Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 12
- ItemCaracterização bromatológica das folhas da Moringa oleifera Lam. e sua potencialidade na alimentação animal(2024-09-06) Oliveira, Natália Costa de; Doutor Luiz Carlos MachadoA Moringa oleifera Lam. é uma árvore perene de origem indiana, adaptável ao semiárido brasileiro, com alta produtividade em solos pobres e possui um alto valor nutricional. A planta se destaca por sua rápida taxa de crescimento e variedade de usos, incluindo alimentação animal. Em meio à alta dos custos de insumos para ração pós-pandemia, a busca por alternativas nutricionais eficientes se torna crucial para reduzir os custos de produção. A Moringa, por sua versatilidade e valor nutricional, tem se destacado como uma opção viável para suprir as necessidades dos animais. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo a avaliação das características nutricionais e bromatológicas da Moringa plantadas em Três Marias, Minas Gerais e verificar sua potencialidade como ingrediente funcional. Foram analisados os teores de matéria seca (MS), matéria mineral (MM), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA) da farinha das folhas da Moringa oleifera. Os valores observados foram comparados com os valores declarados em demais trabalhos e os resultados da análise laboratorial apresentaram uma variação quando comparado com os demais estudos, visto que a composição química varia de acordo com a maturidade da planta. Por sua vez, os resultados indicam que a farinha obtida é fonte de fibras alimentares e proteína, com potencial para uso em alimentos e produtos funcionais.
- ItemCaracterísticas bromatológica de forrageiras hidropônicas em diferentes idades de corte(2024-08-09) Becatini, Thayná Goulart de Oliveira; Pedro Augusto Dias AndradeEste trabalho teve por objetivo analisar bromatologicamente seis plantas forrageiras (aveia, azevém, girassol, milho, nabo e trigo), em diferentes idades de corte (14, 28 e 42 dias), para a alimentação animal. Foram realizadas as análises de matéria seca, matéria mineral, proteína bruta e fibra em detergente neutro, conforme metodologia analítica, proposta pelo Compêndio Brasileiro de Alimentação Animal. O plantio de forrageiras hidropônica é uma tecnologia que permite alcançar elevado valor nutritivo, sua composição bromatológica varia com a idade de corte e possui resultados significativos na composição quando comparado com as plantas do sistema convencional.
- ItemCaracterização bromatológica das folhas da Moringa oleifera Lam. e sua potencialidade na alimentação animal.(2024-08-20) Oliveira, Natália Costa; Prof. Dr. Luiz Carlos MachadoA Moringa oleifera Lam. é uma árvore perene de origem indiana, adaptável ao semiárido brasileiro, com alta produtividade em solos pobres e possui um alto valor nutricional. A planta se destaca por sua rápida taxa de crescimento e variedade de usos, incluindo alimentação animal. Em meio à alta dos custos de insumos para ração pós-pandemia, a busca por alternativas nutricionais eficientes se torna crucial para reduzir os custos de produção. A Moringa, por sua versatilidade e valor nutricional, tem se destacado como uma opção viável para suprir as necessidades dos animais. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo a avaliação das características nutricionais e bromatológicas da Moringa plantadas em Três Marias, Minas Gerais e verificar sua potencialidade como ingrediente funcional. Foram analisados os teores de matéria seca (MS), matéria mineral (MM), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA) da farinha das folhas da Moringa oleifera. Os valores observados foram comparados com os valores declarados em demais trabalhos e os resultados da análise laboratorial apresentaram uma variação quando comparado com os demais estudos, visto que a composição química varia de acordo com a maturidade da planta. Por sua vez, os resultados indicam que a farinha obtida é fonte de fibras alimentares e proteína, com potencial para uso em alimentos e produtos funcionais
- ItemInfluência da coelhoterapia no desenvolvimento cognitivo dos alunos da APAE de Bambuí com deficiência mental e síndrome de down(2024-08-09) Faria, Dayane dos Reis; Mestre Cássia Félix Dias CriscoloA Terapia Assistida por Animais (TAA) tem suas raízes no século XVII, visando ao desenvolvimento social, físico, emocional e cognitivo por meio de intervenções utilizando animais saudáveis, como cavalos e cães, com o intuito de desenvolver habilidades em pessoas com deficiência mental e Síndrome de Down. Já o uso do coelho para esse tipo de intervenção é recente, e pesquisas apontam características importantes como cocilidade e tranquilidade para se fazer uso em terapias assistidas. O estudo da Coelhoterapia foi realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bambuí, MG, visando avaliar sua influência no desenvolvimento cognitivo junto aos alunos/pacientes com Deficiência Intelectual. A pesquisa, qualitativa e quantitativa, desenvolveu um protocolo específico, investigando efeitos em pessoas com Síndrome de Down e deficiência mental, analisando a percepção dos professores e realizando uma avaliação estatística. Os professores da APAE responderam a questionários estruturados antes e depois da intervenção com os alunos, revelando uma aceitação positiva da Coelhoterapia e melhorias notáveis em habilidades motoras, responsabilidade, humor e adaptação social. No entanto, não houve impacto positivo significativo na ansiedade, sugerindo a necessidade de estratégias específicas nesse aspecto. Conclui-se que a Coelhoterapia é valiosa na abordagem terapêutica da APAE, oferecendo benefícios diversos. Recomenda-se a continuidade da pesquisa e aprimoramento das práticas terapêuticas, especialmente no tratamento da ansiedade, visando atender às necessidades individuais. Este estudo contribui para o entendimento da Coelhoterapia, preenchendo lacunas de conhecimento e incentivando futuras investigações.
- ItemConsequências da implementação do SIPEAGRO na indústria da alimentação animal(2024-07-23) Santos, Gabriel Ubiraci Gouvêa Maia dos; Doutor Luiz Carlos MachadoO mercado brasileiro da alimentação animal é um setor importante para o desenvolvimento do pujante agronegócio brasileiro, o qual é uma fortaleza para a economia do país. Houve várias mudanças nos últimos anos relacionadas principalmente às novas tecnologias implementadas, bem como mudanças nas Instruções Normativas (IN) que o MAPA disponibiliza com finalidade de assegurar a qualidade e segurança alimentar na produção de rações, atendendo a pequenos, médios e grandes produtores. O presente trabalho objetivou abordar as mudanças que foram geradas com a chegada do SIPEAGRO nas fábricas de rações e caracterizar quais foram as dificuldades ou benefícios que esse sistema proporcionou para os profissionais que são responsáveis pela regulamentação do estabelecimento. Estas informações foram coletadas através de um questionário on-line e respondidas por quinze pessoas. Diante dos resultados adquiridos através da pesquisa, pode-se analisar que o Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (SIPEAGRO), um site desenvolvido para realizar registros e cadastros de Estabelecimentos e Produtos Agropecuários de forma on-line, é considerado um site intuitivo o suficiente para o uso independente dos usuários, no qual os clientes possuem a capacidade de utilizá-lo por conta própria. Contudo, mesmo com dificuldade de interpretá-lo há vários meios de aprender a utilizá-lo, seja pelo MAPA ou através de outros meios, seja eletrônico ou de conhecidos, por tanto, é considerado com nível de facilidade na reprodução da informação. Entretanto, por mais que seja capaz de cumprir com sua função, o site necessita de melhoras em termos de programação, buscando corrigir falhas no site e aprimorar a sua navegação.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »