Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Assunto "Ensino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMotivação para empreender: um estudo de caso com jovens universitários do Curso de Administração de uma Instituição de Ensino em Manaus-AM(2024-04-15) Bezerra, Stiffanny Alexa Saraiva; Gonçalves, Pedro João; Prof.ª. Dra. Paula Andréa de Oliveira e Silva RezendeEmpreender geralmente significa ter um negócio, expandir um empreendimento já existente ou criar algo e transformar em um negócio, constituindo um processo de geração de riqueza e criação de ocupações na economia. Nesse contexto, objetivou-se com este estudo identificar a motivação de uma pessoa para empreender. Deste modo, realizou-se um estudo básico, qualitativo e exploratório, por meio de um estudo de caso, onde foi aplicado um questionário com questões mistas, confeccionado no Google Formulários, aos alunos do curso de Administração de uma instituição de Ensino Superior no município de Manaus/AM, distribuídos entre os períodos 2º a 8º. No total, participaram 106 alunos e 23 egressos. A maioria dos participantes foram mulheres, entre 18 e 29 anos, solteiras e que exerciam alguma atividade remunerada. Os resultados demonstram inclinação dos participantes, ou no mínimo um grande interesse, em se tornarem empreendedores, considerando que 43 deles já desenvolveram alguma atividade empreendedora e atualmente 28 desenvolvem alguma atividade, que são na maioria do comércio, com a venda de algum produto, e de maneira informal. Os motivos preponderantes para empreender estão na busca da autonomia individual obtida pela renda, e na realização de um sonho pessoal. Logo, as motivações são múltiplas, indo além de uma necessidade ou de uma oportunidade. Nesse contexto, a realização de atividades que estimulem o espírito empreendedor no âmbito acadêmico é fundamental para a formação de profissionais inovadores e preparados para lidar com o constante dinamismo do cenário global atual.