Ouro Preto
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Ouro Preto por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuições da utilização do Google Earth parao ensino de Geografia no período de 2002 a 2022(2024-05-14) Gumiero, Marcelinda Pacheco Nunes Pereira; Doutor Jairo Rodrigues SilvaAs ferramentas pedagógicas digitais estão cada vez mais presentes no ambiente escolar, sendo de suma importância que os estudantes e os professores se apropriem de novas metodologias baseadas na utilização das tecnologias para o ensino da geografia, visando tornar o processo de ensino-aprendizagem cada vez mais eficiente e significativo, principalmente quando consegue fazer que o mesmo enfatize a realidade vivida pelos alunos. Dentre essas novas ferramentas utilizadas nas aulas de geografia é possível constatar a importância da utilização do Google Earth como instrumento didático. Esse é um recurso acessível, gratuito e com funcionalidades que despertam a curiosidade e o interesse do aluno. Esta pesquisa foi de caráter qualitativa indutiva, utilizou o método de análise de conteúdo conforme Bardin, dividido em três etapas: pré-análise, codificação e categorização dos trabalhos publicados. Os dados foram obtidos a partir de pesquisa de artigos científicos sobre o uso do Google Earth no ensino de geografia, publicados na plataforma de busca Google Acadêmico no período entre 2002 a 2022 com objetivo de compreender e analisar as contribuições do Google Earth como ferramenta didática no ensino de geografia. Ao final constatou-se que ocorreu ampliação do uso do Google Earth como recurso didático no ensino de geografia e os trabalhos analisados enfatizaram que o referido recurso contribui para aulas mais práticas e dinâmicas, estimulando a participação dos estudantes, a inclusão digital e favorecendo a aprendizagem de conceitos geográficos importantes para sua formação integral e de qualidade.
- ItemFísica por meio de Histórias em Quadrinhos como aliado para o ensino de Física(2023-10-05) Patricio, Elizangela Marta; Doutora Gislayne Elisana GonçalvesEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar de que forma o uso das histórias em quadrinhos, como metodologia, pode desenvolver, no cotidiano de sala de aula, novas formas de abordar a Física, a fim de conquistar o interesse dos estudantes para as ciências em geral. Para tanto, quanto à abordagem, partiu-se de uma metodologia qualitativa, de cunho bibliográfico; em que foram selecionados artigos cujas discussões refletiam a respeito da relevância das HQs como ferramenta de ensino da Física; e quantitativa, com análise de campo, na qual foi aplicada uma sequência didática com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. As vertentes filosóficas escolhidas para embasar a abordagem metodológica foram o behaviorismo, que se concentra no comportamento observável como resultado das interações entre o indivíduo e seu ambiente; além do construtivismo, o qual a abordagem focaliza construir significados por meio de experiências e interações pessoais dos estudantes, conforme defendido por Vygotsky. Para análise dos dados, foi elaborado um questionário pré-diagnóstico e um pós-diagnóstico, sendo o primeiro composto de oito perguntas e o segundo com 9. A análise dos dados mostrou que a aplicação da sequência didática foi eficaz na aprendizagem de Física pelos estudantes, isso porque a utilização das Histórias em Quadrinhos, como recurso didático, foi capaz de estimular a curiosidade e o interesse deles pelo conteúdo, favorecendo a compreensão dos conceitos e sua aplicação em situações do cotidiano. Além disso, a sequência didática permitiu a interação dos estudantes com a matéria, estimulando a reflexão e a discussão de ideias. Dessa forma, a utilização de histórias em quadrinhos pode ser um recurso eficaz na promoção do aprendizado de Física, tendo em vista que contribui para uma compreensão mais clara e prática dos conceitos.