Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 10
  • Item
    Caracterização bromatológica das folhas da Moringa oleifera Lam. e sua potencialidade na alimentação animal.
    (2024-08-20) Oliveira, Natália Costa; Prof. Dr. Luiz Carlos Machado
    A Moringa oleifera Lam. é uma árvore perene de origem indiana, adaptável ao semiárido brasileiro, com alta produtividade em solos pobres e possui um alto valor nutricional. A planta se destaca por sua rápida taxa de crescimento e variedade de usos, incluindo alimentação animal. Em meio à alta dos custos de insumos para ração pós-pandemia, a busca por alternativas nutricionais eficientes se torna crucial para reduzir os custos de produção. A Moringa, por sua versatilidade e valor nutricional, tem se destacado como uma opção viável para suprir as necessidades dos animais. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo a avaliação das características nutricionais e bromatológicas da Moringa plantadas em Três Marias, Minas Gerais e verificar sua potencialidade como ingrediente funcional. Foram analisados os teores de matéria seca (MS), matéria mineral (MM), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA) da farinha das folhas da Moringa oleifera. Os valores observados foram comparados com os valores declarados em demais trabalhos e os resultados da análise laboratorial apresentaram uma variação quando comparado com os demais estudos, visto que a composição química varia de acordo com a maturidade da planta. Por sua vez, os resultados indicam que a farinha obtida é fonte de fibras alimentares e proteína, com potencial para uso em alimentos e produtos funcionais
  • Item
    Influência da coelhoterapia no desenvolvimento cognitivo dos alunos da APAE de Bambuí com deficiência mental e síndrome de down
    (2024-08-09) Faria, Dayane dos Reis; Mestre Cássia Félix Dias Criscolo
    A Terapia Assistida por Animais (TAA) tem suas raízes no século XVII, visando ao desenvolvimento social, físico, emocional e cognitivo por meio de intervenções utilizando animais saudáveis, como cavalos e cães, com o intuito de desenvolver habilidades em pessoas com deficiência mental e Síndrome de Down. Já o uso do coelho para esse tipo de intervenção é recente, e pesquisas apontam características importantes como cocilidade e tranquilidade para se fazer uso em terapias assistidas. O estudo da Coelhoterapia foi realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bambuí, MG, visando avaliar sua influência no desenvolvimento cognitivo junto aos alunos/pacientes com Deficiência Intelectual. A pesquisa, qualitativa e quantitativa, desenvolveu um protocolo específico, investigando efeitos em pessoas com Síndrome de Down e deficiência mental, analisando a percepção dos professores e realizando uma avaliação estatística. Os professores da APAE responderam a questionários estruturados antes e depois da intervenção com os alunos, revelando uma aceitação positiva da Coelhoterapia e melhorias notáveis em habilidades motoras, responsabilidade, humor e adaptação social. No entanto, não houve impacto positivo significativo na ansiedade, sugerindo a necessidade de estratégias específicas nesse aspecto. Conclui-se que a Coelhoterapia é valiosa na abordagem terapêutica da APAE, oferecendo benefícios diversos. Recomenda-se a continuidade da pesquisa e aprimoramento das práticas terapêuticas, especialmente no tratamento da ansiedade, visando atender às necessidades individuais. Este estudo contribui para o entendimento da Coelhoterapia, preenchendo lacunas de conhecimento e incentivando futuras investigações.
  • Item
    Consequências da implementação do SIPEAGRO na indústria da alimentação animal
    (2024-07-23) Santos, Gabriel Ubiraci Gouvêa Maia dos; Doutor Luiz Carlos Machado
    O mercado brasileiro da alimentação animal é um setor importante para o desenvolvimento do pujante agronegócio brasileiro, o qual é uma fortaleza para a economia do país. Houve várias mudanças nos últimos anos relacionadas principalmente às novas tecnologias implementadas, bem como mudanças nas Instruções Normativas (IN) que o MAPA disponibiliza com finalidade de assegurar a qualidade e segurança alimentar na produção de rações, atendendo a pequenos, médios e grandes produtores. O presente trabalho objetivou abordar as mudanças que foram geradas com a chegada do SIPEAGRO nas fábricas de rações e caracterizar quais foram as dificuldades ou benefícios que esse sistema proporcionou para os profissionais que são responsáveis pela regulamentação do estabelecimento. Estas informações foram coletadas através de um questionário on-line e respondidas por quinze pessoas. Diante dos resultados adquiridos através da pesquisa, pode-se analisar que o Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (SIPEAGRO), um site desenvolvido para realizar registros e cadastros de Estabelecimentos e Produtos Agropecuários de forma on-line, é considerado um site intuitivo o suficiente para o uso independente dos usuários, no qual os clientes possuem a capacidade de utilizá-lo por conta própria. Contudo, mesmo com dificuldade de interpretá-lo há vários meios de aprender a utilizá-lo, seja pelo MAPA ou através de outros meios, seja eletrônico ou de conhecidos, por tanto, é considerado com nível de facilidade na reprodução da informação. Entretanto, por mais que seja capaz de cumprir com sua função, o site necessita de melhoras em termos de programação, buscando corrigir falhas no site e aprimorar a sua navegação.
