Produção Científica
URI Permanente desta comunidade
Nesta comunidade estão inseridas as produções científicas resultado dos processos de criação de conhecimento, fruto de estudos e pesquisas, publicados em livros, periódicos científicos e/ou apresentados em eventos científicos.
Navegar
Navegando Produção Científica por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 46
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância das Feiras de Ciências na educação e alfabetização científica: um relato de experiência com alunos da educação básica(2021-03-16) Alves, Thiago Rodrigues de Sá; Santos, Alda Ernestina dosArtigo publicado na Revista Educação Pública. O artigo teve por objetivo trazer reflexões e discutir a importância das feiras de ciências na educação e alfabetização científica, relatando as experiências vivenciadas em uma feira de Ciências de duas instituições diferentes.
- ItemA Química do Chocolate(2023-04-06) Santos, Alda Ernestina dosArtigo publicado na seção "Você sabia?" da revista IFMG Com Ciência. O artigo aborda a Química do chocolate, apontando os principais compostos químicos que contribuem para o seu aroma e sabor.
- ItemA Química no cotidiano: uma proposta envolvendo o uso de infográficos(2019-01-22) Santos, Alda ErnestinaArtigo publicado na Revista Educação Pública. O artigo relata os resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido com as turmas do 3º do ensino médio no Colégio Pedro II, campus Realengo, onde infográficos foram utilizados na abordagem da Química do cotidiano.
- ItemAbsinto: a fada verde inspiradora de grandes artistas(2022-05-11) Santos, Alda Ernestina dosArtigo publicado na seção "Você sabia?" da revista IFMG Com Ciência. O artigo traz algumas curiosidades sobre o absinto, bebida alcoólica que se popularizou no século XIX devido ao seu consumo por artistas ilustres como os pintores Vincent Van Gogh, Pablo Picasso e Édouard Manet.
- ItemAnálise de riscos presentes na atividade de limpeza dos tanques de uma empresa de armazenamento e distribuição de combustíveis no Município de Governador Valadares(2020-04-27) Vieira Júnior, Walmir Nunes; Silva, Marcone Luiz Rodrigues; Ávila, Carolyne Amélia Assis; Santos, Alda Ernestina dosArtigo publicado na revista Research, Society and Development. O artigo reporta os resultados de um estudo que teve por objetivo avaliar os riscos presentes na atividade de limpeza dos tanques de uma empresa de armazenamento e distribuição de combustíveis no Município de Governador Valadares-MG.
- ItemAnálise do teor de prata no efluente gerado pelo setor de radiologia em um hospital do Município de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.(2020-05-05) Batista, Romina Mara; Barony, Flávio José de Assis; Santos, Alda Ernestina dos; Campos, Karina Bicalho Ervilha do Nascimento; Moreira, José Márcio Quintão; Penna, Luiz Fernando da Rocha; Fioravante, Isabela AraújoArtigo publicado na revista Research, Society and Development. O artigo reporta os resultados de um estudo que teve por objetivo quantificar o teor de prata (Ag) no efluente de gerado pelo setor de radiografia m um hospital do Município de Governador Valadares-MG.
- ItemAprendizagem visível de siderurgia para estudantes do curso técnico em metalurgia(2020-12-28) Santos, Luciano Miguel Moreira; Reis, Orimar Batista; Rodrigues-Silva, JeffersonO uso de materiais manipulativos aplicados ao princípio de conservação da massa nos balanços siderúrgicos, mediante o desmembramento das moléculas dos componentes do minério, dos metais e da escória foi utilizado na quantificação da aprendizagem relacionada aos estilos de aprendizagem. Empregou-se uma metodologia de pesquisa mista, sendo majoritariamente quantitativa: verificação de estilos de aprendizagem por meio do Novo Índice de Estilos de Aprendizagem (N-ILS) e provas sobre balanço de massa para o cálculo de Tamanho de Efeito, conforme estabelecido pelo laboratório em Aprendizagem Visível, de Hattie. Entre os resultados obtidos, destaca-se o Tamanho de Efeito calculado para a prática pedagógica, que, em média, nas três turmas avaliadas, foi de 0,63. Valor superior ao referencial 0,40, considerado como uma intervenção média satisfatória e compatível com os valores de Tamanhos de Efeitos de metodologias semelhantes. Na parte qualitativa da pesquisa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas nas quais foi possível compreender que os alunos perceberam a própria aprendizagem. Este estudo inovou ao calcular o Tamanho de Efeito aliado aos Estilos de Aprendizagem e contribui para o entendimento de práticas de aprendizagem colaborativas usando material manipulativo.
- ItemArmas de efeito moral: a Química dos gases lacrimogêneos(2022-12-07) Santos, Alda Ernestina dosArtigo publicado na seção "Você sabia?" da revista IFMG Com Ciência. O artigo trata das armas de efeito moral, especialmente os gases lacrimogêneos, utilizados na dispersão de pessoas em manifestações e motins.
