Licenciatura em Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Assunto "Avaliação Formativa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise de instrumentos de avaliação de competências na perspectiva da formação de professores: um estudo com alunos do segundo período do curso de Lincenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista(2016-11-30) Silva, D'ely Yara; Santos, Shayane Patielle Gomes dos; Mestre Rodney Alves Barbosa; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoO presente trabalho é um estudo realizado com o intuito de suscitar reflexões acerca do processo de avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva da formação de professores, sendo que constitui como finalidade principal, a preparação do futuro profissional docente para o processo avaliativo.Considerando a prática da avaliação da aprendizagem como uma incumbência do professor, entende-se como pertinente a discussão sobre essa prática no curso de formação de profissionais docentes, em virtude de se buscar estabelecer uma relação entre teoria e prática para contribuição na sua formação. Buscou-se nesse trabalho identificar as concepções dos licenciandos a respeito do processo de avaliação da aprendizagem para possibilitar confrontos com os modelos avaliativos e, ao mesmo tempo, oferecer subsídios teóricos e práticos em torno de tais modelos. A pesquisa focou a turma do segundo período do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas GeraisCampus São João Evangelista. Foram apresentadas e exercidas ferramentas alternativas como instrumentos de avaliação. Posteriormente à análise dos dados obtidos nas avaliações e no questionário, que investigou sobre a concepção dos alunos sobre o processo de avaliação, verificou-se que alguns alunos mantém uma visão tradicional de ensino/avaliação relacionada ao modelo de Avaliação Somativa, enquanto outros apresentam percepção com característica de Avaliação Formativa. A intenção foi que as discussões realizadas no decorrer da pesquisa pudessem conceder aporte possibilitador de uma ressignificação do processo avaliativo na percepção dos alunos, a fim de que concebam o modelo de Avaliação Formativae que contribua para a prática docente dos futuros professores.