Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Assunto "Ensino investigativo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPlaca Fotovoltaica: uma proposta de abordagem para o Ensino do Efeito Fotoelétrico no Ensino Médio(24-09-23) Henrique Ferreira da Silva Júnior; Doutor Luellerson Carlos FerreiraO ensino de Física no Ensino Médio brasileiro enfrenta desafios, como a falta de professores, a formação docente e a predominância de métodos tradicionais que levam ao desestímulo da aprendizagem. A fim de promover um ensino que considere o estudante ativo, criativo e crítico, este trabalho propõe a construção de um produto educacional aliado a uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) para abordar o tema do efeito fotoelétrico (EFE). O objetivo principal é promover o entendimento do EFE de forma crítica, utilizando o produto educacional como ferramenta didática. O uso do produto educacional como recurso didático tem potencial de facilitar o desenvolvimento de habilidade científicas e investigativas nos discentes. Além disso, o material desenvolvido é versátil, possuindo a capacidade de atender diversos contextos educacionais, incluindo o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados deste projeto indicam que a combinação de estratégias pedagógicas ativas e recursos tecnológicos acessíveis podem enriquecer o ensino de Física no Ensino Médio.