- ItemArmas nucleares e o princípio de funcionamento das bombas atômicas(2022-10-06) Santos, Ana Flávia Silveira; Araújo, Natalia Lopes de; Maia, Pedro William; Calejon, Nathália Geovana; Santos, Alda Ernestina dosArtigo publicado na seção "Você sabia?" da revista IFMG Com Ciência. O artigo traz curiosidades sobre as armas nucleares e o princípio de funcionamento das bombas atômica.
- ItemAspectos químicos, físicos e biológicos dos diferentes tipos de panelas: relato de experiência de um projeto interdisciplinar no Ensino Superior.(2022-09-28) Santos, Alda Ernestina dos; Franco, Juliana Rodrigues; Alves, Allynne AvyllaArtigo publicado na revista Criar Educação. O artigo apresenta um relato das experiências vivenciadas num projeto interdisciplinar desenvolvido no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Instituto Federal de Minas Gerais campus Governador Valadares.
- ItemAyahuasca: uma bebida milenar sagrada e patrimônio cultural da região Amazônica(2021-10-15) Santos, Alda ErnestinaArtigo científico publicado na seção Você sabia? da revista IFMG Com Ciência. O artigo aborda como tema a Ayahuasca, uma bebida alucinógena de uso milenar e sagrada, que faz parte da cultura de tribos e povos indígenas espalhados desde a região Amazônica até o sul dos Andes.
- ItemBem-estar animal no setor de bovinocultura leiteira do IFMG – Campus Bambuí: Um estudo de caso(2021-12-05)O presente trabalho discorre sobre o nível de bem-estar animal aplicado ao setor de bovinocultura leiteira do IFMG Campus Bambuí, verificando aspectos relacionados a sua importância e histórico. A partir de um estudo de caso, realizou-se uma pesquisa descritiva para identificar e compreender a atual situação deste setor de produção, por meio da ótica dos cinco domínios aplicados ao bem-estar animal, sendo eles: nutricional, ambiental, sanitário, comportamental e mental. Em relação ao primeiro domínio citado, verificou-se boa eficiência do sistema produtivo, exceto pela presença de um pequeno lote de garrotes com condição corporal ruim. No domínio ambiental, o setor proporciona ambiente agradável na pista de alimentação, devendo atentar-se com a presença de algumas danificações no piso, e nos piquetes de pastagens, no qual o sombreamento é limitado. O domínio sanitário conta com a presença de um calendário de vacinação eficiente, vermifugações, e práticas de manejo que mostraram eficiência devido à baixa mortalidade, menor índice de ocorrência de enfermidades, e de problemas de casco e mastite. No domínio comportamental, verifica-se possibilidade satisfatória para expressão de comportamentos naturais pois os animais permanecem em conjunto tanto na pista de alimentação como nos piquetes de pastagens. Sobre o domínio mental, o mesmo é influenciado pelos outros domínios, destacando-se negativamente a ocorrência de condições corporais ruins de alguns machos. Contudo destaca-se que há uma equipe capacitada que lida com os animais. As práticas de bem-estar animal do setor de bovinocultura leiteira do IFMG – Campus Bambuí são satisfatórias, sendo necessário pequenos ajustes quanto aos domínios nutricional e ambiental.
- ItemBrazilian and Spanish Mathematics Teachers’ Predispositions towards Gamification in STEAM Education(2021-10-09) López-Paula; Rodrigues-Silva, Jefferson; Alsina, Ángel; José Carlos Piñero Charlo, María Teresa Costado Dios, Enrique Carmona Medeiro, Fernando Lloret and James AlbrightThis article reports a multiple case study in which we analyse Brazilian and Spanish mathematics teachers’ opinions about and predispositions toward gamified activities in STEAM education. To obtain data, we administered a survey to 56 in-service mathematics teachers in primary and secondary education from these countries. The survey had been previously validated throughout an expert judgement process. Our results show a high percentage of teachers who think this kind of activity has positive effects on students’ development, improving their affective domain toward mathematics and required skills for mathematical competency. Notwithstanding, many teachers report insecurity and lack of training for employing such educational methodologies.
- ItemBufotenina: o alucinógeno que pode levar o sapo cururu à extinção(2022-07-13) Santos, Alda Ernestina dosArtigo publicado na seção "Você sabia?" da revista IFMG Com Ciência. O artigo traz curiosidades sobre a bufotenina, alucinógeno produzido e excretado pelo sapo cururu.
- ItemCatálogo de Memes: um material de apoio e incentivo ao uso didático de memes no ensino de Química.(2021-04-09) Alves, Thiago Rodrigues de Sá; Santos, Alda Ernestina dos; Dantas, Luiz Felipe Santoro; Braga, Eduardo dos Santos de OliveiraArtigo publicado na revista South American Journal of Basic Education, Technical and Technological (SAJBETT). O artigo teve por objetivo apresentar o catálogo de memes, elaborado com o propósito de servir como um material de apoio e fonte de memes abordando os mais diversos conteúdos de Química e que desta forma, possam ser utilizados como recurso didático pelos professores da disciplina.
