Trabalho de Conclusão de Curso

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    A inserção de debates sobre políticas educacionais que incluam efetivamente o tema transversal gênero e sexualidade no curso de licenciatura em física
    (2024-02-05) Doutora Meryene de Carvalho Teixeira; Doutor Leandro Antônio de Andrade
    Entende-se a Educação como um direito garantido a todas a pessoas. No entanto, não se vê tão facilmente pessoas da comunidade LGBTQIA+, especialmente travestis e transexuais, frequentando o ambiente escolar. Dados mostram que estudantes que não se declaram heterossexuais sofrem violência verbal e até física, além de conviverem com situações de assédio moral e sexual dentro das escolas. Infelizmente, estes problemas contribuem com a evasão escolar por parte da comunidade LGBTQIA+. O presente trabalho se justifica devido ao aumento da visibilidade, conquistas e reinvindicações por direitos da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, sejam na área da saúde, segurança, lazer e, principalmente, na educação. Desta forma, é necessário atualizar tanto o profissional da educação quanto o formando em licenciatura sobre as mudanças nas legislações e trazer conhecimentos sobre diversos aspectos que envolvem a comunidade LGBTQIA+, em especial, os ligados à educação. O objetivo do trabalho foi inserir debates sobre políticas educacionais que incluam efetivamente o tema transversal gênero e sexualidade em disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Física, visando à aplicação, também, nos cursos de Ciências Biológicas e Educação Física do IFMG - Campus Bambuí. Para isso, elaborou-se um Plano de Aula com metodologia não convencional que se adaptasse a ementas curriculares de disciplinas dos três cursos. O plano de aula foi elaborado com a temática “Debate sobre o uso de banheiro por pessoas transexuais” e aplicado na disciplina “Educação Inclusiva e Diversidade”, utilizando a metodologia de júri simulado. Obteve-se êxito na aplicação do Plano de Aula, com participação dos discentes, que consideraram como positiva a maneira de dialogar sobre a temática, bem como importante o estudo sobre os direitos das pessoas LGBTQIA+ nos espaços institucionais para sua formação enquanto docentes.
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    Uma proposta para encontrar a taxa de calor emitida p or fontes de calor.
    (2023-12-08) BERTOLDO, Wander Bismarque Rodrigues.; João Henrique Rodrigues
    O presente trabalho aborda sobre a transferência de calor em processos do cotidiano, como cozinhar e aquecer água . A pesquisa d estaca a complexidade de calcular a quantidade exata de calor emitida por fontes de calor , a qual são apresentados de uma forma bem simples nos livros didáticos e em sala de aula . O problema central abordado é desenvolver um método simples e caseiro para que as pessoas possam medir a taxa de calor emitido por fontes de calor em seus cotidianos , como fogões, e como o recipiente pode influenciar o processo de aquecimento . O trabalho destaca o uso de métodos preventivos para obter taxas de calor mais assertivas e revela que a taxa de calor resultante recebida pe lo líquido se torna menor à altas temperaturas (devido à perda de calor em altas temperaturas, assim como previsto pela Lei de Resfriamento de Newton), o que nos levou a entender que a taxa de calor real da fonte seria encontrada ao analisar aquecimentos com tempera turas inferiores à 8 0ºC Ao final de nosso trabalho, conseguimos obter a taxa de calor recebido por 200 m L de água em diferentes recipientes. Vimos que a taxa de transferência de calor no béquer foi de 22,6 c al/min e no erlenmeyer foi de 31,0 c al/min, indicando que a forma do recipiente influ e ncia na taxa de aquecimento do líquido. Em nossa conclusão, apresentamos nossas expectativas para dar continuidade a este trabalho (como usar outras fontes de calor e outros líquidos, propor métodos de aferição da precisão das taxas calculadas e sugerir como se obtém a taxa de calor em casa através dos utensílios comuns de cozinha, por exemplo), mas que não tivemos tempo para executá los.