  • Item
    Perfil socioprodutivo e zootécnico dos produtores de leite da microrregião de Três Marias-MG
    (2021-05-06) Gouvea, Karine Vânia Cordeiro de; Doutora Silvana Lúcia dos Santos Medeiros
    A pecuária de leite, no Brasil, é considerada muito importante dentro do setor agropecuário e do próprio agronegócio, sendo fundamental para o progresso econômico do país. O alvo deste estudo foi a microrregião de Três Marias, nos municípios de Paineiras - MG e Biquinhas - MG. Neles, há muitos produtores rurais que se dedicam apenas à atividade leiteira. Neste sentido, faz-se necessária a identificação do perfil socioprodutivo e de aplicação de índices zootécnicos na microrregião. Diante disso, objetivou-se, com este estudo, caracterizar a produção leiteira em 7 (sete) propriedades rurais localizadas nestes municípios, buscando identificar os aspectos socioprodutivos e a utilização de índices zootécnicos em suas propriedades rurais. Mediante pesquisa descritiva, em estudo de caso, foi aplicado um questionário semiestruturado espontâneo e censitário aos produtores de leite do local, abordando características socioprodutivas, de manejo e sanidade do rebanho. A partir dos resultados obtidos com a pesquisa, foi traçado o perfil dos produtores leiteiros do local, sendo considerado similar, uma vez que a maior parte dos respondentes optou igualmente pelas mesmas alternativas. Uma dificuldade encontrada na produção está relacionada aos índices zootécnicos, que, apesar de descritos como praticados, na verdade, estavam sendo descuidados, necessitando de uma frequência maior de técnicos da área. A produção de leite pode ser otimizada com a adoção de medidas simples de controle zootécnico e conhecimento do empreendimento, algo que, em muitos casos, é esquecido pelos pequenos produtores, ou não recebe a devida importância.
  • Item
    Incidência de mastite em búfalas: uma revisão
    (2021-07-05) Fonseca, Jorge Lucas; Dra Silvana Lúcia dos Santos Medeiros
    A mastite é um problema comum nos rebanhos leiteiros, responsável por promover grandes perdas econômicas; porém, este é um assunto que tem sido pouco estudado na área da bubalinocultura. Portanto, objetivou-se, com este trabalho, reunir, através de uma revisão, informações sobre a incidência de mastite em búfalas, buscando descrever a bubalinocultura leiteira no Brasil, abordando a incidência de mastite nesses animais, detalhando fatores que são responsáveis pela sua resistência à incidência de mastite. Além disso, apresentar os principais patógenos responsáveis por essa inflamação e os principais diagnósticos utilizados para identificar esta doença, reunindo, também, informações sobre prevenção e quais os tratamentos para mastite e o impacto negativo sobre a composição do leite. Concluiu-se que as bactérias dos gêneros Staphylococcus e Streptococcus são as principais responsáveis pela mastite infecciosa em búfalas, promovendo modificações no leite, tais como diminuição dos teores de lactose, gordura e proteína, elevação das frações sanguíneas do leite, instabilidade salina, aumento do pH e redução do equilíbrio da proteína do leite, o que prejudica a qualidade final do produto. Entre os fatores responsáveis pela maior resistência dos búfalos, em relação aos bovinos, à incidência de mastite, a fisiologia da glândula mamária e a composição do leite são citadas como os mais significativos por vários autores. Foram identificados dois métodos principais de diagnóstico que identificam a mastite subclínica pela literatura, que são a contagem de células somáticas, através de um microscópio eletrônico, ou o California Mastits Test.