- ItemCharacterization of Char and Oil From Low Temperature Conversion of Biomass from Eichhornia Crassipes(2011-12-01) Fernandes Júnior, Luiz Antonio Pires; Romeiro, Gilberto A.; Damasceno, Raimundo N.; Borda d'Água, Jorge Alberto C.O presente trabalho descreve uma investigação experimental referente à caracterização de carvão e óleo obtidos através do processo de Conversão em Baixa Temperatura (LTC) aplicado à biomassa de Eichhornia crassipes. São relatadas análises básicas (valores de aquecimento, análise elementar, teor total de cinzas e umidade) de carvão e óleo. As características preliminares do petróleo e do carvão obtido indicam a viabilidade de sua utilização como, por exemplo, na geração de energia. Palavras-chave: Carvão; Petróleo; Conversão em baixa temperatura; Energia renovável
- ItemColocando a engenharia sobre a mesa uma atividade STEAM de engenharia reversa e matemática(2023-12-21) Rodrigues-Silva, Jefferson; Silva-Hormazábal, Marcela; Alsina, ÁngelExplora-se a engenharia reversa como estratégia didática para a interdisciplinaridade entre engenharia e matemática no ensino fundamental. Numa primeira parte, fundamenta-se teoricamente a educação STEAM e a Aprendizagem Baseada em Design (ABD) no sentido de engenharia reversa. Numa segunda parte, apresenta-se o planejamento didático de uma atividade STEAM em que os alunos fazem engenharia reversa de uma mesa e selecionam materiais de um catálogo com demandas contraditórias de medidas, preço e sustentabilidade. A descrição dessa atividade é acompanhada dos resultados da sua execução a 23 alunos de uma escola espanhola. Demonstrou-se que essa atividade é pedagogicamente potente em termos de aprendizagem de matemática e engenharia. Sua simplicidade e reprodutibilidade (fornecemos a guia de aprendizagem em formato editável) ajudam os professores a entenderem que a engenharia não se restringe a abordagens complexas e caras.
- ItemComo que o álcool pode virar cachaça?(2022-08-17) Santos, Alda Ernestina dosArtigo publicado na seção "Jack responde" da revista IFMG Com Ciência. O artigo explica o processo de obtenção da cachaça
- ItemConcepciones del alumnado sobre ingeniería y sus conexiones con las matemáticas y las ciencias(2023-11-03) Rodrigues-Silva, Jefferson; Silva-Hormazábal, Marcela; Alsina, ÁngelConsiderando la incorporación progresiva de la competencia STEM en el currículo de educación primaria, se exploran las concepciones del alumnado sobre la ingeniería. Para ello, se ha aplicado el instrumento validado Draw an Engineer Test (mDAET) a 18 estudiantes españoles de 10 a 11 años. Los datos obtenidos a partir de una metodología mixta (por un lado, estadística descriptiva y pruebas no paramétricas, y, por otro, análisis de contenido) muestran que el alumnado participante presenta nociones estereotipadas de la ingeniería como actividades manuales, desarrolladas en ambientes de trabajo de campo y de forma individual. Además, identifican un uso simplista de las matemáticas y no visualizan el uso de las ciencias en ingeniería. Se defiende que es necesario el desarrollo profesional docente para abordar estas concepciones y, así, avanzar hacia la educación interdisciplinar STEM o STEAM.
- ItemConceptualising and framing STEAM education: what is (and what is not) this educational approach?(2023-08-02) Rodrigues-Silva, Jefferson; Alsina, ÁngelSTEAM é uma abordagem educacional recente que visa o ensino interdisciplinar de ciência, tecnologia, engenharia, artes/humanidades e matemática. A literatura relata confusão conceitual que frequentemente desvia a prática e a pesquisa de STEAM para questões relacionadas a atividades ou contextos específicos. Portanto, realizamos uma revisão narrativa de artigos indexados em Web of Science (WoS) para elucidar a história, epistemologia e divergências da educação STEAM. Como estratégia, primeiro nos centramos em documentos que pudessem oferecer uma visão panorâmica do objeto de estudo – revisões da literatura e artigos que discutem modelos teóricos de STEAM. Identificamos junções essenciais de discussão e expandimos a revisão. Articulamos racionalidades sobre por que STEAM não é uma evolução do STEM, uma metodologia de ensino ou um sinônimo de interdisciplinaridade. Além disso, discutimos a adequação da interdisciplinaridade em STEAM, que é fortemente apoiada pelas disciplinas e suas interseções; em vez da transdisciplinaridade, em que o conhecimento permanece difuso dentro de um todo holístico. Diferenciamos os conceitos disciplinas STEAM (lista das cinco áreas de conhecimento), atividades STEAM (unidade de ensino interdisciplinar de pelo menos duas disciplinas STEAM) e a educação STEAM (abordagem educacional de interdisciplinaridade entre todas as cinco disciplinas). Finalmente, definimos e propusemos um modelo para STEAM em formato de mesa que destaca duas condições necessárias e suficientes – interdisciplinaridade e as cinco áreas do acrônimo. O modelo permite visualizar a pluralidade de metodologias de ensino e objetivos educacionais consistentes com STEAM.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »