Dissertação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertação por Assunto "Ensino Médio Integrado."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEscolhas e representações sociais no ensino médio integrado: uma proposta de intervenção em orientação profissional(2021-08-26) Batista, Edneia Aparecida; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEsta pesquisa teve como objeto de estudo a Orientação Profissional voltada para o contexto educacional e como objetivos, por um lado, identificar as representações sociais de jovens do Ensino Médio com relação à escolha das profissões e, por outro, propor uma intervenção em Orientação Profissional a ser utilizada por escolas públicas. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa empírica com estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo. Como instrumentos de geração e coleta de dados foram utilizados questionário de levantamento de informações institucionais, questionário socioeconômico e cultural e Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). A pesquisa obteve como resultados quatro categorias desencadeadoras de representações sociais: a Orientação Profissional na escola como instrumento facilitador do processo de escolha da profissão, a ausência da Orientação Profissional como elemento dificultador do processo de escolha da profissão, os significados da escolha da profissão e o mundo do trabalho. Dessas categorias emergiram as seguintes representações sociais dos estudantes com relação à escolha da profissão: a escolha como sendo vocação, definitiva, garantia de felicidade, de independência e autossustento, autorrealização, realização de um sonho, dentre outras. Identificou-se também que os estudantes vivenciaram de maneira esporádica atividades na escola que os preparassem para o processo de escolhas e tomadas de decisões e consideraram-nas insuficientes. Os estudantes reconhecem a função orientadora e preparatória da escola e destacam a necessidade de a escola oferecer auxílio no processo de Orientação Profissional de forma mais contínua e sistemática, enfatizando reflexões e orientações para elaboração e construção do seu projeto de vida e transição para a continuidade da formação e/ou ingresso no mundo do trabalho. Além disso, restou constatado que os jovens encaram o processo de escolha da profissão como sendo muito difícil, pressionado, essencial e importante. Com base nas representações sociais dos estudantes com relação à escolha das profissões, foi gerado o produto educacional “Orientação Profissional: aprendendo a SER e a ESCOLHER”, que se trata de um manual para execução de oficina de Orientação Profissional direcionado a psicólogos, pedagogos, professores, assistentes sociais e outros profissionais da educação de escolas públicas, com um programa proposto a estudantes do Ensino Médio, com a finalidade de aprendizado e tomada de consciência com relação à escolha profissional e à elaboração de projetos de vida que venham ao encontro de suas aspirações e desejos.