Trabalho de Conclusão de Curso

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    Ações afirmativas na rede de educação profissional e tecnológica do estado de Minas Gerais: análise das políticas de permanência e assistência estudantil para os estudantes negros cotistas
    (2023-09-27) Mendes, Raquel de Oliveira; Doutora Juliana Ventura de Souza Fernandes
    Este artigo foi elaborado como parte dos requisitos para a conclusão da pósgraduação Lato Sensu em “Educação para as Relações Étnico-Raciais” do Instituto Federal de Minas Gerais. Adita-se que a pesquisa aqui apresentada é um recorte de outra mais ampla, que compreende a investigação de doutorado da autora, com os mesmos objetivos, só que estendido para os 38 IFs do Brasil. A questão étnico-racial se expressa como uma temática que se põe, hodiernamente, na “ordem do dia” do Brasil e do mundo. Lamentavelmente, as situações postas à tona acerca deste debate nos meios de comunicação, por exemplo, evidenciam o racismo sofrido pelos corpos negros, quer seja na segurança pública, nas relações de consumo, entre outras esferas do convívio social, até porque, a literatura aponta que o racismo brasileiro é estrutural (ALMEIDA, 2019)2 e advém de uma base sócio-histórica de cunho colonial, que moldou nossa formação enquanto sociedade...
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    Números invisíveis, sujeitos invisibilizados: a ausência de dados públicos sobre raça e etnia na educação básica do Estado do Rio de Janeiro como entrave para a superação do racismo
    (2023-10-26) Costa, Elaine Paz da; Doutor Raphael Rodrigues
    Esta pesquisa objetiva compreender se os dados referentes ao rendimento escolar na Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro consideram o pertencimento étnico racial ou se a autodeclaração está presente ou não nas informações publicizadas nos sites e plataformas das secretarias municipais de educação. Nesse sentido, a pesquisa confirma que as secretarias municipais de educação não possuem dados com o recorte racial em seus canais públicos de informação, tal como ocorre na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. A pesquisa teve caráter quali-quantitavo e a metodologia utilizada contou com o levantamento bibliográfico e a busca por dados públicos de rendimento escolar a partir de pertencimento étnico-racial nas secretarias municipais de educação no Estado do Rio de Janeiro. O estudo indica que a não vinculação desses dados pode constituir um entrave para a formulação de políticas públicas educacionais no que tange a melhoria do rendimento escolar da população negra. Por conseguinte, os resultados apontam que a não vinculação de dados remete à ideia de que os problemas da educação são ocasionados somente por questões de desigualdade socioeconômica, desconsiderando a questão racial em sua compreensão. Além disso, verifica-se que a indisponibilidade de dados publicizados pelas instituições revela a manutenção do racismo estrutural e institucional em sua organização. Ao mesmo tempo em que os dados são indisponíveis, sujeitos são ocultados em detrimento de uma parcela da população que se beneficia da branquitude e seus privilégios. Assim, alunos negros e pardos que constituem a maioria na Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro são invisibilizados.
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    PROJETO UBUNTU: desafios para desenvolver o fomento à consciência negra no ensino médio de uma escola da indústria (Salvador, BA)
    (2023-09-20) SILVA, Edmundo Santos; Doutor Raphael Rodrigues
    Este artigo é uma análise crítica da aplicação do Projeto Ubuntu, que foi realizado por mim na instituição privada da indústria baiana - Escola Reitor Miguel Calmon, Salvador, Bahia, com o objetivo de refletir sobre as relações raciais enraizadas na sociedade soteropolitana. Procurou-se averiguar a eficácia de um projeto baseado na Lei 10.639/03 para fomentar a consciência negra entre estudantes do Ensino Médio da instituição através de palestras com temas relacionados ao racismo na sociedade brasileira, oficinas relacionadas a traços da cultura negra e rodas de conversa com temas visando contribuir para a formação de identidades negras positivas. O presente artigo demonstra como é necessário uma educação que valorize as contribuições dos povos africanos para nossa formação, para nossa história, como também exponha de forma positiva a cultura afro-brasileira, para que a identificação com tristeza, dor, escravização e inferioridade sejam substituídas por auto aceitação de quem somos como afro-brasileiros e de felicidade por todo legado cultural deixado pelos nossos ancestrais.