Trabalho de Conclusão de Curso
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- ItemA atuação de Odelair Rodrigues e a imagem da mulher negra na publicidade paranaense nos anos 1980(2024-12-17) Fiaschi, Genice de Fátima Fortunato da Silva; Doutor Rodrigo Francisco DiasEste artigo analisa a atuação da atriz Odelair Rodrigues e sua participação na propaganda do Café Damasco, veiculada na década de 1980, destacando a representatividade da mulher negra na publicidade paranaense. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e historiográfica, fundamentada nas teorias de Michel de Certeau (1998) sobre estratégias e táticas, além de conceitos de representatividade racial na mídia. A partir da análise do comercial, o estudo investiga como, apesar do protagonismo, a imagem de Odelair foi moldada por estereótipos raciais, perpetuando papéis subalternos. A conclusão aponta que, embora Odelair tenha se destacado na mídia, sua representação refletiu as contradições da época em torno do mito da democracia racial. A análise contribui para a discussão sobre a construção da identidade racial na publicidade e as resistências enfrentadas por artistas negros na luta contra o racismo estrutural.
- ItemEducação para as relações Étnico-Raciais: propostas e ações empreendidas pela secretaria estadual de educação do estado da Bahia(2023-12-19) Nogueira, Simone Silva.; Doutora Juliana Lopes Lelis de Morais.As políticas públicas voltadas para a Educação para as relações Étnico-Raciais tiveram marco inicial nas últimas décadas do século XX e constituem-se como iniciativas cruciais na garantia do processo democrático no Brasil, buscando corrigir os efeitos presentes da discriminação praticada no passado durante três séculos de escravidão. A lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira já completou vinte anos e ainda é visível que falta muito para que essa lei seja cumprida efetivamente dentro das instituições educacionais. Nesse sentido, pretende-se com este artigo, analisar orientações e iniciativas da Secretaria Estadual de Educação do estado da Bahia voltadas para a Educação para as Relações Étnico-Raciais. O artigo é de natureza exploratória, com abordagem da pesquisa qualitativa, utilizando-se como procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico e documental. Por meio da análise empreendida, o artigo demonstra que a Secretaria de Educação do Estado da Bahia direciona orientações para as Unidades Escolares Estaduais no que diz respeito à Educação para as relações Étnico-Raciais, ações estas positivas e que fomentam o engajamento na luta pela eliminação da discriminação e desigualdade social.
- ItemOs valores civilizatórios africanos e indígenas nas práticas de fortalecimento da cultura de paz nas escolas brasileiras(2023-11-23) Elmôr , Elisandra Campos Souza; Mestre Rafael Vieira ÂmbarCom enfoque nos debates de promoção de cultura de paz como resposta ao enfrentamento das violências nas escolas brasileiras, este artigo, busca apresentar que valores semelhantes ao que propõe a cultura de paz já estão presentes nas culturas dos povos africanos e indígenas, mas que precisam ser ensinados e vivenciados nas escolas do Brasil como fator para transformações sociais. A proposta do artigo advoga na centralidade de valores civilizatórios originários de África - que se difere do antirracismo que é da categoria ocidental - e está relacionado a valores que permeiam a diversidade, a comunidade, o respeito pela natureza e todos os seres que a compõem, ou seja, são essenciais para repensar as relações sociais e étnico-raciais a fim de trilhar caminhos que possam superar as práticas violentas que são concebidas pelas limitações hegemônicas do currículo padrão eurocentrado ao extremo. Como resultado, o artigo alerta que a cultura de paz está diretamente ligada às leis 10.639/2003 e 11.645/2008 uma vez que o pro-pósito social e coletivo de paz está conectado ao enfrentamento das desigualdades que mantém as violências e giram em torno das questões raciais que marcam o processo histórico-social do Brasil.
- ItemEstudantes indígenas na graduação: acesso e permanência na Universidade Federal de São João del-Rei(2024-01-22) Batista, Edneia Aparecida; Doutora Juliana Ventura de Souza FernandesEste artigo tem como objetivo analisar as Políticas de Acesso e Permanência para estudantes indígenas na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Como instrumentos de coleta e geração de dados foram utilizados a pesquisa bibliográfica, a análise documental e um questionário, com o objetivo de levantamento de informações institucionais, socioeconômicas e culturais, além de informações referentes às políticas de acesso e permanência na universidade e como elas são vivenciadas e problematizadas pelos estudantes indígenas. Almejou-se a sistematização dos dados levantados e problemáticas e dificuldades analisadas e discutidas, além de sugestões de propostas para melhoria das políticas atuais da universidade no que se refere ao acesso e permanência dos estudantes indígenas. Os dados apresentados e discussões realizadas evidenciam que a presença indígena no ensino superior na UFSJ oferece possibilidades de reflexões sobre as práticas pedagógicas da Universidade e seu papel social. O estudo aponta que o acesso e permanência dos estudantes indígenas é um enorme desafio para a UFSJ e que a reflexão e o debate, aliado a uma postura de maior sensibilidade que respeite os aspectos culturais, históricos , assim como os conhecimentos dos povos indígenas podem se revelar como um passo inicial para a efetivação de processos de interculturalidade no ambiente universitário.
- ItemAções afirmativas na rede de educação profissional e tecnológica do estado de Minas Gerais: análise das políticas de permanência e assistência estudantil para os estudantes negros cotistas(2023-09-27) Mendes, Raquel de Oliveira; Doutora Juliana Ventura de Souza FernandesEste artigo foi elaborado como parte dos requisitos para a conclusão da pósgraduação Lato Sensu em “Educação para as Relações Étnico-Raciais” do Instituto Federal de Minas Gerais. Adita-se que a pesquisa aqui apresentada é um recorte de outra mais ampla, que compreende a investigação de doutorado da autora, com os mesmos objetivos, só que estendido para os 38 IFs do Brasil. A questão étnico-racial se expressa como uma temática que se põe, hodiernamente, na “ordem do dia” do Brasil e do mundo. Lamentavelmente, as situações postas à tona acerca deste debate nos meios de comunicação, por exemplo, evidenciam o racismo sofrido pelos corpos negros, quer seja na segurança pública, nas relações de consumo, entre outras esferas do convívio social, até porque, a literatura aponta que o racismo brasileiro é estrutural (ALMEIDA, 2019)2 e advém de uma base sócio-histórica de cunho colonial, que moldou nossa formação enquanto sociedade...