Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Assunto "Educação Ambiental"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação ambiental: a formação de uma consciência cidadã e ambiental na Escola Municipal Dr. Inocente Soares Leão – Guanhães - MG(2015-10-03) Reis, Alessandra Maria dos; Mestre Flávio Rocha PuffConsiderando a situação atual em que se encontra o Meio Ambiente, faz-se necessário desenvolver posturas e ações voltadas para a conscientização ambiental da população. Por ser a educação formal uma aliada neste processo, a Educação Ambiental deve ser trabalhada desde os primeiros graus de escolaridade, formando o sujeito consciente. Partindo deste princípio, este trabalho teve como objetivo avaliar como a questão ambiental é tratada pela Escola Municipal Dr. Inocente Soares Leão, pertencente à cidade de Guanhães, Minas Gerais. Para isto, foi desenvolvido um banco de dados a partir da aplicação de questionários para os alunos das 4ª séries (5º ano) do Ensino Fundamental e seus professores, num total de 43 alunos e duas professoras, avaliando os níveis de conhecimento e conscientização dos mesmos com o intuito de colher informações que auxiliem no aprimoramento das práticas em Educação ambiental na instituição. Fez-se uma revisão bibliográfica com o intuito de formar bases para discutir a importância em se trabalhar a Educação Ambiental e a partir dela formar cidadãos conscientes, comprometidos com as causas ambientais, capazes de refletir e buscar soluções para as diversas situações encontradas. Com questionários respondidos seguiu-se para a análise dos resultados, tendo como foco identificar as metodologias usadas pelos professores para abordar a temática ambiental no ambiente escolar, a existência de incentivos e qualificação que auxiliem no processo e desperte cada vez mais o interesse dos alunos em discutir os temas e ajude-os no desenvolvimento do exercício da cidadania, através de práticas e valores ser atuantes frente à questão socioambiental, buscando a melhoria da qualidade de vida e a proteção ambiental.
- ItemEfetividade do programa Pró-mananciais na microbacia do Ribeirão Santo Estevão para recuperação e proteção dos mananciais(2019-12-19) Sá, Regina Magda de; Doutora Ana Carolina FerraroVárias interferências humanas tem impactado direta e indiretamente o meio ambiente, intervenções que influenciam não somente na política econômica, mas também fortemente a qualidade de vida da população humana. As mudanças climáticas, escassez hídrica e a qualidade da água dos mananciais, têm prejudicado o abastecimento público onde a Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais atua. Preocupada com este cenário, e visando a sustentabilidade e permanência no mercado, a empresa implantou em 2016 o programa Pró Mananciais, em vários municípios com o aval da ARSAE – Agencia Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais. Em 2017, iniciou o programa na microbacia do ribeirão Santo Estevão, nos municípios de São João do Oriente e Iapu, fonte do estudo onde avaliou-se a efetividade do programa para a recuperação e proteção dos mananciais, que tem como estratégia um trabalho elaborado junto às comunidades, de Educação Ambiental e parceria com os municípios e outras entidades locais, objetivando apontar os resultados da qualidade e quantidade das águas em áreas de recargas dos mananciais. Na impossibilidade de obtenção de dados históricos de medição de vazão do ribeirão Santo Estevão, para mensurar a evolução qualitativa no período estudado, levou-se em conta os relatos de produtores rurais, que lidam diretamente com a água em suas propriedades. Os estudos demonstraram também a importância da Educação Ambiental, como fonte principal de mudanças de paradigmas relacionados ao meio ambiente, onde se trabalha em parceria com as Comunidades, Entidades locais, Escolas e Produtores Rurais. No contexto também foi apresentado à metodologia aplicada no programa Pró Mananciais, evidenciando a criação dos Colmeias – Coletivo Local de Meio Ambiente, Oficinas realizadas com as comunidades Rurais ( Muro da Lamentação, Árvore da Esperança e Caminho Adiante) e o Chuá Socioambiental, programa de Educação Sanitária e Ambiental desenvolvido nas Comunidades escolares, como importantes ferramentas de desenvolvimento do programa.
- ItemMobilização e implantação da Coleta Seletiva em Guanhães(2018-05-11) Anjos, Janice Soares dos; Doutora Graziele Wolff de Almeida CarvalhoDiante da realidade da grande geração de resíduos, surgiu a urgência de pensar em alternativas que diminuíssem o volume desse material em aterros, pois esse lixo quando descartado de maneira irregular no ambiente, acarreta grandes impactos, pois demora muito tempo para se desintegrar. Assim, surgiu a coleta seletiva e a reciclagem como alternativa para a redução dos resíduos sólidos urbanos e seu tratamento. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma análise baseada em observações e vivências da implantação da coleta seletiva de resíduos no Município de Guanhães - MG. Com isso realizou-se um estudo de caso nas ações realizadas para implantação e manutenção da coleta seletiva do ano de 2015 ao ano 2018 e por meio de entrevista direcionada a Associação de Catadores e à alguns funcionários da Prefeitura envolvidos no trabalho, foi possível levantar alguns obstáculos e alternativas para coleta seletiva no município. Pode-se afirmar que a principal dificuldade encontrada na implementação da coleta seletiva é a insuficiência da conscientização por parte da população em separar os resíduos recicláveis. No entanto, para atingir o objetivo com o funcionamento eficaz da coleta seletiva, é necessário também, que todos os setores da prefeitura, empresas, entidades e ONGs participem efetivamente no projeto.
- ItemO espaço da educação ambiental no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista(2016-06-14) Sousa, Rosiana de; Mestre José Fernades da SilvaNesta pesquisa, buscou-se compreender o processo relacionado às práticas educativas ambientais adquiridas no curso de formação de professores de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista (IFMG/SJE). A metodologia incide nas pesquisas qualitativa e quantitativa, sendo o questionário o método principal de coleta de dados com objetivos de identificar os conhecimentos e experiências adquiridos pelos professores durante o processo de formação, relacionados à Educação Ambiental e buscar sugestões para tratar do tema na formação de professores de Matemática do IFMG/SJE. O estudo dos questionários evidenciou que conhecimentos foram obtidos e experiências vivenciadas com relação a questões ambientais durante o curso de Licenciatura em Matemática. No entanto, também se verificou a deficiência no ensino da temática ambiental, fato revelado ao se tratar do conceito dado à abordagem ambiental durante o curso. Neste sentido, ainda é necessário que a educação ambiental seja implantada com mais ênfase, de maneira interdisciplinar e que alcance toda a comunidade escolar.