Trabalho de Conclusão de Curso

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    Entre o progresso e o apagamento: a expansão urbana e a perda da referência da Praça São Francisco de Assis em Belo Horizonte (MG)
    (2025-01-24) Homem, Renan de Castro Costa; Mestra Bárbara Helena Almeida Carmo
    Esta monografia explora a história e a memória de comunidades dos bairros Cachoeirinha, Nova Cachoeirinha e São Francisco em Belo Horizonte, Minas Gerais, concentrando-se na antiga Praça São Francisco de Assis, um espaço que teve grande importância histórica, cultural e simbólica para a região. A pesquisa investiga como os conceitos de lugar, identidade e pertencimento influenciam a construção e, por vezes, a desconstrução do espaço urbano, bem como o direito à memória na formação das identidades individual e coletiva. Utilizando métodos qualitativos, adotando o uso de grupos focais e entrevistas semiestruturadas, o estudo busca reconstruir a imagem da Praça por meio das memórias e experiências desses antigos usufrutuários. Além disso, a pesquisa discorre, por fim, sobre como o ideal de desenvolvimento urbano, guiado por interesses, muitas vezes, alheios ao contexto pode afetar as comunidades locais, resultando na perda de referências históricas essenciais para a construção e manutenção da identidade da cidade. O trabalho é estruturado em torno de análise teórica, contextualização histórica e discussões sobre os impactos desse processo de apagamento da comunidade da Praça São Francisco de Assis. Com o registro desta, dentre tantas outras histórias relegadas ao esquecimento na capital Belo Horizonte, espera-se contribuir para a valorização e a preservação do patrimônio histórico e da memória urbana da cidade.
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    Atlas da Vila Rica: uma cartografia temporal para Ouro Preto
    (2024-12-18) Theodoro, Julia Huff; A; Doutor Alex Fernandes Bohrer
    O presente trabalho sintetiza a metodologia, os resultados e as discussões envolvidos na elaboração do Atlas da Vila Rica, portal virtual que apresenta, por meio de mapa interativo com régua do tempo, a evolução da malha urbana do Núcleo Histórico de Ouro Preto entre 1690 e 2024. O objetivo do Atlas é de organizar a documentação cartográfica da cidade, integrando-a em um estilo unificado de representação e permitindo a leitura de uma cartografia histórica para Ouro Preto. O portal está disponível para consulta em a partir de 15 de dezembro de 2024. O projeto teve como referência conceitual dois portais produzidos pela Universidade de Rice que também utilizam mapas históricos e digitais para elaboração de uma linha do tempo; são eles ImagineRio e pilotPlan, disponíveis online. Como base para a elaboração do Atlas da Vila Rica, foi reunido acervo documental de 23 mapas – históricos e reconstruções de pesquisas consolidadas –, 9 vistas de satélite e 76 edifícios e monumentos da cidade. A reunião de acervo se deu por meio de revisão bibliográfica e por visita a Acervos Públicos. Os elementos levantados foram transcritos e interpretados em meio digital, tratados e reunidos em uma interface de comando em linguagem HTML/CSS. Como resultado, este trabalho apresenta e discute sobre questões trazidas no processo de elaboração da plataforma e avalia as possíveis contribuições do Atlas da Vila Rica para as pesquisas sobre cartografia no Núcleo Histórico de Ouro Preto.
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    Estudo de caso sobre as cores na arquitetura eclética em Ouro Preto e suas relações com a cidade
    (2024-10-11) Pereira, Alex Alves; Doutor Régis Eduardo Martins
    Este trabalho avalia as condições dos edifícios de tipologia eclética, os quais, apesar de estarem em menor número no conjunto, desempenham papel de destaque devido às características marcantes e às posições de relevância que ocupam no traçado urbano da cidade. Os edifícios dos períodos colonial, modernista e eclético exercem papel fundamental na cronologia histórica do desenvolvimento de Ouro Preto. As cores desses edifícios preservam momentos singulares e refletem as concepções de projeto elaboradas em diferentes períodos, evidenciando as tecnologias, pigmentos e matizes utilizados ao longo da história. O objetivo deste trabalho é elaborar um estudo de caso sobre as condições e influências que os edifícios ecléticos sofrem ao longo do tempo, com ênfase nas cores aplicadas, além de correlacionar os contextos que a cidade impõe sobre o tema.
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    Fundação de Arte de Ouro - FAOP: desafios de gestão e a descentralização
    (2024-07-25) Silva, Roberta Aparecida da; Doutor Getúlio Alves de Souza Matos
    A proposta deste artigo é apresentar uma análise da Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP, no contexto da gestão cultural, ressaltando a necessidade de equilibrar a compreensão das especificidades culturais com a aplicação de práticas gerenciais buscando promover a sustentabilidade econômica das atividades desenvolvidas. O artigo enfatiza a necessidade de se adotarem estratégias inovadoras na gestão das organizações culturais, com um olhar sobre a FAOP, uma instituição de gestão pública do setor cultural. Ao explorar a trajetória da Fundação, abordam-se os desafios enfrentados pela instituição, destacando a adaptação a mudanças culturais, a busca por novas parcerias de financiamento, além de apontamentos acerca dos desafios e pontos críticos do processos de gestão. O artigo oferece ainda uma perspectiva sobre práticas gerenciais que possam contribuir com a organização, visando o seu desenvolvimento e à maior eficiência no campo da gestão cultural.
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    O Instituto Nacional de Cinema Educativo e as representações do patrimônio cultural brasileiro na cinematografia de Humberto Mauro (1936 - 1964)
    (2024-04-30) Costa, Lucas Moraes Augusto; Mestre Rodrigo Otavio de Marco Meniconi
    O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a história do Instituto Nacional de Cinema Educativo, bem como discutir a representação do patrimônio cultural brasileiro no conjunto de sua produção cinematográfica na temática cidades históricas mineiras, realizada na década de 1950, pelo cineasta mineiro e Chefe do Serviço de Técnica Cinematográfica do INCE, Humberto Mauro. Abordaremos cinco cidades e o conjunto de seus patrimônios culturais pela visão cinematográfica de Mauro e o trabalho do cineasta relativo as manifestações culturais, como os bens de natureza material e aqueles de natureza imaterial. Neste sentido, o presente estudo propõe-se a avaliar o papel do INCE, criado em 1936, órgão subordinado ao então Ministério de Educação e Saúde, na criação de uma suposta identidade nacional, elemento central no escopo ideológico do projeto nacionalista e autoritário do governo Getúlio Vargas (1937-1945) e o seu papel nas décadas posteriores ao fim do Estado Novo.