéticos no cultivo in vitro de plantas
    (2025-02-07) Silva, Idália Ribeiro; Doutor Mayler Martins
    A aplicação de campos magnéticos no cultivo de plantas é um estudo que surgiu com o intuito de colaborar com a prática sustentável na agricultura, uma vez que sua prática não gera os danos associados às práticas convencionais. Estudos indicam efeitos positivos, sugerindo um potencial para promover o melhor crescimento das plantas. No entanto, existem limitações técnicas relacionadas ao controle do campo magnético e à reprodutibilidade dos experimentos, o que dificulta o avanço nessa área. Este estudo busca determinar a melhor metodologia, simples e de baixo custo, a fim de gerar e medir o campo magnético para serem utilizados em plantas durante seu cultivo in vitro. A pesquisa começou com a investigação de bobinas e solenoides, no entanto, os resultados se mostraram inviáveis, devido à dependência de altas amperagens. Outro método explorado foram os ímãs permanentes, onde se desenvolve um gaussímetro que funciona a base do Efeito Hall, usando Arduino que provou ser uma solução viável e eficaz para futuras pesquisas.